Consiste na geração de arquivos de remessa dos lançamentos a receber e envio à rede bancária, que oferece serviços diversificados de processamento, tais como: cobrança registrada, entre outros. Neste contexto, a empresa estabelece um convênio com o Banco, que tem uma importante atuação garantindo agilidade e praticidade ao processo.
É possível gerar a Remessa de Cobrança para os boletos que possuam o STATUS igual à:
- Em Aberto;
- Cancelado;
- Baixado;
- Baixado Parcialmente e
- Inativo.
No processo de geração de remessa para boletos com o STATUS Baixado, Baixados Parcialmente, Cancelados e Inativos, verifique antes se o campo COMANDO do boleto, está preenchido de acordo com as regras de cancelamento do registro junto ao banco.
Os boletos devem ser registrados no Banco através do envio de arquivo bancário.
A seguir, o usuário deve acessar o Módulo Gestão Financeira para gerar o arquivo de remessa para registro dos lançamentos no Banco.
Segundo comunicado da Febraban, a partir de janeiro/2017, os boletos devem ser emitidos por cobrança registrada para que sejam aceitos pelos bancos. Desde 01/06/2015, a rede bancária deixou de ofertar o produto cobrança sem registro. Os novos contratos de cobrança oferecidos pelos bancos são apenas de cobrança registrada.
Acessar Menu: TOTVS Gestão Financeira | Contas a Pagar/a Receber | Boleto | Executar o Filtro
O usuário pode utilizar o filtro do Sistema para selecionar boletos desejados.
Após selecionar o filtro desejado, o Sistema listará os boletos. O usuário deve acessar a opção “Processo | Remessa Cobrança Eletrônica”.
Neste momento, o Sistema apresenta o assistente para geração da remessa bancaria:
Remessa de Cobrança Eletrônica: Informar o código do cadastro bancário;
Status de Remessa: Preencher de acordo com o status do Remessa do Boleto selecionado;
Status do Boleto: Preencher de acordo com o status do Boleto selecionado;
Atenção:
Para a remessa utilizando "status boleto" verifique antes se o campo COMANDO do boleto, está de acordo com as regras de cancelamento do registro junto ao Banco.
- Pasta destino: Preencher com o local onde deseja salvar o arquivo de remessa gerado;
- Mantenha a flag 'Salvar arquivo de remessa gerado no servidor de aplicação' desmarcada. Caso o ambiente esteja configurado em N camadas e pretenda gravar os diversos arquivos gerados num único servidor, pode-se avaliar a possibilidade de habilitar tal opção.
Clique em Avançar e depois em Executar para concluir a operação.
Após a remessa, os campos STATUS.CNAB dos Lançamentos e o Status da Remessa do Boleto serão atualizados para "Remetido".
Cancelamento da Remessa
O cancelamento da remessa de Cobrança é processado pela visão de Boletos. Ao realizar processo de cancelamento da remessa, o sistema irá limpar automaticamente o código de barras do boleto. Dessa forma, quando o boleto for remetido novamente ao banco, o Código de Barras poderá ser gerado novamente. Após o cancelamento da remessa de Cobrança PIX, será apagado o QR Code, o Link e atualizado o Status da Remessa do PIX do boleto.