Árvore de páginas


Guia passo a passo


  1. Entrar em Atualizações > Definições de Cálculo > Roteiros de Cálculo
  2. Selecionar o roteiro de FOL e localizar a sequência S_ABONOPPE


Em primeira orientação solicitamos aos clientes que retirassem o identificador de cálculo 1398 da verba de Abono FAT. Isso foi uma medida emergencial, para que fosse possível finalizar a folha sem demonstrar o cálculo de forma errônea para os funcionários.

Após análise técnica junto com a equipe de desenvolvimento e suporte, chegamos a conclusão de que a melhor opção no momento é desabilitar a fórmula que efetua a geração desta verba.

Por três motivos:

  • Retirar o identificador de cálculo para sempre, faria com que fosse perdida a rastreabilidade caso a empresa já tenha utilizado o PPE no momento da sua criação em 2015;
  • Retirar o identificador e caso no futuro fosse necessário utilizar o PPE no formato original, seria necessário resgatar a documentação para informar novamente o ID;
  • Ao fazermos esta alteração no código, para que não gerasse a verba de forma automática, daríamos uma solução definitiva, porém ao precisar disso no futuro, teríamos que reverter o processo em uma nova tarefa. 

O cadastramento da verba com id 1398 é opcional, o cálculo feito pelo governo é baseado nos três últimos salários informado no CNIS e esta fórmula pode não ser exata e consequentemente não bater com a informação gerada pelo sistema. Por isso orientamos a desabilitar a fórmula de geração do abono do governo (S_ABONOPPE), diretamente pelo roteiro de cálculo. 

Não temos informações em relação as incidências para o eSocial, seguindo o mesmo critério estabelecido no PPE, a verba de desconto deve possuir as mesmas incidências que a verba de salário.

E  a verba de contribuição do governo deve ser de BASE e não precisa ser enviada ao eSocial, os valores subsidiados pelo governo serão pagos de forma apartada da folha, não existindo a necessidade de geração da verba. 




Artigos relacionados