Árvore de páginas


CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Esta rotina permite gerar os Contratos de Carreteiros para motoristas que são agregados e/ou terceiros, firmando as condições acordadas inicialmente com os carreteiros para a prestação do serviço de transporte.

Na geração do Contrato de Carreteiro, todos os adiantamentos e pagamentos efetuados serão atualizados no ambiente Financeiro. Além disso, é possível verificar os valores de frete a pagar, a data e hora da viagem, o motorista, o volume transportado, os tributos calculados, o valor dos pedágios, as despesas efetuadas, entre outras informações.

O Contrato de Carreteiro pode ser gerado pelo intervalo de viagens executadas ou pelo intervalo de períodos das viagens encerradas.

IMPORTANTE!

  • É necessário criar, em Despesas de Transportes (TMSA060), os códigos de despesas a serem utilizados para a apuração dos custos de transportes das viagens, para o correto preenchimento dos parâmetros MV_DESCTC e MV_DESCPDG.
  • O Contrato de Carreteiro somente pode ser gerado se forem cadastradas as viagens de coleta, transporte ou entrega executadas pelos motoristas agregados ou terceiros, possibilitando assim a geração automática de títulos a pagar relacionados aos serviços prestados pelos carreteiros.
  • Existe a possibilidade de habilitar o conceito de Liberação de Contrato de Carreteiro. Para isto, é necessário habilitar o parâmetro MV_LIBCTC (.T. - True), para que seja disponibilizada na tela de manutenção do Contrato de Carreteiro uma legenda indicando o status do Contrato. Detalhes podem ser obtidos no tópico Status.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Gerar Contrato de Carreteiro Por Viagem

  1.  No SIGATMS, acesse Atualizações > Terceiros > Contrato Carret.

  2.  Na tela Contrato de Carreteiro, clique em Por Viagem.

  3.  É apresentada uma mensagem de aviso explicando o objetivo da rotina.

  4.  Clique em Parâmetros, para configurar o intervalo de viagens que serão consideradas no Contrato de Carreteiro.

  5.  Confira os dados e confirme.

  6.  Ao gerar o Contrato de Carreteiro por viagem, o Sistema verifica o conteúdo do parâmetro MV_TMSGRPC. Se estiver configurado com T (True), indica que deve ser gerado um Pedido de Compra para Pessoa Jurídica. Assim, será gerado um Pedido de Compra de Frete. Este controle é utilizado quando o carreteiro é funcionário de uma empresa e esta, por sua vez, gera uma Nota Fiscal cobrando o frete.

  7.  Após o processamento, o Sistema apresenta os Contratos gerados por viagem, de acordo com os parâmetros selecionados.

Gerar Contrato de Carreteiro Por Período

  1.  Na tela Contrato de Carreteiro, clique em Por Período.

  2.  É apresentada uma mensagem de aviso explicando o objetivo da rotina.

  3.  Clique em Parâmetros, para configurar o intervalo do período/serviços de transporte/fornecedores que serão consideradas no Contrato de Carreteiro.

  4.  Confira os dados e confirme.

  5.  Após o processamento, o Sistema apresenta os Contratos gerados por período, de acordo com os parâmetros selecionados.

Verificar Resultado da Execução da Rotina

Observe:

  1.  O Contrato de Carreteiro gravado e seus respectivos campos, tais como: número do contrato, data e hora da viagem, número da viagem, proprietário do veículo, código do motorista, valor do frete, adiantamento de despesas, valor total dos pedágios, volume transportado, peso transportado, tributos calculados, quilometragem rodada, tabela de frete utilizada no cálculo do frete, entre outros.
  2.  Os títulos a pagar gerados no ambiente Financeiro, em Contas a Pagar, respectivos ao pagamento de frete, ao valor gasto com pedágios, aos adiantamentos das despesas e tributos calculados.

Gerar Contrato Carreteiro onde o pagamento do saldo será realizado no destino da viagem de transporte

  1.  Onde o Contrato Carreteiro com FILDEB diferente do FILORI, relacionadas com as tabelas (SE5, SE2, FK2, DTY e SDG) compartilhadas.
  2.  Os parâmetros MV_TPTCTC e MV_CTCPREF também deverão estar compartilhados e com seus conteúdos preenchidos (sugestão de preenchimento ‘CTC’). Maiores detalhes dos parâmetros no item 05 desta documentação.

  3. A geração do Contrato Carreteiro tanto por viagem quanto por período está detalhada nos itens acima, não sofrendo alteração na realização do processo. 

IMPORTANTE!

  • Nos casos de viagem de transporte, o sistema irá preencher a DTY_FILDEB com a filial de descarga da rota
  • Nos casos de viagem de entrega, o sistema irá utilizar a filial de destino.
  • Caso o fornecedor tenha um favorecido e o campo A2_FILDEB esteja preenchido, o Contrato Carreteiro irá assumir a filial de débito do favorecido, desprezando a filial de débito o cadastro deste fornecedor. 

Utilizar o Complemento

  1.  Na tela Contrato de Carreteiro, clique em Complemento.
  2.  Na tela de pesquisa, informe o Contrato a ser pesquisado.
  3.  Serão apresentados os dados originais do Contrato.
  4.  No campo Frete, informe o valor complementar ao Contrato do Carreteiro posicionado.
  5.  Confirme.
  6.  Na sequência serão gerados: o Contrato de Carreteiro do tipo Complemento e seus respectivos títulos a pagar.
  7.  Em Custos de Transporte, campo Parcela, será gravado o valor informado.

Utilizar a Ação Status Financeiro

  1.  Na tela Contrato de Carreteiro, clique em Status Financeiro.
  2.  É apresentada a tela descritiva.
  3.  Confirme.


03. TELA CONTRATO DE CARRETEIRO

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Status

O Contrato de Carreteiro possui um sinalizador de status, conforme segue:

Sinalizador

Descrição

br_verde Em Aberto

No cálculo do Contrato será verificado o status da viagem.

Caso este seja diferente de Encerrada, o status atribuído ao Contrato será Em Aberto.

br_amarelo Aguardando Lib. Pagamento
O Contrato passa para o status Aguardando Lib. Pagamento quando a viagem a qual o Contrato está relacionado for encerrada ou se a viagem já possuir o status Encerrada, no momento do cálculo do Contrato.
br_laranja Liberado para Pagamento

Após submeter o Contrato de Carreteiro à Liberação de Contrato, este passa para o status Liberado para Pagamento.

Informações adicionais podem ser obtidas em Liberação de Contrato de Carreteiro (TMSA251).

br_azul Contrato Quitado Com Ped. Compra

Este status será atribuído quando no Contrato de Fornecedor.for definido que este deve gerar Pedido de Compra.

Informações adicionais podem ser obtidas em Fluxo do Status Contrato Quitado Com Pedido de Compra.

br_vermelho Contrato Quitado/ Pag. Realizado
Este status será atribuído quando for executado o status Financeiro no Contrato de Carreteiro ou quando for realizado o pagamento do saldo do Contrato, ao clicar em Pagto. Saldo.

 

Complemento

Permite adicionar valores aos Contratos de Carreteiros já cadastrados.  Desta forma, é possível gerar Contrato de Carreteiro do tipo Complemento e atualizar o Contas a Pagar relacionado ao valor do acréscimo.

Status Financeiro

Para os Contratos que estão com o status Liberados para Pagamento, existe a necessidade de realizar uma verificação quanto ao pagamento do título vinculado aos mesmos.

Também, é possível checar todos os Contratos com o status Liberados para Pagamento e seus respectivos títulos financeiros.

Caso o título esteja baixado em sua totalidade, o status do Contrato de Carreteiro será modificado para Contrato Quitado/Pag. Realizado.

Informações adicionais podem ser obtidas em Fluxo do Status Contrato Quitado Com Pedido de Compra.

Por PeríodoPermite gerar os Contratos de Carreteiros das viagens encerradas considerando o período, de acordo com a seleção dos parâmetros.
Por Viagem

Permite gerar os Contratos de Carreteiros por Viagem, de acordo com o intervalo informado nos parâmetros.

Quando o parâmetro MV_TMSGRPC estiver em uso, o  Sistema não gera automaticamente os títulos financeiros ao executar essa opção, ou seja, gera Pedidos de Compra para o Contrato. Estes títulos serão gerados, posteriormente, na entrada de Nota Fiscal. Caso contrário, o Sistema gera, automaticamente, os títulos a pagar referentes ao Contrato do Carreteiro no momento da execução desta rotina.

Também é importante ressaltar que, caso o parâmetro MV_GERTIT esteja com F (False), o Sistema não gera os títulos e somente calcula o Contrato. Assim, este parâmetro somente terá efeito quando o MV_TMSGRPC estiver configurado como F (False).

O parâmetro MV_TMSCDPG, ao ser configurado com T (True), considera os dados da condição de pagamento do Fornecedor, na geração do Contrato de Carreteiro. Se for configurado com F (False), que é o padrão do sistema, os títulos a pagar são gerados na condição A vista.

Ao efetuar coletas vinculadas com as viagens de entrega será gerado apenas um Contrato resultante da viagem de entrega e coleta. A separação dos valores pertinentes a cada um dos serviços é disponibilizado na rotina Componentes de Frete (TMSA030). Esta opção está presente para o Contrato, incluindo os que utilizam a Tabela de Frete a Pagar.  Para estas situações, é necessário configurar o parâmetro MV_COMPCTC.

Estornar - Integração Pamcard

Permite efetuar o estorno do pagamento de saldo, realizando o estorno de compensações e estorno da baixa do Contrato.

  • Estornar: além de realizar compensações e/ou estorno da baixa do título gerado pelo Contrato, exclui na Pamcard a parcela, caso esta não tenha sido efetivada.
  • Confirmar: efetiva o pagamento de saldo e envia a parcela de saldo do Contrato para a Pamcard, liberada para pagamento.

04. TELA VIAGEM E ENTREGA

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
F12 - Viagem de Entrega e Coleta

Permite vincular as solicitações de coletas com as viagens de entrega.

Não há uma sequência obrigatória para as coletas e as entregas, ou seja, é possível unificar os documentos de entrega com os de coleta, realizando uma ordenação própria.

Para ativar esta opção, tecle F12 na tela Viagem e Entrega e no campo Serviço Adicional, selecione a opção 1 - Coleta.

A inclusão de documentos de coleta à viagem pode ser realizada a qualquer momento. Para isso, basta selecionar a viagem em questão e clicar em Alterar.

Caso o status da viagem esteja diferente de Em Aberto, apenas registros de coleta podem ser alterados, adicionados ou excluídos. Com isso, Documentos de Entrega já carregados e a opção Complemento de Viagem, continuam indisponíveis para manipulação de acordo com o status da viagem.

Para a inclusão de documentos de coleta é necessário informar os campos, ou ainda, por meio da consulta padrão no campo Filial do Documento.

05. PARÂMETROS CONSIDERADOS NA GERAÇÃO DO CONTRATO DE CARRETEIRO

Parâmetro

Descrição

MV_TPTPDG

Indica o tipo do título proveniente dos valores de pedágio a ser gerado no contas a pagar.

Exemplo: PDG

MV_TPTCTC

Indica o tipo do título proveniente do Contrato de Carreteiro, o qual será gerado no Contas a Pagar.

Exemplo: C01

MV_TMSGRPCIndica se o Contrato de Carreteiro pode gerar pedido de compra para Pessoa Jurídica.
MV_DESCTC

Indica o código da despesa do Contrato do Carreteiro, utilizado para gravar o custo de transporte dos Contratos de Carreteiros.

Exemplo: Código da despesa de pedágio - 000001).

MV_ENTSOCOPermite gerar o Contrato de Carreteiro para as viagens de entrega sem registro de ocorrência apontado.
MV_COLSOCOPermite gerar o Contrato de Carreteiro para as viagens de coleta sem registro de ocorrência apontado.
MV_DESCPDG

Indica o código da despesa de pedágio utilizado para gravar o custo dos pedágios.

Exemplo: Código da despesa de pedágio - 000002.

MV_CTCPREF

Indica o prefixo dos títulos gerados em Contrato de Carreteiro, referentes ao pagamento do frete ao carreteiro.

O conteúdo deste parâmetro pode ser preenchido com uma expressão caractere indicada entre aspas.

Exemplo: "CTCA”, com uma função em ADVPL.

MV_LIBCTCIdentifica se o controle de Liberação de Contrato de Carreteiro está habilitado.
MV_GERTITIdentifica se o Contrato de Carreteiro deve gerar Contas a Pagar.
MV_TMSCTCA

Permite considerar os valores de abatimento somente do Contrato Complementar no Pagamento de Saldo.

Não serão considerados os pagamentos antecipados e os valores de impostos do Contrato Principal.

MV_TMSRVOL

Trata o rateio do valor do frete a pagar por volumes coletados e/ou entregues.

O parâmetro define a divisão do valor do frete a pagar calculado no momento da criação/geração do Contrato de Carreteiro,
proporcional aos volumes coletados ou entregues.

Exemplo:

  • Considere o cálculo do frete a pagar no Contrato de Carreteiro com o parâmetro MV_TMSRVOL preenchido com T (True).
  • Frete = 1.500,00
  • Volumes a Coletar = 5
  • Volumes Coletados = 4 (lançamento realizado nas Ocorrências)

Com este exemplo, o cálculo será:

  • (1500 / 5) * 4 = 1200
  • Novo valor do frete = 1.200,00

Quando o parâmetro MV_TMSRVOL estiver preenchido com F (False), não haverá rateio.

06. DEMAIS PARÂMETROS

  • MV_COMPCTC
  • MV_CTCPREF
  • MV_COLSOCO
  • MV_DESCPDG
  • MV_DESCTCT
  • MV_ENTSOCO
  • MV_TPTCTC
  • MV_TMSGRPC
  • MV_TPTPDG
  • MV_LIBCTC
  • MV_GERTIT
  • MV_TMSCDPG
  • MV_TMSRVOL

07. TABELAS UTILIZADAS

  • DA3 - Cadastro de Veículos
  • DTP - Lote de Entrada de Notas Fiscais
  • DTQ - Viagem
  • DTR - Veículos da Viagem
  • DTX - Manifesto de Carga
  • DTY - Contrato de Carreteiro
  • DUA - Registro de Ocorrências
  • SA2 - Cadastro de Fornecedores
  • SE2 - Contas a Pagar
  • SE5 - Movimentação Bancária
  • SED - Cadastro de Naturezas
  • SDG - Movimento de Custo de Transporte
  • DT6 - Documentos de Transporte
  • DTA - Carregamento
  • DTC - Documentos do Cliente de Transporte
  • DTW - Operações de Transporte
  • DUD - Movimento da Viagem
  • DVP - Composição Frete x Contrato

08. ASSUNTOS RELACIONADOS