Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 53743-O que ocorre em cada tipo de movimentação no Patrimônio do EMS2?
Produto:Datasul
Versão:2
Sintoma
53743-O que ocorre em cada tipo de movimentação no Patrimônio do EMS2?
Causa
O que ocorre em cada tipo de movimentação no Patrimônio do EMS2?
Solução
Tipo: 1 (II – Inclusão bem Imobilizado) 

Descrição: Esta rotina ocorre quando um bem é implantando como BEM JÁ IMOBILIZADO através do programa pt0504.

A implantação de um bem já imobilizado pode ou não ser contabilizada, é opcional ao usuário na implantação. Se contabilizado, contabiliza no período de implantação que está nos parâmetros do Patrimônio.

 

Tipo: 2 (IC – Inclusão Compra) 

Descrição: ocorre quando um bem é implantando como BEM novo (pt0501). Sempre será contábil esta implantação.

 

Tipo: 3 (ID – Inclusão Desmembramento) 

Descrição: Gera o movimento quando ocorre um desmembramento (pt0502). Para o bem implantado por desmembramento gera este movimento.

 

Tipo: 4 (IA – Inclusão Alteração) 

Descrição: A inclusão por alteração ocorre a qualquer alteração feita no bem (valor, descrição, grupo). Qualquer alteração sempre irá gerar uma Implantação por Alteração (IA – 4) e uma Baixa por Alteração (BA – 9), SEMPRE OS 2 MOVIMENTOS A CADA ALTERAÇÃO.  Esta alteração pode ou não ser contábil. Será contábil quando alterado o grupo ou os valores do bem (ex: Valor aquisição contábil, valor depreciação anual, valor correção depreciação anual, valor correção anual).

 

Tipo: 5 (IU – Inclusão União) 

Descrição: Gera o movimento quando ocorre uma União (pt0503). Para o bem implantado por união gera este movimento.

 

Tipo: 6 (BA – Baixa Venda) 

Descrição: Ao realizar a baixa do bem (pt0507) irá gerar um movimento contábil de baixa por venda. Este é um dos tipos de baixa.

 

Tipo: 7 (BI – Baixa Inutilização) 

Descrição: Ao realizar a baixa do bem (pt0507) irá gerar um movimento contábil de baixa por inutilização. Este é um dos tipos de baixa.

 

Tipo: 8 (BD – Baixa Desmembramento) 

Descrição: Ao realizar o Desmembramento (pt0502) de um bem, o mesmo é baixado com o tipo 8 (baixa por desmembramento).  Este movimento é contábil.

 

Tipo: 9 (BA – Baixa Alteração) 

Descrição: A baixa por alteração ocorre a qualquer alteração feita no bem (valor, descrição, grupo). Qualquer alteração sempre irá gerar uma Implantação por Alteração (IA – 4) e uma Baixa por Alteração (BA – 9), SEMPRE OS 2 MOVIMENTOS A CADA ALTERAÇÃO.  Esta alteração pode ou não ser contábil. Será contábil quando alterado o grupo ou os valores do bem (ex: Valor aquisição contábil, valor depreciação anual, valor correção depreciação anual, valor correção anual).

 

Tipo: 10 (BU – Baixa União) 

Descrição: Gera o movimento de baixa quando ocorre uma União (pt0503). Para os bens baixados por união gera este movimento.

 

Tipo: 11 (BE – Baixa Exaustão) 

Descrição: Ao realizar a baixa do bem (pt0507) irá gerar um movimento contábil de baixa por exaustão. Este é um dos tipos de baixa.

 

Tipo: 12 (BT – Baixa Transferência) 

Descrição: A baixa por transferência ocorre ao alterar no bem o centro de custo ou o grupo. Se alteradas APENAS estas informações (uma ou as duas), gera o tipo 12 (BT). Se alteradas estas informações e mais outra qualquer, então irá gerar o tipo 9 (BA). Esta alteração irá gerar uma Implantação por Transferência (IT – 15) e uma Baixa por Transferência (BT – 12), SEMPRE OS 2 MOVIMENTOS A CADA ALTERAÇÃO.  Somente será contábil se alterado também o grupo . Se alterado apenas o centro de custo, então não será contábil.

 

Tipo: 13 (BX – Baixa Venda Passivo) 

Descrição: não utilizado.

 

Tipo: 14 (BS – Baixa Devolução) 

Descrição: Ao realizar a baixa do bem (pt0507) irá gerar um movimento contábil de baixa por devolução. Este é um dos tipos de baixa.

 

Tipo: 15 (IT – Implantação Transferência) 

Descrição: A implantação por transferência ocorre ao alterar no bem o centro de custo ou o grupo. Se alteradas APENAS estas informações (uma ou as duas), gera o tipo 15 (IA). Se alteradas estas informações e mais outra qualquer, então irá gerar o tipo 4 (IA). Esta alteração irá gerar uma Implantação por Transferência (IT – 15) e uma Baixa por Transferência (BT – 12), SEMPRE OS 2 MOVIMENTOS A CADA ALTERAÇÃO.  Somente será contábil se alterado também o grupo. Se alterado apenas o centro de custo, então não será contábil.