Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 1165-O que fazer quando a nacionalização não é realizada porque o número de itens da nota fiscal de importação é superior ao nú
Produto:Datasul
Ambiente:EMS 2
Versão:1
Sintoma
1165-O que fazer quando a nacionalização não é realizada porque o número de itens da nota fiscal de importação é superior ao número de itens por nota fiscal parametrizado no módulo de Faturamento?
Causa
O que fazer quando a nacionalização não é realizada porque o número de itens da nota fiscal de importação é superior ao número de itens por nota fiscal parametrizado no módulo de Faturamento?
Solução
---------------------------------------

FAQ 1.165 - O que fazer quando a nacionalização não é realizada porque o número de itens da nota fiscal de importação é superior ao número de itens por nota fiscal parametrizado no módulo de Faturamento?

A rotina de Nacionalização/Gerac. Doctos Entrada (im0100) do módulo de Importação não gera tantas notas fiscais quantos forem os itens, automaticamente, como faz o módulo de Faturamento, porque esse procedimento poderia causar inconsistência na base de dados conforme exemplo abaixo:

Exemplo:
- o sistema está definido para obter um limite de 13 itens por nota fiscal;

- ao nacionalizar um embarque com 20 itens, a rotina de Nacionalização deveria criar a nota 1 com 13 itens e a nota 2 com 7 itens;

- a duplicata deverá ser gerada com o valor total da operação;

- caso esse tipo de nota fosse atualizada no faturamento, como o controle de numeração das mesmas deverá ser feito manualmente e como estas notas não estão ligadas, poderá ocorrer da nota de entrada 2 ser gerada com o número 1 e, a nota de entrada 1 ser gerada com o número 2, ou outro número, caso alguma outra nota tenha sido atualizada neste intervalo entre a nacionalização e a atualização. Assim, a primeira nota que foi atualizada (nota 2) geraria os títulos no Contas à Pagar com o valor total da importação mas, a nota 1 poderia nem estar atualizada no sistema, gerando inconsistências.

Diante da situação descrita acima, sugere-se aos clientes a avaliação da possibilidade de alterar o programa de impressão de notas fiscais, para que este pagine a nota fiscal quando o número de itens ultrapassarem uma página porque a quebra de itens por nota é apenas uma limitação física de impressão das notas. Assim, o parâmetro do faturamento Número Itens por Nota Fiscal poderia estar parametrizado para receber o maior número de itens possíveis e, a consistência da base estaria garantida.