Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 459-O que compõe a base de cálculo do preço médio?
Produto:Datasul
Ambiente:EMS 2
Versão:1
Sintoma
459-O que compõe a base de cálculo do preço médio?
Causa
O que compõe a base de cálculo do preço médio?
Solução
FAQ 459 - O que compõe a base de cálculo do preço médio?

Teoricamente, o que compõe a base de cálculo do preço médio (CE0401), são todos os movimentos que dão entrada no estoque via Notas Fiscais de Entrada de Compra (via Recebimento) , saídas (via Devolução a Fornecedor) e outras transações com valor informado.

Alem destas existem outras que obrigatoriamente devem entrar na formula de cálculo do médio. São elas :

1. Entradas de produtos via reporte de produção (ACA): o médio primeiro valoriza todas as ordens de produção e itens de nível mais baixo (comprados) para depois valorizar os itens Pai de ordens. Portanto, o custo de uma ordem de produção não será o médio do item e sim a soma de todas as requisições (diminuindo estornos) dos itens feitos para a ordem.

Após a valorização da ordem, o movimento de ACA para o estoque do item irá entrar na base de cálculo do médio daquele item.

2. O refugo (REF) que é feito em ordens de produção, somente será base de cálculo do médio, caso o campo Valorização de Refugo (Manutenção de Parâmetros de Custos - CS0104), estiver igual a "Ordem", o refugo será valorizado ao médio da ordem e entrará como base de cálculo.

3. No caso de Notas fiscais, por exemplo: A NFE de compra, entra direto na base de calculo. Caso haja devolução do material em outro período, por exemplo, a saída (por lei) deve ser ao mesmo médio da entrada. Sendo que o médio do mês em que ocorre a devolução pode já ser outro. Então esta transação deve obrigatoriamente entrar na base de cálculo.

4. Para notas de transferência entre estabelecimentos:

a) Se o Tipo de Fechamento (CE0101) for Único e o Tipo de valorização da Transferência for ao médio, a saída será valorizado ao médio e a entrada no outro estabelecimento também, se ocorrer no mesmo período. Mas, se a entrada ocorrer em período diferente, será buscado o valor médio do período em que ocorreu a saída e irá influenciar na base de calculo do médio na entrada. Se o Tipo de valorização for Informado, irá influenciar o médio na saída e na entrada.

b) Se o Tipo de Fechamento (CE0101) for por Estabelecimento, não haverá opção de parametrização para Valorização de Transferência ao Médio ou ao Informado, será sempre ao Informado, sendo considerado na base de cálculo do médio.

5. As transações de acerto geradas no dia primeiro de cada mês, que são estornos das transações de acerto do fechamento do último mês encerrado, sempre são consideradas na base de cálculo do mês corrente.

6. Todas as Transações Diversas (programa CE0220 - Transações Diversas de Estoque) que tiverem quantidade e valor informado ou somente valor informado.

7. Existe ainda a nota de beneficiamento (remessa e retorno), que pela própria natureza do serviço, pode envolver mais de um período. A regra aplicada então é a mesma. A saída é valorizada ao médio, sendo que o retorno (por exemplo, daqui a três meses) deverá ter o mesmo valor da saída do estoque e entrará na base de calculo do médio do item daquele período. Isto ocorre para transações que envolvem operações com terceiros, em geral.

8. Para as transações de requisição - REQ - quando da devolução - DEV, o valor deve ser o mesmo médio da requisição e caso a DEV ocorra em período diferente da REQ será buscado o valor médio da REQ para a DEV e esse valor irá fazer parte da base de cálculo do médio.

9. Há casos mais complicados, que são as requisições para ordens de produção:

Existe caso em que as ordens ficam críticas, ocorre looping , e a requisição precisa ser valorizada ao médio do mês anterior, para que possa dar prosseguimento ao calculo da ordem e de demais itens. Esta requisição também entrará na base de cálculo do médio do item. O relatório de ocorrências do preço médio (CE0401) sempre irá demonstrar mensagens que houve situações como esta durante o cálculo.

Portanto, a identificação da transação com o tipo de valorização = Val ou Inf, somente quer dizer se foi o usuário que informou o valor ou se o valor foi colocado pelo cálculo do médio na transação. (O cálculo do médio é que busca valores de notas fiscais de entrada para valorizar a devolução, valores das notas de transferência e operações com terceiros, etc).