Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 15033-O que faz o programa de Recomposição de Saldos Empenhados?
Produto:Datasul
Ambiente:
Versão:2
Sintoma
15033-O que faz o programa de Recomposição de Saldos Empenhados?
Causa
O que faz o programa de Recomposição de Saldos Empenhados?
Solução

 <<eliminar  - esse programa não existe mais>>

 

O que faz o programa de Recomposição de Saldos Empenhados?

O programa de Recomposição de Saldos Empenhados tem como objetivo recompor todos os valores empenhados dentro da faixa de datas escolhida para execução.

Os movimentos já contabilizados não serão lidos por esse programa, visto que o valor que foi comprometido já se encontra na Contabilidade.

Atenção: Durante a execução desse processo nenhum usuário poderá estar utilizando a base de dados. Isso é necessário pois durante a execução do programa, o mesmo APAGA todos os valores empenhados. Durante o processo nenhum gasto será bloqueado devido à inexistência de saldo empenhado no momento.

Este programa irá ler todos os movimentos que possuem integração com o BGC e, para cada um, irá verificar se o mesmo deve ser empenhado ou não. Os movimentos incluídos nesta leitura são:

- Solicitação de Compras e Requisições Eletrônicas do Estoque, o valor utilizado para empenho é o saldo dos documentos que estejam Abertas ou em Pendência de Complemento, ou que já tenha uma Ordem gerada, mas ainda Não Cotada. A data utilizada para empenho desses valores é a data de entrega do item da requisição.

- Cotação de Compras Aprovadas, com ou sem Pedido. A data utilizada para empenho será a data de entrega de cada parcela.

- Transações Diversas. Se a transação não tiver valor informado utiliza o último preço médio do item. A data utilizada é a data de transação.

- Atendimento Requisição Eletrônica. O valor utilizado para empenho será o último médio do item e a data de empenho será a data de transação.

- Devolução de Atendimento de Requisição Eletrônica. Nesse caso irá liberar a verba que havia sido empenhada pelo Atendimento de Requisição Eletrônica.

- Requisição de Material. O valor utilizado para empenho será o último médio do item e a data de empenho será a data de transação.

- Devolução de Requisição de Material. Nesse caso, irá liberar a verba que havia sido empenhada pela Requisição de Material.

- Atualização de Nota Fiscal de Entrada. O valor utilizado para empenho será o último médio do item e a data de empenho será a data de transação.

- Desatualização de Nota Fiscal de Entrada. Nesse caso, irá liberar a verba que havia sido empenhada pela Atualização de Nota Fiscal de Entrada.

- Nota Fiscal de Devolução ao Fornecedor. Realiza estorno de valores, conforme os movimentos de estoque gerados, considerando a data de transação da nota fiscal.


Todos esses movimentos serão enviados ao módulo de Execução Orçamentária que irá verificar um a um se o mesmo deve ser empenhado ou não.
Essa verificação será feita da seguinte forma:

- Para determinar o Orçamento a ser consultado é preciso definir o Cenário Orçamentário e a Unidade Orçamentária que será considerada para esse movimento.

- O Cenário Orçamentário utilizado será aquele que estiver parametrizado como Base para Execução Orçamentária.

- A determinação da Unidade Orçamentária é feita a partir de Ordem de Busca. Consulte o Manual de Referência do Módulo em: Processo Preparação das Informações > Função Manutenção Ordem de Busca BGC, selecionando a opção Determinação da Unidade Orçamentária com a Utilização dos Parâmetros de Ordem de Busca, para obter mais informações sobre a determinação da Unidade Orçamentária.

- Com isso será localizado o Orçamento, e a versão utilizada será aquela que estiver Aprovada.

- De acordo com os Parâmetros de Bloqueio, o orçamento será analisado e verificado se existe algum valor orçado para aquelas informações do movimento em questão. Consulte o Manual de Referência em: Processo Preparação das Informações > Função Manutenção Parâmetros de Bloqueio BGC, para obter mais informações sobre a determinação e a funcionalidade dos Parâmetros de Bloqueio.

- Se houver valor orçado, o valor do movimento é empenhado. Caso não exista, o movimento é descartado.