Árvore de páginas

Procedimentos para avaliação de performance na geração de nota fiscal de saída

Produto:

Microsiga Protheus®

Versões:

P12

Ocorrência:

Baixa performance na geração da nota de saída



Passo a passo:

O objetivo deste documento é orientação no tratamento de baixa performance na geração da nota fiscal de saída. 

Avaliação:

1-Desabilitar os parâmetros abaixo:

MV_FISFRAS - Este parâmetro trata o FCI de produtos com rastreabilidade, sendo que uma vez que está habilitado deixará o processo moroso; 

MV_GNRENF- Este parâmetro faz com que no momento da preparação da nota de saída, quando a pergunta Gera Guia? está igual a Sim, é aberto uma tela para preenchimento da GNRE on line, enquanto esta tela está aberta o processo de geração de nota não finaliza, gerando morosidade no processo. Uma vez desabilitado, o cliente pode gerar a GNRE via Livros Fiscais.

MV_FINATFN(realize um teste com conteúdo = 2) - Este parâmetro define se a atualização do fluxo de caixa será online ou offline. 

MV_LOGMOV - Este parâmetro tem como função rastrear as divergências nas movimentações de lote e/ou endereço. Saiba mais: MP - SIGAEST - Este artigo tem como objetivo de explicar o uso do parâmetro MV_LOGMOV. 


2-Ajustar a compatibilidade das tabelas de contábil: Se ao avaliar o logprofile ou mesmo for verificado muitas chamadas relacionadas as tabelas de CTB, como a tabela CT1, CTV ou CQD, CTG, avalie o artigo sobre baixa performance de faturamento MP - FAT - Lentidão na geração da Nota Fiscal de Saída indicando uso função CTBLOADCQD (CTBXVLD), nele contém o link da FAQ do CTB com todas as tabelas para serem verificadas e ajustadas;


3- Desabilitar a Contabilização on line através dos parâmetros de preparação da nota abaixo. A contabilização poderá ser efetuada de forma off-line em Miscelâneas/Fechamento/Contabilização Off-line dos Documentos de Saída.


4-Se o ambiente possuir balance de servidor: deve isolar um servidor para efetuar os testes de performance;


5-Avalie no exportar dados se o Dbaccess,o Binário (Server e Smartclient) e as Libs estão atualizadas conforme o portal do cliente, caso não esteja, efetue a atualização os links do portal do cliente, é imprescindível que o ambiente esteja atualizado para o caso de termos  que gerar uma issue de avaliação de performance para o desenvolvimento:

Atualização de Server:https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000006/368/TFAPP/ - link geral

Atualização de Smartclient: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000006/368/TFSC/ - link geral

Atualização de Libs: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000006/368/TFLIB/- link geral

Atualização de Dbaccess: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000006/368/TFDBA/ - link geral

(ideia) Importante: Caso não consiga localizar o pacote correto para o seu ambiente pelo link geral, solicite o apoio a equipe de suporte para encaminhar via ticket.


6. Verifique como esta configurada a conexão do ambiente noODBC(Imagem em anexo)
A orientação da equipe de tecnologia é de que seja criado com oSQL Server Native Clientpara melhor performance.


7-Avalie se os fontes correspondentes ao processo estão atualizados: caso esteja muito desatualizados, efetue o download do pacote de atualizações da expedição contínua de acordo com o release do cliente:

https://tdn.totvs.com/x/Iw4dHw

(ideia) Importante: Caso não consiga localizar o pacote correto para o seu ambiente pelo link geral, solicite o apoio a equipe de suporte para encaminhar via ticketCaso não possa atualizar o ambiente com o pacote completo, em caráter de exceção, solicite o pacote pontual mais atual ao suporte via ticket. 

8-Avalie se há pontos de entrada: caso possua chamada de ponto de entrada no ambiente, desabilite a chamada do ponto de entrada, pois em caso de  abertura de issue de avaliação de performance, o desenvolvimento de produto poderá rejeitar a issue se for constatado chamadas de ponto de entrada no processo, salvo exceção se o processo for efetuado via execauto e essa execauto estiver lenta, neste caso a avaliação do processo será direcionada para a equipe de suporte de atendimento ADVPL.

9- Para bancos SQL, avaliar o uso da chave MARS no Enviroment, para melhoria de performance de banco de dados,  a chave em questão deverá estar habilitada:

[MSSQL]
MARS=1

Mais informações sobre o tratamento da chave MARS, acesse: DBAccess - Seção [Environment], chave MARS

10- Avalie se a procedure do processo 14 está ativa, embora o faturamento não utilize procedures, existe uma chamada ao processo 14 que é efetuada pelo fonte MATXFUNB, que é um fonte genérico no sistema e que afeta o processamento da nota. Via configurador, Base de dados, Stored Procedures (CFGX051),opção instalar e habilite a procedure , a ativação deixará mais ágil o processamento de nota.










Importante

Efetuado todos os procedimentos descritos nesta FAQ , não haja melhoras significativas no processamento na rotina de geração de Nota Fiscal de Saída, segue as ações para avaliação:

a. Solicitar o apoio de um DBA para acompanhar a execução da rotina e verificar os possíveis pontos de manutenção no database para otimizar o processamento.

b. Habilitar o mecanismo de LogProfiler para gerar uma auditoria dos tempos de processamento. Para saber como habilitar e gerar o LogProfiler veja a documentação disponibilizada no link http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=243638663

c. Após a geração do LogProfiler realizar a abertura de um novo ticket para equipe de Suporte Técnico através do portal do cliente ( www.suporte.totvs.com.br ), anexando uma evidencia em vídeo com todas as configurações utilizadas em seu ambiente e anexando os arquivos de console.log, console.bak, error.log (caso haja), dbaccess.log e dbconsole.log.