Árvore de páginas

Como enviar eventos de retificação para trabalhadores autônomos pelo Contas a Pagar.

Produto:

Datasul.

Versões:

12.1.25

Ocorrência:

Permitir realizar o envio de retificação para os eventos S-1200 e s-1210 de trabalhadores autônomos.

Passo a passo:

Nos eventos S-1200 e S-1210 conforme leiaute do eSocial, o campo "IndRetif" deve ser informado como 1 quando tratar-se de um arquivo original e 2 quando for uma retificação.

A rotina de extração de informações do eSocial foi ajustada para permitir a geração de eventos de retificação de forma manual  ou automática.

Retificação manual

A forma manual será disponibilizada através do tipo de geração Exporta Xml para Arquivo, além disso será necessário selecionar o tipo "Reenvio" na tela de extração - CD2014.

Essa retificação será válida apenas se opção Integração Webservice não estiver selecionada, o campo "IndRetif"  dos  XMLs dos eventos S-1200 e S-1210 serão gerados o tipo 2-Retificação.

A imagem a seguir representa os parâmetros informados para gerar a retificação manual:

Retificação Automática

Esta forma de retificação estará disponível para a forma de geração "Integra com TAF", através da qual o sistema fará uma integração Web Service REST para verificar qual a situação dos XML no TAF - Totvs Automação Fiscal.

Para realizar essa integração, utilizou-se o seguinte padrão disponibilizado pela Totvs:

http://tdn.totvs.com/display/public/TAF/Web+Service+REST+-+Retorno+de+XML

Eventos gerados em versões anteriores não poderão ser retificados automaticamente, o sistema não gravava a rastreabilidade necessária para identificar a situação do evento no TAF e no Governo. Nestes eventos o campo IndRetif será enviado sempre como 1 - Envio. Para estes casos em especial, a retificação deverá ser feita diretamente no TAF ou através Retificação Manual .

A imagem a seguir representa a retificação de forma manual:

 

Novo padrão TAFKEY e TicketCODE.

TAFKEY e TicketCode são códigos de registros de tabelas transacionais do TAF, através desses códigos é possível enviar e retornar informações do TAF utilizando os serviços de integração REST disponibilizados.

Nas versões anteriores o sistema gera um novo TAFKEY e ticketCode para cada extração do cd2014.

A partir da 12.1.25 será gerado o mesmo TAFKEY para o trabalhador/empresa/estabelecimento e período dependendo de sua situação no TAF.  

Foi elaborado o novo padrão de nomenclatura do TAFKEY e ticketCode. 

Ticket-code (TAFKEY): FIN + Layout + empresa + estabelecimento + CPF + Período + sequencia

Número do Ticket : TAF + data (AAAAMMAA) + sequencial (>>>>>>>>9).


Tabela de controle de TAFKEY

Foi criada uma nova tabela para guardar o tafkey e ticketCode e possibilitar as consultas da integração e transmissão de cada XML gerado dentro do TAF.

A tabela será populada automaticamente pelo sistema quando realizado a geração de xml e informada a geração Integra com o TAF.

A cada nova execução da extração para o mesmo período/funcionário a tabela de controle será atualizada. 


Status de XML retornados pelo TAF

Os cadastros do TAF possuem em sua estrutura de tabelas um campo chamado Status ( _STATUS ) para armazenar o status atual do registro na base de dados.

Vazio = Aguardando validação do TAF.
0 = Registro validado pelo TAF - Aguardando transmissão ao Governo.
1 = Registro com inconsistências encontradas pelo TAF - Não será enviado ao Governo.
2 = Registro já transmitido ao Governo, aguardando retorno.
3 = Registro com inconsistências retornadas pelo Governo.
4 = Registro transmitido ao Governo com retorno consistente.
6 = Exclusão transmitida ao Governo, aguardando retorno.
7 = Exclusão transmitida ao Governo com retorno consistente.


Primeira a extração no CD2014 na versão 12.1.25.

Quando for a primeira execução será criado um novo tafkey para cada XML gerado. 

Se for executado novamente o sistema enviará o mesmo TAFKEY.

O campo "IndRetif" Será enviado como "1" ou seja envio.


Segunda Extração no CD2014.

Considerando que não foi realizado o processamento no TAF e é executada novamente a extração no cd2014, o programa gerará o xml para o mesmo TAFKEY e um novo ticketCode. 

Porém será retornado a mensagem de erro: 

813 - O TAFKEY FIN12001010000317272759930620191 existe na TAFST2 e encontra-se pendente de processamento ou em processamento.

Isso porque o TAKKEY está pendente de processamento, é necessário realizar primeiramente o processo para conseguir gerar uma nova extração. 


Evento com inconsistências retornadas pelo Governo.

O TAF Integrou com o Governo mas o registro foi Rejeitado, será retornado pelo TAF o Status 3 - Registro com inconsistências retornadas pelo Governo.

Como o evento foi rejeitado pelo Governo será necessário corrigir a inconsistência no ERP ou no TAF e executar novamente o Cd2014.

Para este status o sistema utilizará o mesmo TAFKEY, um novo TicketCode e o campo "IndRetif" será enviado como "1" ou seja Envio.


Registro transmitido ao Governo com retorno consistente

O TAF Integrou com o Governo mas o registro foi Aprovado, será retornado pelo TAF o status 4- Registro transmitido ao Governo com retorno consistente.

A partir desse momento todos os XMLS gerados para o fornecedor/período serão do tipo Retificação.

Ao realizar uma nova extração no cd2014 será gerado um novo TAFKEY e um novo tickeCode, o campo "IndRetif" será enviado como "2" ou seja Retificação. 


Retificação Rejeitada pelo Governo

O TAF Integrou a retificação com o Governo mas o evento foi rejeitado, também será retornado o status 3 - Registro com inconsistências retornadas pelo Governo.

Ao realizar uma nova extração no cd2014 o sistema utilizará o mesmo TAFKEY, um novo ticketCode e o campo "IndRetif" será enviado como "2" ou seja Retificação.


Reenvio da Retificação 

O TAF Integrou com o Governo e o evento de retificação foi Aprovado. 

Quando o evento de retificação for aprovado o TAF retornará o status 4 - Registro transmitido ao Governo com retorno consistente.

Ao realizar uma nova extração no cd2014 o sistema utilizará o mesmo TAFKEY, um novo ticketCode e o campo "IndRetif" será enviado como "2" ou seja Retificação.


Envio/Reenvio de XML, o registro foi excluído no TAF e transmitida a exclusão para o governo.

Ao realizar a extração no cd2014 de um evento que foi excluído o TAF poderá retornar o Status 6 - Exclusão transmitida ao Governo, aguardando retorno. 

O CD2014 permitirá gerar um novo envio, porém ao processar no TAF será apresentado o erro 000007 - "A operação solicitada no XML está em desacordo com o cenário do registro". 

É necessário aguardar o retorno da transmissão ao governo antes de realizar um novo envio, quando a transmissão for concluída o TAF retornará o Status 7 - Exclusão transmitida ao Governo com retorno consistente.

Ao realizar uma nova extração no cd12014 será gerado um novo TAFKEY, ticketCode e o campo "IndRetif" será enviado como "1" ou seja Envio.

Observações: