Árvore de páginas


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Datasul
Segmento:Backoffice
Módulo:MFT - Faturamento
Função:
  • FT0522 - Geração Estrutura Item Importado - FCI
  • FT0526 - Análise Estruturam Item Importado - FCI
Ticket:5882624
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :
  • DMANFAT1-11978
  • DMANFAT1-11984

Primeiramente para gerar a estrutura do Item Importado pela Movimentação do Estoque será necessário marcar o parâmetro Base de valorização para Movto Estoque no programa Parâmetros Ficha Conteúdo Importado (FT0330). Após realizar esse processo a geração da Estrutura pelo programa Geração Estrutura Item Importado (FT0522) o programa passa a analisar todas as movimentações de estoque que existiram dentro do Período de apuração.

O programa irá criar uma estrutura item a item, tendo como base os tipos de movimentação do estoque “Internas“, “Externar” ou “Internas/Externas” e onde o movimento de estoque gerado for (ACA ou EAC) para o item principal (pai), e (REQ ou RRQ) para os seus componentes (filhos). 

Observação

  • O programa FT0522 gera um relatório dos itens importados de forma resumida, para visualizar todos os níveis e todas as ordens de produção que contemplam cada item, o programa que deve ser utilizado é o FT0526.
  • O FT0526 serve apenas para análise, a estrutura é gerada apenas pelo FT0522.

Abaixo segue um exemplo de relatório para verificação dos itens e seus componentes e quantidades, com base na parametrização do usuário:

Para chegar nesse resultado o sistema analisou todas as movimentações de estoque dos itens envolvidos nesse processo fabril, assim como também as ordens de produções para os componentes (itens filhos) e identificou que para a fabricação do item principal “A” existe essa determinada lista de componentes importados e comprados.

O programa de análise da estrutura Análise Estrutura Item Importado (FT0526), diferente do programa que gera a estrutura Geração Estrutura Item Importado (FT0522), gera um relatório de forma completa e por níveis, assim como também demonstrando detalhes de todas as ordens de produções que foram consideradas para gerar a estrutura.

Observação

  • O FT0526 é um programa de análise e não faz a geração da estrutura, e deve ser utilizado apenas para analisar a estrutura de uma forma mais detalhada.

O relatório descreve nível a nível quais foram as ordens de produção, a “Quantidade Total” requisitada e a “Quantidade Usada” para a fabricação de 1 (um) item principal (pai). Vale lembrar que para o cálculo da FCI o importante é sempre considerar uma unidade do item principal.

  • Parametrização Geração Estrutura Item Importado (FT0522)

Para gerar a estrutura do item importado pela movimentação do estoque dois períodos são necessários, o primeiro deles (marcado em verde na imagem abaixo) é o período de apuração, esse intervalo representa a faixa de análise das data em que houveram as movimentações de estoque (ACA ou EAC) para o item principal (pai).

O segundo período (marcado em vermelho na imagem abaixo) é o intervalo da ordem de produção, essas datas devem abranger uma faixa ampla pois é esse período que delimitara a busca das ordens de produção que foram utilizadas para movimentar o estoque de REQ ou RRQ para os componentes (filhos).

Na aba “Parâmetro” do Geração Estrutura Item Importado (FT0522) temos os parâmetros que serão considerados para a busca dos itens, como por exemplo o parâmetro de estado do item e considerar itens faturáveis e também o modo de execução, para gerar uma estrutura nova o parâmetro “Atualizar Estrutura de Itens” deve estar marcado e para gerar um relatório da estrutura previamente gerada temos o parâmetro “Gerar relatório de Estruturas”.

  • Parametrização Análise Estrutura Item Importado (FT0526)

O processo para gerar a estrutura é o mesmo utilizado pelo Geração Estrutura Item Importado (FT0522) e sua parametrização deve ser feita da mesma maneira, sua única diferença está na aba de parâmetros, onde em vez de buscar a informação da base de valorização do Parâmetros Ficha Conteúdo Importado (FT0330) é disponibilizado um parâmetro em tela onde é possível marcar as três formulas de cálculo da estrutura, como demonstrado na imagem a seguir.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

  • Definindo a Estrutura do Item Importado

Estrutura de produtos pode ser uma lista de materiais brutos, pré-montados, subcomponentes, componentes ou partes, e a quantidade necessária de cada um para manufaturar um produto por completo. Pode ser usado para comunicação entre parceiros de negócios ou por simples organização de um projeto, a fim de realizar uma estocagem prévia.

Pode ser definida de acordo com a intenção do projeto, variando seus tipos de estruturação, contendo desde propostas com foco em engenharia ou ordenação por preço, até uma para a resolução de manutenções. No processo industrial, ela também é conhecida como uma fórmula, receita ou lista de ingredientes. Na eletrônica, representa uma lista de componentes usados numa placa de circuito impresso. Uma vez o projeto completado, a estrutura é passada para a equipe de compras ou engenheiros de produção, como no caso da eletrônica, na qual irão obter os itens determinados.

Uma estrutura é naturalmente hierárquica, com o nível superior representando o produto concluído (item principal), em que pode ser um subproduto ou ele por inteiro.Em 26 de abril de 2012, foi publicada a Resolução nº 13 do Senado Federal, que reduziu para 4%, a partir de 01/01/2013, a alíquota do ICMS incidente nas operações interestaduais com produtos importados. De acordo com a Resolução, será de 4% a alíquota do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior que, após seu desembaraço aduaneiro, não tenham sido submetidos a processo de industrialização ou, ainda que submetidos a qualquer processo de industrialização, resultem em mercadorias ou bens com Conteúdo de Importação superior a 40%.

Nos termos da Resolução SF nº 13/2012, mantém-se as atuais alíquotas interestaduais de 7% ou 12%, conforme o caso, aos bens e mercadorias importados do exterior que não tenham similar nacional (Resolução Camex n.º 79/2012).Resumindo, caso o contribuinte deseja se beneficiar da redução da alíquota do ICMS incidente nas operações interestaduais com produtos importados, será necessário apresentar a Ficha de Conteúdo Importado (FCI). Para isso será necessário indicar na estrutura fabril do item principal (Item Venda) qual os percentuais de componentes são considerados importados (Código Origem 1, 2, 3, 5 e 8).

Seguindo o conceito da Estrutura do Item pelo módulo de Engenharia, para realizar o controle do componente importado e auxiliar o usuário na identificação de o Item Principal (Item Venda) possui ou não um componente importado em sua composição foi desenvolvimento o programa Geração Estrutura Item Importado (FT0522), que possui por objetivo principal analisar toda a Engenharia do item em questão e verificar seus componentes onde se o código de origem for importado (1, 2, 3, 5 ou 8) será criada uma estrutura a parte contendo o Item Principal (Venda) e todos os componentes importados.

A Estrutura do Item Importado será composta pelo Estabelecimento, Item Principal, Componente, Código de Origem do Componente e Quantidade utilizada do Componente na fabricação de 1 (UM) item Principal. Deve-se entender que para o cálculo do Conteúdo de Importação será realizado considerando-se os valores por unidade, onde será calculado pela média aritmética ponderada praticada no penúltimo período de apuração.

  • Exemplo de Estrutura do Item

A Estrutura do Item nada mais é que uma árvore de produtos nível a nível que descreve a relação entre Item Pai X Item Filho.

Com base na Estrutura do produto hipotético A mostrado acima, a leitura dessa estrutura mostra que o Item Principal A é composto dos componentes B, C e D; O componente B é composto dos itens E, F e G; O componente C é composto pelos itens E e I; O componente D é formado pelos itens J e K; O Componente F é composto do item H; o componente J é formado pelo item F; e o componente K é formado pelo item I. Analisando essa estrutura admite-se o conceito de nível.

Observa-se, também que uma estrutura completa deve incluir os índices de cada item. Dessa forma, o item A é composto de 2 componentes B; o item B é composto de 1 componente F e, assim, sucessivamente. Os índices são muito importantes para efetuar o cálculo da demanda bruta nível a nível.

A estrutura também define a relação Item Pai X Item Filho. Na relação entre o N0 e N1, o item A é um Item Pai e os componentes B, C e D são seus Filhos; na relação entre o N1 e N2, os itens B, C e D são Itens Pais e os componentes E, F, G, I, J e K são Itens Filhos. Outro conceito derivado da estrutura de produto é a definição de item Fabricado e Comprado. Por definição, um item Fabricado é aquele que possui componente, ou seja, é aquele que possui algum nível abaixo de si, um item Comprado é aquele que não possui componente. Nesse exemplo, os itens Fabricados são (A, B, C, D, F, J e K) e os itens Comprados são (E, H, G e I).

Utilizando o exemplo anterior será considerado o Componente I como sendo importado direto pela Empresa (Código Origem 1), o programa Geração Estrutura Item Importado (FT0522) irá analisar essa estrutura do Item Principal A, descer todos os níveis e identificar quais componentes são importados, para os componentes importados será gerado uma Estrutura do Item Importado indicando a quantidade exata do componente importado é utilizado na fabricação de 1 Item Principal.

  • Exemplo de Relatório de Estrutura do Item Importado (FT0522)

Aplicando a regra descrita anteriormente o programa Geração Estrutura Item Importado (FT0522) realiza a busca e a geração da Estrutura do Item Importado conforme exemplo a seguir.


IMPORTANTE!

<li>O parâmetro "Base Valorização" deve estar marcado como "Movto Estoque" nos parâmetros Ficha Conteúdo Importação (FT0330).<br><li>Ambos os períodos contidos nas telas de Análise e Geração Estrutura Item Importado (FT0526 e FT0522) devem estar parametrizados corretamente, como descrito na aba de parametrização deste documento.