Árvore de páginas

01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Microsiga Protheus®
Segmento:Manufatura
Módulo:Easy Export Control - SIGAEEC
Função:

EECAE100.PRW

EECAE102.PRW

EECAE105.PRW

EECAE106.PRW

EECAF200.PRW

EECAF201.PRW

EECAP101.PRW

EFFAF200.PRW

EFFEX400.PRW

EFFEX401.PRW

Parâmetros:

MV_AVG0081

MV_EEC0046

Ticket:-
Requisito/Story/Issue 

DTRADE-2494


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

O objetivo do projeto é permitir que um Embarque de Exportação possa ter os valores dos Itens alterados, mesmo após o preenchimento da Data de Embarque. A alteração de valores das Despesas Internacionais, que já permitiam esta alteração, continuam permitindo que sejam alteradas normalmente.

Ao realizar a alteração de valores, caso o processo possua controle de câmbio, os novos valores serão refletidos nas parcelas de câmbio. Caso a alteração tenha reflexo em parcelas a pagar, como de Frete, Seguro e Comissões, estas também serão ajustadas, assim como as parcelas do câmbio a receber. 

A alteração dos valores após a data de embarque poderá ser feita alterando o valor para maior, ou para menor, porém ao diminuir o valor do processo, existem algumas particularidades.

Para que seja possível realizar a alteração dos valores após o embarque, os parâmetros MV_AVG0081 e MV_EEC0046 deverão ser habilitados no sistema, porém processos que possuam Invoices, compensação de adiantamentos pós-embarque (eventos 603) ou mais de um agente de comissão diferente, o sistema não habilitará os valores dos itens para alteração. Ao realizar a alteração de um valor para menor, ou seja, alterar o valor do item para um valor menor resultando na diminuição do valor do processo, para que seja possível a efetivação desta alteração, devem existir parcelas de câmbio a receber em aberto, suficientes para que esta diminuição de valor seja possível. Para que o sistema considere a parcela em aberto, esta deve estar com os campos de Data de Crédito no Exterior e Data de Liquidação em branco, além do campo Número da Operação, que também deve estar em branco. Caso algum destes campos estejam preenchidos, o sistema entenderá que esta parcela não poderá sofrer alterações. Ao preencher os requisitos mencionados de parcela em aberto, o sistema irá verificar o valor de fechamento de câmbio da parcela para determinar se esta possui valor suficiente para receber a alteração efetuada no embarque. Pode ocorrer de existir uma parcela a receber em aberto, porém o seu valor de fechamento de câmbio não ser suficiente para a diminuição do novo valor do embarque. Nestes casos, o sistema não permitirá a efetivação da alteração. Existe ainda uma particularidade exclusiva para ambientes que possuem a integração EAI habilitada (saiba como configurar um ambiente com integração via Mensagem Única - EAI ao final deste documento). Nestes ambientes, as comissões do tipo A Deduzir são geradas como um título a receber, e já são liquidados de forma automática (MV_EEC0025), desta forma, processos que possuam comissão do tipo A Deduzir, quando integrados via EAI, caso tenham seu valor alterado para um valor que diminua a comissão, o sistema irá apresentar uma mensagem informando que o valor da comissão não poderá ser alterado, porém será possível prosseguir com a alteração caso confirme a gravação do Embarque.

Quando a alteração do valor for para um valor maior, não existem restrições quando a distribuição destes valores.


Um ponto importante a ser considerado na alteração dos valores pós-embarque, será o parâmetro MV_AVG0213. Quando este parâmetro está desabilitado, o sistema realizará as alterações dos valores, excluindo as parcelas de câmbio e incluindo novas parcelas com os novos valores, tanto para parcelas a receber quanto para parcelas a pagar (não é possível utilizar este parâmetro para ambientes com integração EAI). Caso este parâmetro seja habilitado, o comportamento do sistema irá mudar, pois não serão mais excluídos os títulos a receber e de comissões, desta forma, as alterações de valores para um valor menor no embarque, serão refletidas através do lançamento de descontos para as parcelas de câmbio a receber e para as parcelas de câmbio a pagar referente as comissões. Este mesmo comportamento é efetuado para os ambientes que possuem integração EAI habilitada. Nestes casos, os títulos financeiros gerados no Protheus, ou no ERP externo para os casos de integração via EAI, permanecerão com os valores iniciais, de quando foi realizado o embarque do processo, e as diferenças de valores serão lançadas no campo de desconto no câmbio. Para identificar o valor atual da parcela, após a alteração, poderá ser verificado o campo de Valor do Fechamento de Câmbio. O desconto será refletido no financeiro ou no ERP externo (caso haja a integração) somente na liquidação da parcela.

Quando a alteração do embarque for para um valor maior, o sistema manterá a parcela de câmbio atual, e incluirá uma nova parcela com a diferença de valor. O mesmo é válido para títulos de comissões caso existam e tenham sofrido alteração de valores.


Os campos de desconto poderão ser visualizados em tela e seus valores poderão ser alterados, porém ao alterar o valor do desconto, o valor de fechamento de câmbio da parcela poderá não refletir mais o valor exato do processo de exportação.

Ao realizar o estorno da liquidação de uma parcela que possua desconto, também será possível zerar este valor de desconto da parcela. Após o estorno, o sistema informará que a parcela possui desconto e irá perguntar se deseja limpar este valor de desconto ou não.


Houve ainda uma pequena alteração na associação de adiantamentos pós-embarque. Nestes casos, ao realizar a associação, caso a parcela a ser associada ao adiantamento possua um valor de desconto, o sistema não permitirá a efetivação desta associação. Nestes casos, caso seja realmente necessária a utilização da compensação pós-embarque, o valor de desconto deverá ser retirado da parcela, porém nestes casos o valor do câmbio poderá não refletir mais o valor do processo.

03. SOLUÇÃO

Pré-Requisitos:
1. Aplicar atualização dos programas AVGERAL.PRW, EECAE100.PRW, EECAE102.PRW, EECAE105.PRW, EECAE106.PRW, EECAF200.PRW, EECAF201.PRW, EECAP101.PRW, EFFAF200.PRW, EFFEX400.PRW e EFFEX401.PRW.

2.Configurar o parâmetro MV_EEC0046 com o valor .T.

3.Configurar o parâmetro MV_AVG0081 com o valor .T.

4.Possuir um processo de exportação com controle de câmbio e data de embarque preenchida.


Sequência 001 – Alteração de valores do Embarque de Exportação para um valor maior, após o preenchimento da Data de Embarque

1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações/ Embarque / Manutenção.

2. No browser de Embarques, posicione sobre um processo de exportação já embarcado e clique em "Alterar".

3. Selecione um item do embarque e clique em "Outras Ações / Alterar".

4. Na tela do item, clique no campo "Preço Unit." e altere o valor para um valor maior que o atual, em seguida clique em "Salvar".

5. Ao retornar para a tela do Embarque, confirme a alteração clicando em "Salvar".

6. Aguarde até finalizar a gravação das alterações do Embarque.

7. Ainda no módulo de Exportação, acesse "Atualizações / Financeiro / Câmbio".

8. No Browse, selecione o processo alterado no passo anterior e clique em "Alterar".

9. O valor das parcelas de Câmbio a Receber e a Pagar vão conter os valores já atualizados com os novos valores do Embarque. Neste caso, as parcelas de câmbio poderão assumir duas formas de refletirem os novos valores:

a) Com o Parâmetro MV_AVG0213 Desabilitado - Neste caso, o sistema terá excluído a parcela com o valor antigo do embarque e incluído uma parcela nova com o novo valor do embarque após a alteração;

b) Com o Parâmetro MV_AVG0213 ou a Integração via Mensagem Única - EAI Habilitada - Neste caso, o sistema irá criar uma nova parcela de câmbio com a diferença do valor, mantendo a parcela que já existia antes da alteração pós-embarque;


Sequência 002 – Alteração de valores do Embarque de Exportação para um valor Menor, após o preenchimento da Data de Embarque:

1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse Atualizações/ Embarque / Manutenção.

2. No browser de Embarques, posicione sobre um processo de exportação já embarcado e clique em "Alterar".

3. Selecione um item do embarque e clique em "Outras Ações / Alterar".

4. Na tela do item, clique no campo "Preço Unit." e altere o valor para um valor menor que o atual, em seguida clique em "Salvar".

5. Ao retornar para a tela do Embarque, confirme a alteração clicando em "Salvar".

6. Aguarde até finalizar a gravação das alterações do Embarque.

7. Ainda no módulo de Exportação, acesse "Atualizações / Financeiro / Câmbio".

8. No Browse, selecione o processo alterado no passo anterior e clique em "Alterar".

9. O valor das parcelas de Câmbio a Receber e a Pagar vão conter os valores já atualizados com os novos valores do Embarque. Neste caso, as parcelas de câmbio poderão assumir duas formas de refletirem os novos valores:

a) Com o Parâmetro MV_AVG0213 Desabilitado - Neste caso, o sistema terá excluído a parcela com o valor antigo do embarque e incluído uma parcela nova com o novo valor do embarque após a alteração;

b) Com o Parâmetro MV_AVG0213 ou a Integração via Mensagem Única - EAI Habilitada - Neste caso, o sistema irá ratear o valor que deveria diminuir das parcelas de câmbio e adicionar como Desconto nas parcelas já existentes. Esse valor de desconto somente irá refletir no Financeiro ou no ERP externo, quando for efetuada a liquidação do câmbio;


04. DEMAIS INFORMAÇÕES


  1. Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:

    Tabela EE9 – Itens do Embarque (Alterado o conteúdo do When)

    CampoEE9_PRECO
    TipoN
    Tamanho16
    Decimal7
    Formato@E 99,999,999.9999999
    TítuloPreço Unit.
    DescriçãoPreço Unitário
    Nível1
    UsadoSim
    ObrigatórioSim
    BrowseSim
    Opções-
    WhenlALTERA .Or. AE100EdtCp("EE9_PRECO")
    Relação-
    Val. SistemaPOSITIVO().AND.EECVLEE9("EE9_PRECO") .And. AE100PrecoI() .AND. AP104GATPRECO()
    HelpPreço negociado.

05. ASSUNTOS RELACIONADOS