Páginas filhas
  • Utilização do cross docking de itens no WMS Logix


CONTEÚDO

1. OBJETIVO

Permitir o recebimento, a armazenagem e a expedição de produtos controlados sob o conceito de Cross Docking.

2. IMPLEMENTAÇÕES REALIZADAS

2.1. LOG2240 - Parâmetros Logix / Manutenção e LOG00087 - Manutenção Parâmetros do Sistema

Nestas rotinas foram implementados dois novos parâmetros:

ParâmetroDescrição
Destino Default Cargas Cross Docking

Opções disponíveis:

  • D - Doca: quando os produtos recebidos devem permanecer na doca (não devem ser armazenados).
  • M - Mapeamento Estoque: quando os produtos devem ser transferidos para os endereços, de acordo com o mapeamento do estoque.

Tipo de Conferência Default Cross Docking

Opções disponíveis:

  • I - Individual: quando a Nota Fiscal será conferida separadamente, ou seja, faltas e excessos serão controlados por Nota Fiscal. Esta situação se aplica nos casos em que os produtos recebidos por meio de uma Nota Fiscal não podem ser misturados com outros, pois serão expedidos desta forma.

  • M - Múltipla: quando a Nota Fiscal pode ser conferida junto com outras Notas Fiscais. Neste caso, as faltas e excessos considerarão a somatória do produto em todas as Notas Fiscais que apresentarem esta característica.  Esta situação é aplicada nos casos nos quais os produtos recebidos por meio de várias Notas Fiscais de recebimento poderão ser expedidos juntos.

2.2. WMS60013 - Contratos

Nesta rotina foram implementados novas opções, as quais permitirão a parametrização de informações para uso da rotina de cross docking para depositante:

ParâmetrosDescrição
Utiliza Cross Docking?

Indica se a rotina de cross docking poderá ou não ser utilizada para o depositante.

Importante!

Somente será possível indicar que um CESV / Documental possui Notas Fiscais com característica de cross docking se este parâmetro estiver ativo no Contrato do Depositante (WMS60013).
Destino Carga Recebimento

Indica qual o destino das cargas que foram recebidas sob o conceito de cross docking.

Importante!

Se este parâmetro não for informado no Contrato do Depositante (WMS60013), o sistema considerará aquele que estiver parametrizado para a empresa, de acordo com o parâmetro Destino Default Cargas Cross Docking (LOG2240 / LOG00087).
Tipo de EstoqueCódigo do tipo de estoque de cross docking.
Restrição

Código da restrição de cross docking.

Importante!

Deve ser selecionado pelo menos um Tipo de Estoque e uma Restrição como padrão.


2.3. WMS6448 - Registro (CESV / Documental)

Durante a execução  dos processos também será possível optar por um tratamento diferenciado para cada Nota Fiscal de cross docking que está associada ao CESV / Documental, em relação ao destino das cargas e ao tipo de conferência a ser adotado.

Ao relacionar Notas Fiscais com o CESV / Documental será possível indicar quais delas serão consideradas como cross docking.

O sistema utilizará o campo Cross Docking como sugestão para indicar se o documento irá ou não passar por este processo, porém durante o relacionamento será possível marcar ou desmarcar cada documento.

2.4. WMS6138 - Relacionamento CESV x Notas Fiscais

Esta rotina permite indicar que a Nota Fiscal será controlada como cross docking.

Durante a navegação é possível clicar no botão Cross docking para visualizar e parametrizar as informações relativas a este processo.

Parametrização do cross docking para a Nota Fiscal associada ao CESV:

2.5. WMS6139 - Recebimento Documental

Identificação do processo de cross docking:

Parametrização do cross docking para a Nota Fiscal associada ao Documental:

2.6. WMS6190 - Conferência - Cross Docking Por Volume

Ao efetuar a conferência do recebimento será verificado se algumas das Notas Fiscais associadas ao CESV / Documental do depositante em questão foi marcada para cross docking.

Se forem encontradas Notas Fiscais com este indicador marcado e existir entre elas mais de um tipo de conferência informado (Individual e Múltipla) é apresentada a tela abaixo, para que seja selecionada a Nota Fiscal que deverá ser conferida. 

Para as Notas Fiscais marcadas como conferência múltipla deve ser selecionada a linha Múltiplas, na qual todas as Notas Fiscais parametrizadas com este tipo de conferência farão parte do processo.

Na tela de Conferência foi incluído o campo NF, que indica a Nota Fiscal que está sendo conferida, conforme seleção na tela anterior:

Ao concluir a conferência de uma Nota Fiscal, a rotina retorna à tela anterior, na qual o indicador de conferência é atualizado para S (Sim).

2.7. WMS6566 - Montagem de Carga Cross Docking

Para dar continuidade ao processo é necessário gerar uma Carga Cross Docking, que nada mais é do que uma ligação dos produtos recebidos nas Notas Fiscais de entrada de cross docking contra as Solicitações de Carga que farão a expedição destes produtos.

A geração deste relacionamento pode ser efetuada antes, durante ou após a conferência do recebimento. Contudo, para isso é necessário que já exista uma Solicitação de Carga registrada no sistema com algum tipo de estoque x restrição parametrizado como cross docking para o depositante, de acordo com a rotina de Contratos (WMS60013).

Esta Solicitação é registrada no sistema, mas sem ter o estoque reservado para ela, pois isto é realizado por intermédio da rotina de montagem de carga cross docking.

Ao registrar uma Solicitação de Carga com tipo de estoque x restrição de cross docking, esta permanecerá com a situação igual a Bloqueada.

Não é possível informar, na mesma Solicitação de Carga, itens com tipo de estoque x restrição de cross docking e outros com tipo de estoque x restrição normais.

Ao clicar em Pesquisar, localizado na grade de Notas Fiscais de Entrada, será apresentada a tela Seleção Notas Fiscais Entrada - Cross Docking, na qual é possível informar os parâmetros para a seleção das Notas que podem ser relacionadas ao processo.

Ao clicar em Confirmar, na tela Seleção Notas Fiscais Entrada - Cross Docking, é exibida uma lista das Notas que atendem aos parâmetros informados, permitindo selecionar os registros desejados.

Ao clicar em Pesquisar, localizado abaixo na grade de Solicitações de Carga, é aberta uma tela na qual será possível informar os parâmetros para a seleção das Solicitações que podem ser relacionadas ao processo.

Ao clicar em Confirmar é exibida uma lista das Solicitações que atendem aos parâmetros informados, permitindo selecionar então os registros desejados:

Para que seja possível incluir uma carga de cross docking é obrigatório que as quantidades dos itens existentes nas Solicitações de Carga indicadas seja igual as quantidades dos mesmos itens nas Notas Fiscais de Entrada.

Ao incluir uma carga, a situação permanecerá como Aberto. Isto significa que o estoque dos produtos associados às Notas Fiscais de Entrada ainda não está reservado para as Solicitações de Carga relacionadas.

Para que as reservas para a Solicitação sejam geradas é necessário que a conferência do recebimento das Notas Fiscais indicadas já esteja concluída.

Ao clicar em Gerar, o sistema gera as reservas definitivas das identificações de estoque relacionadas com estas Notas Fiscais de Entrada, relacionando tais reservas aos itens das Solicitações de Carga informadas. Neste momento, a situação das Solicitações de Carga é alterada para Acolhida. 

Para desfazer este processo pode ser utilizada a opção Reabrir, que excluirá as reservas geradas e fará com que a situação das Solicitações retornem para Bloqueada.

IMPORTANTE

Para geração de plano e onda de separação são utilizados os parâmetros de agrupamento parametrizados no Contrato do depositante (WMS60013 - Expedição - Plano/Onda).

2.8. WMS6430 - Central do Planejador

Essa rotina permite visualizar as informações referentes ao processo de cross docking. 

Para isto, na opção Filtrar é necessário ativar a atividade Cross Docking.

Ao realizar a pesquisa são apresentadas as informações dos processos de cross docking:

Visão do Recebimento



Visão de Expedição

3. ASSUNTOS RELACIONADOS

Documentos de Referência

4. ANEXO