Para exemplo, utilizaremos um relatório que fará uso da tabela de funcionários (PFUNC). Durante a criação do filtro inserimos três cláusulas para exemplificar cada uma das possíveis situações existentes.
A cláusula “Chapa do Funcionário = 00001” demonstrará um filtro completamente aberto para o usuário. Durante a execução do relatório esse filtro será exibido. Um usuário que executar esse relatório, PODERÁ ver e ALTERAR a expressão e valor do filtro.
A cláusula “Chapa do Funcionário = 00002” demonstra um filtro que é fixo. Durante a execução do relatório esse filtro será exibido. O usuário PODERÁ ver a expressão e valor do filtro, mas NÃO PODERÁ alterá-las.
A cláusula “Chapa do Funcionário = 00003” demonstra um filtro que é fixo e oculto. Durante a execução do relatório esse filtro não será exibido. O usuário que executar esse relatório NÃO VISUALIZARÁ sua expressão e valor.
Ao abrir o assistente de execução do relatório e avançar para a tela de filtro, serão visíveis apenas as cláusulas que não estão marcadas como “Ocultas”
Ao entrar na edição do filtro, o sistema exibirá apenas as duas primeiras cláusulas e manterá a terceira oculta.
Ao tentar modificar o filtro o sistema permitirá alteração apenas da primeira cláusula. A segunda não será possível pois tratar-se de um filtro fixo e a terceira cláusula não será exibida.