Árvore de páginas

Basileia – Limite de Exposição por Cliente 26/07/2019 Sumário
1. Objetivo e a quem se aplica
2. Configuração no Módulo Basiléia
3. Clientes que possuem o módulo Rating TOTVS
4. Clientes que não possuem o módulo Rating TOTVS
5. Utilização da funcionalidade


Objetivo e a quem se aplica


Este documento tem por objetivo demonstrar as configurações necessárias para o módulo Basiléia (Resolução 3490) gerar os registros de Limite de Exposição por Cliente, definido na Resolução 4.677/18 e Carta Circular 3.926/19.
As informações destes limites passam a ser obrigatórias a partir da vigência de Janeiro de 2020, mas podem ser enviadas de forma opcional no decorrer de 2019.
As alterações são aplicáveis a todos os clientes que enviam o documento Demonstrativo de Limites Operacionais (DLO).

Configuração no Módulo Basiléia


No menu Configurações, aba Empresa, foi criado um novo campo "Limite de Exposição".
O valor padrão deste campo é a opção "Buscar do módulo Rating", permitindo integração do módulo com um documento 3040 previamente gerado. Utilize esta opção caso já gere o arquivo 3040 através do módulo Rating da TOTVS.
A opção "Utilizar arquivo 3040 importado" deve ser utilizada caso não possua o módulo Rating da TOTVS, permitindo a importação manual do arquivo para geração das informações.
A opção "Não gerar" permite desconsiderar o Limite de Exposição na geração do arquivo DLO, e pode ser utilizado eventualmente enquanto as configurações estão sendo realizadas.




Clientes que possuem o módulo Rating TOTVS


Para buscar as informações do banco de dados do módulo Rating é preciso indicar suas configurações no arquivo ini do módulo.
Solicite a equipe de informática que copie a seção [RATING] no arquivo ini do Rating para o arquivo ini do módulo Basiléia, validando se a chave "DBMS" está igual as demais seções ( normalmente é utilizado o valor "MSS" para sql server e "O90" para oracle ).
Os demais valores não precisam ser alterados.



Clientes que não possuem o módulo Rating TOTVS


Foi criada uma nova aba, chamada "3040", na tela de importação para realizar a integração com o Rating.
Solicite a equipe de informática que de acesso ao seu perfil para esta nova aba no módulo de Segurança.


O processo de importação exige apenas que se informe o caminho do arquivo XML do 3040 e clique no botão importar.
O sistema irá ler o arquivo, separar as operações por cliente, remover do valor a vencer as provisões, e salvar os dados dos 20 clientes com maior exposição a risco. O processamento leva em torno de um minuto.
A tela apresenta um histórico, por competência, com o resumo das informações importadas, permitindo que se visualize e edite as informações detalhadas de cada cliente ao clicar no botão "Detalhes".


Como o arquivo 3040 possui apenas o identificador de CPF/CNPJ, não é possível buscar os nomes dos clientes através dele.
Portanto, na primeira competência importada, será necessário informar manualmente estes dados.
A partir da segunda competência, o sistema buscará o nome digitado em competências anteriores para o mesmo CPF/CNPJ importado, evitando retrabalho de digitação.









Utilização da funcionalidade


O fluxo de geração do arquivo DLO continua o mesmo.
Durante a geração o sistema irá buscar o Limite de Exposição conforme configurado, realizando as validações pertinentes caso não consiga buscar a informação:





O valor das novas contas do grupo 200 e seus detalhamentos podem ser validados e editados na tela de Detalhamentos do DLO:

  • Sem rótulos