Situação/Requisito: | A ANS emitiu nota alterando a data limite para envio de dados referente a apuração do IDSS ano-base 2018 para 30/06/2019. Com isso, estamos recebendo alguns questionamentos sobre como tratar no Monitoramento TISS (GPS) a informação de usuário Habitual para o ano de 2018, uma vez que a Unimed do Brasil disponibilizou relatórios com informações dos custos dos beneficiários classificando-os em Habitual e Eventual, e essa informação foi trabalhada de forma manual pelas Operadoras no DIOPS. Como a ANS realiza o cruzamento dos dados do DIOPS com o Monitoramento TISS, e levando em consideração o novo prazo apontado, é possível enviar também a alteração do indicador no Monitoramento TISS, deixando ambas as bases de dados adequadas. Desta forma, estamos sinalizando a melhor alternativa para realizar tal adequação:
|
Solução/Implementação: | 1 - Devem ser identificadas, pela Operadora, as guias versus competências que são necessárias realizar a alteração do indicador <ans:tipoAtendimentoOperadoraIntermediaria> junto a ANS.
2 - Deve ser criado o arquivo “.csv” para importação no programa DTVWAF0410I - Importação CSV Geração Dados Envio de Dados ANS, marcando o indicador de alteração de guia. Neste “.csv” deve conter as guias versus competências que deverão ser alteradas na base da ANS identificadas no item 1. Documentação: http://tdn.totvs.com.br/pages/viewpage.action?pageId=331856540
3 - Devem ser criados os registros para o ano de 2018 na tabela de compartilhamento, para os beneficiários das guias identificadas no item 1. Essa criação deve ser no cadastro "hrb.beneficiarioCompartRisco - Manutenção Beneficiários Compartilhamento de Risco".
4 - Realizar a exportação das guias criadas no item 2 e enviar para a ANS o arquivo XML. Importante: -Para o programa do monitoramento exportar o beneficiário como "Habitual", é necessário que os registros criados no item 3 tenham seu campo de status atualizado para “confirmado”. Como esse processo é realizado, via sistema, somente através da importação do A200 (respeitando todas as regra do PTU, inclusive a regra que aponta que não é possível realizar um compartilhamento para o passado), é necessário realizar essa atualização do campo via script, para isso a nossa indicação é contatar a FSW para realização desse ajuste.
-Atualmente para o programa do Monitoramento verificar a tabela do compartilhamento, é necessário passar pela carga do processo no programa do Monitoramento TISS. Devido a isso, estamos liberando uma alteração no programa para facilitar esse processo para os clientes. Nos pacotes 12.1.24.4, 12.1.23.12 e 12.1.22.18 será liberada uma versão do Monitoramento TISS, onde o programa irá verificar a tabela do compartilhamento no processo de exportação do XML. Não será necessária efetuar a carga, com isso, entendemos que este processo será facilitado para os clientes. O programa estará disponível no portal no dia 24/05/2019 respeitando o nosso calendário de patches, caso o cliente deseje antecipar a atualização do mesmo, poderá entrar em contato com a FSW para envio antecipado do programa. |