ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Cadastros e Configurações
    1. Empresa - Parâmetro para precificação Automática
    2. Empresa - Controle de Liberação Programação de Preço
    3. Empresa - Exclui programação de Preço - Inicio e Fim
    4. Parâmetros de dias para precificação
    5. Parâmetros para definir a tolerância
  3. Movimentações
    1. Programação automática
      1. Programação Automática;
      2. Programação Automática X Programação Manual;
      3. Programação Automática X Programação Manual (Várias);
      4. Programação Automática X Programação Manual (Sobrepostas)
    2. Parâmetro de dias para Programação de Preço Automática 
    3. Precificação x Tolerância
    4. Gestão de Liberação da programação Preços Automática
    5. Administração de Preço por Grupo de Filiais
  4. Pre-Requisito
  5. Importante
  6. Scripts e tabelas 
    1. Principais Campos e tabelas 


01. VISÃO GERAL

Esse processo tem como objetivo otimizar a Administração de preços, que passará a gerar automaticamente as programações de preço  quando tiver alteração no custo do item. Esse programação será disparada pela rotina de conferencia de mercadorias, seguindo as regras de tolerância de valores e de dias previamente estabelecidas para cálculo de Preço de venda.



02. CADASTRO E CONFIGURAÇÕES

Permitir visualizar, precificar e programar preços para todos os grupos de filiais com uma consulta, Verificar os campos bloqueados e novo campo na Grade de resultados

Parâmetro para precificação Automática

cadastro/Organização/Empresa/Botão:Compras

Para ativar o processo de Precificação automática habilitar o campo Precificação Automática.

Parâmetro - Controla Liberação Programação de Preço

Cadastro/Organização/Empresa/Botão:Compras

Habilitar também os campos: "Controle de Liberação Programação de Preço"  e "Exclui programação de Preço - Inicio e Fim"


Parâmetro de dias para Programação de Preço Automática 

As programações de Preços Automáticas são geradas com a confirmação do processo de Conferência de Mercadorias. 

As Programações Automáticas são geradas somente com Data Inicial ("Datapr") definida. Porém o sistema permite ao usuário definir quando quer o inicio da programação.

Este parâmetro é definido em dias e esta na gerencia de Empresa, na aba Compras.


Parâmetro de Tolerância 

03. MOVIMENTAÇÕES

a. Programação automática

i. Programação Automática Padrão.

O processo é iniciado no momento da Confirmação da Conferencia de mercadorias.

Ao confirmar a Conferência o sistema vai gerar a Programação de Preço Automática onde poderá ser verificada na Tela de Administração de Preços, consultando pela aba Programa

Pontos importantes a destacar do processo:

O Valor do Custo (CUE) é o que foi definido no cadastro de Filial no campo "Filial do Custo de Referencia para Precificação" (Cadastro/Organização/Filial/Botão dados Logísticos/Aba Compras;

O campo "Datapr" é definido pelo parâmetro que esta definido no campo "Qt. Dias Progr Preço" definido na Gerência de Empresa. Se estiver marcado por exemplo com o valor = 1, a programação será definida para o dia seguinte;

No campo "Ocorrência de Precificação" sempre virá carimbado AU = Progr Automática, quando a programação for gerada pelo processo;

O Preço Proposto da Programação corresponde ao "Preço de Tabela", valor inflacionado, conforme a nova regra de precificação pre definida;

A programação vai ser criada em duas cores referente a regra de tolerância aplicada:

  1. AZUL-LIBERADA: Neste status o usuário não precisará de forma obrigatória intervir na programação;
  2. VERMELHA - NÃO LIBERADA: : Neste status o usuário  precisará de forma obrigatória intervir na programação. caso não ajuste e libere a mesma, o Fechamento não executará a alteração de preço;


ii. Programação Automática X Programação Padrão

Neste processo vamos acompanhar o comportamento da programação Automática com programações realizadas manualmente. seguindo a regra solicitada toda programação automática atualizará a data final de qualquer programação manual, pois conforme solicitado o preço de venda gerado pela entrada de mercadoria é o preço de venda padrão

Exemplo.

Posição Inicial de uma programação Manual

Podemos observar que estamos no dia vigente 21/05 e vamos realizar uma entrada de mercadorias onde vai gerar uma programação automática  iniciando em 22/05.

Porém existe uma programação manual (que pode ser uma promoção ou tabloide) entre as datas de 23 a 26/05.

Acessar Administração de Preços, consultar um produto e verificar seu preço atual.

Verificar se existe programações de preços para o item. Informe filial. Podemos observar a programação realizando a entrada do preço promocional (350,21) em 23/05 e o retorno em 27/05 no valor (332,43). 

Vamos realizar uma entrada de mercadoria com data em 21/05.

A nova entrada gerou um novo preço de venda automático seguindo as regras do cálculos (304,98).

Comparando as Programações de preços

Consultar na Administração de preços a programação do produto novamente e comparar com a consulta inicial. Os valores dos preços de vendas das programações de retorno deverão ser alterados.

Estão corretas.

iii. Programação Automática X Programação Manual (Várias);

Acessar Administração de Preços, consultar um produto e verificar seu preço atual.

Executar a Programação Manual do Período 1: 24/05 a 15/05.


Executar a Programação do Período 2: 01/06 a 02/06.

Executar a Programação do Período 3: 06/06 a 07/06.

Verificando as programações manuais, podemos observar que foram gravadas de forma correta. No caso não definimos o tipo de ocorrência de precificação por isso esta em branco.

Realizando a entrada do produto e gerando a programação automática.

Na Administração de Preços, verificando os ajustes nas programações finais de Tabloide, onde foram substituído pela nova programação automática gerada pela nova entrada de mercadorias.

iv. Programação Automática X Programação Manual (Sobrepostas).

Acessar Administração de Preços, consultar um produto e verificar seu preço atual.

Verifique se existe programações de preços.

Criar uma PROMOÇÃO 01 (manual): (17/07 a 27/07).


Criar uma promoção 02, intercalada no período da primeira promoção. PROMOÇÃO 2 (20 e 22/07)

Após a criação da Promoção 2, que sobrepõe 3 dias da promoção 1, o sistema apresenta a seguinte estrutura, onde podemos observar que os dias 23 a 25 que deveriam estar com os preços (1200,41) retornam para o preço (1175,50) de forma padrão

O Gemco não sobrepõe  promoções por isso que no dia 23/07 ao final da promoção sobreposta o sistema retorna para o preço inicial (1175,50).

Como procedimento padrão ajustar estas programações o usuário para manter a promoção inicial com a data final até 26/05, tem que criar duas programações complementares para ajustar a continuidade e retorno da primeira promoção.

Complementar 1:  esta programação complementar e somente com data Inicial completará o período interrompido da primeira promoção que foi sobreposto (23 a 27/07 com valor 1200,41).

Complementar 2: esta programação deverá fixar o retorno do preço padrão ao fim da primeira promoção, que se perdeu por causa da sobreposição de promoções.

Complementar 1: DtProg: 23/07/19, DtProgrFinal 25/07/19, Valor 1200,41.  

Complementar 2: DtProg: 26/07/19, Valor 1175,50.  

Após a criação das programações complementares o fluxo se apresenta da seguinte forma.

Posição Geral das Programações após ajustes padrões

Após a criação de forma adequada de promoções sobrepostas vamos realizar uma entrada de produto para geração programação de preço automático.

Conferencia

Na administração de Preços verificando as programações.

Podemos observar que o sistema de forma adequada ajusta o retorno da ultima promoção que retornará ao preço padrão (840,12) gerado pela entrada de mercadorias


b. Parâmetro de dias para Programação de Preço Automática 

As programações de Preços Automáticas são geradas com a confirmação do processo de Conferência de Mercadorias. 

As Programações Automáticas são geradas somente com Data Inicial ("Datapr") definida. Porém o sistema permite ao usuário definir quando quer o inicio da programação.

Este parâmetro é definido em dias e esta na gerencia de Empresa, na aba Compras.

Exemplo:1

Dia do sistema 03/06/2019, se estiver parametrizado no campo "Qt Dias p/Progr de Preço" o valor 1, o sistema vai gerar a Programação Automática de Preço com o Campo "Datapr" = 04/06/2019.

Exemplo:2

Dia do sistema 03/06/2019, se estiver parametrizado no campo "Qt Dias p/Progr de Preço" o valor 3, o sistema vai gerar a Programação Automática de Preço com o Campo "Datapr" = 06/06/2019.


c. Precificação x Tolerância

O processo de Validação de Tolerância é executado no momento da confirmação da Conferência de Mercadorias. No processo são definidos na entrada do produto, a formação do estoque e a formação do custo.

Neste momento o sistema absorve este novo custo e form ao preço de venda seguindo as novas normas pre estabelecidas. E compara em seguida ao valor do ultimo preço de venda (atual), onde:

> Dentro do range de Tolerância: Quando o sistema identifica que a diferença do novo preço em comparação ao anterior (atual) esta dentro do range de tolerância. a programação de preços automática vai ser gerada com status LIBERADA. Ou seja, a nova programação já fica com status onde o sistema no fechamento vai poder confirmar a programação e realizar a real alteração do preço, para o dia definido. As programações LIBERADAS se apresentam da cor azul 

> Fora do range de Tolerância: Quando o sistema identifica que a diferença do novo preço em comparação ao anterior (atual) esta fora do range de tolerância. a programação de preços automática vai ser gerada com status NÃO LIBERADA. Ou seja, a nova programação já fica com status onde o sistema no fechamento NÃO vai poder confirmar a programação e NÃO vai realizar a  alteração do preço, para o dia definido. As programações NÃO LIBERADAS se apresentam da cor vermelha. 

As programações de Preços Automáticas que estão como NÃO LIBERADAS precisam ser analisadas e poderão ser alteradas o seu status para LIBERADO, para isso é necessário realizar a gestão de Programações.

A Tolerância é definida na Tela de Compras da Gerencia de Empresa.


d. Gestão de Liberação da programação Preços Automática

As programações de preços automáticas NÃO PODEM SER ALTERADAS. Seus valores são fixos. Estas programações somente podem sofrer alterações se também for alterado o Tipo de Ocorrência de AU - prog Automática para outro tipo de Ocorrência de precificação. 

Porém quando elas são criadas em status NÃO LIBERADA, o usuário vai poder liberar a programação após realização de uma analise. lembrando que as programações automáticas são criadas com o status NÃO LIBERADA somente quando seus valores estão fora do Range de tolerância pre estabelecido na gerencia de empresa.

Marque a Programação.

Em seguida pressione no botão lateral "Libera Programação".

e. Administração de Preço por Grupo de Filiais

O processo de Administração de Preço por Grupo de Filiais foi criado para facilitar o usuário a precificar para mais de um grupo de filiais  ao mesmo tempo.

A precificação é realizada neste processo, item a item por Grupos de filial.

Acesse a tela de Administração de preços.

Acesse administração de preços. Habilite o campo "Administração por Grupo de Filiais". Observe se os campos abaixo ficaram desabilitados:
Não atual. si. produto
Não Atual. Desc promocional.
Não Ayual. Preço na Prog
Todas as Embalagens

Informe o item e pressione em CONSULTA. Na grade de itens vão ser disponibilizadas as linhas com os grupos de filiais disponíveis e com os dados do item em cada linha.

A Margem proposta é a rentabilidade do cadastro de produto, porém os encargos  (% Enc) varia por grupo de filial, referente regras fiscais de estado para estado.

Os valores de encargos e despesas utilizados na precificação na Administração de Preços por Grupos de filiais são baseados no cadastro da filial forte de referencia associada ao grupo de filial.

No campo Margem Proposta a Vista informe o mesmo valor de margem para todos os grupos.

Para conferir as alterações por grupo Acesse por grupo de filiais, informe o Item e verifique se a margem atual corresponde com a marcada na alteração anterior. (10%)

04. PRE-REQUISITO

ProdutoVersão
Gemco ImplementVersão: 120.0.0-SP27.00.14


05. IMPORTANTE

  • Para Administração de Preços por Grupos de filiais deverá ter uma filial Forte de referencia associada a cada grupo de filial. Está filial forte é referencia para os valores de encargos e despesas utilizados na precificação.
    • A filial forte NÃO DEVE estar cadastrada em mais de um grupo de Filial.
  • Alguns processos serão bloqueados quando a opção "Administração Grupos Filiais" estiver habilitada e nesses casos o procedimento é usar conforme padrão atual "por filial". Exemplos de funcionalidades que serão bloqueadas para Grupo de Filiais: Botões: Situação do Produto, Atualiza Programação, Atualiza Ocorrência Precificação.


06. SCRIPTS CRIADOS OU ALTERADOS 

  • Principais Campos e tabelas

    ScriptDescrição
    IPL190056CRIAR E TRATAR PROGRAMAÇÕES DE PREÇO DE TABELA
    IPL190057PREÇO AUTOMÁTICO CALCULADO NA ENTRADA DE FORNECEDOR'
    IPL190058LIBERA PREÇO PROGRAMAÇÃO 
    IPL190062QUANTIDADE DE DIAS PARA PROGRAMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA