Função Otimizador de Performance
Objetivo
Ativar/Desativar uma série de gatilhos de Dicionário de Dados, melhorando a performance do produto.
Programa
BTB919ZC
Pré-Requisitos
Não há pré-requisitos para a execução dessa função.
Visão Geral
Essa função melhora a performance do ambiente no que se refere ao uso de gatilhos de dicionário. Com a execução desse programa, são habilitados os gatilhos que possuem códigos e desabilitados os gatilhos que não estejam sendo utilizados.
Importante:
Todos os programas do produto devem estar atualizados para garantir o perfeito funcionamento após a execução deste procedimento.
Caso esteja sendo utilizada a funcionalidade de Bancos Históricos, os mesmos devem estar conectados.
Caso a licença do Progress seja FULL, será feita a atualização do dicionário automaticamente e algumas regras devem ser respeitadas:
a) Em ambientes com DataServer Oracle, verifique para que o Schema Holder esteja conectado em modo monousuário e não esteja como Read Only (-RO).
b) Este procedimento somente poderá ser executado em mono-usuário ou com apenas um usuário conectado ao servidor de banco de dados do Datasul.
c) Após a execução do Otimizador de Performance, é necessário reiniciar a sessão do Datasul.
Caso a licença do PROGRESS não seja FULL:
a) Serão gerados arquivos .DFs no diretório temporário da sessão (abaixo da pasta OP).
b) Após a execução do Otimizador de Performance, é necessário aplicar as atualizações de dicionário (.DFs) seguindo os mesmos procedimentos de uma atualização de dicionário padrão do produto.
Descrição
Com a confirmação da execução do Otimizador de Performance são atualizadas todas as tabelas dos bancos de dados do produto ou gerado os .DFs dependendo da licença Progress utilizada.
Importante:
• O programa de inicialização do produto executa o programa de otimização de performance de forma automática. Caso a licença do Progress não seja FULL, atentar para os DFs gerados e que devem ser aplicados após a conclusão da inicialização.
• O programa de Otimização de Performance – BTB919ZA disparado na inicialização do produto, não possui o tratamento de segurança no programa fonte, pois quando executado a inicialização ainda não existe a segurança implantada, portanto não se consegue atribuir ou retirar permissões de execução para este programa.
• A otimização de performance é conseguida se eliminando todas as triggers desnecessárias, que não estão sendo usadas no banco de dados.
• A otimização de performance é conseguida se eliminando todas as triggers desnecessárias, que não estão sendo usadas no banco de dados.