Árvore de páginas


CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Indenização é a reparação devida ao segurado, seja de uma avaria, perda ou roubo de carga, a qual será paga em dinheiro ou em reposição do bem. 

Esta rotina permite controlar os registros de indenizações geradas ao embarcador da carga, podendo autorizar, ou não, o seu pagamento. 

Esta opção é atualizada automaticamente pelos registros de ocorrências de viagens do tipo Gera Indenização (em Registro de Ocorrências) e pelo encerramento das pendências com o status Indenização Solicitada (em Registro de Pendências).

Registro de Ocorrências (TMSA360) é utilizado para apontar os sinistros ocorridos com a mercadoria durante o transporte que devem gerar indenização.

Para tratar casos em que não haverá o pagamento da indenização, como, por exemplo, em situação de extravio de mercadoria que, posteriormente, foi encontrada, podem ser utilizadas as opções:

  1.  Encerramento do registro de indenização;
  2.  Estorno do encerramento do registro de indenização.

IMPORTANTE!

  • Quando autorizado, o pagamento do registro de indenização, será gerado, em Contas a Pagar, um título com o valor a ser pago.
  • O parâmetro MV_TMSFATU permite que, na geração de um título a pagar, seja considerada a filial atual ao invés da filial que consta no registro de indenizações.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Efetuar a Manutenção dos Registros de Indenizações

  1.  No SIGATMS, clique em Atualizações > Seguro > Registro de Indenização.

  2.  Na tela Registro de Indenização, posicione sobre o registro desejado e clique em Alterar.

  3.  É apresentada a tela Registro de Indenizações - Alterar, que é dividida em:

    1. Cabeçalho: nesta área, são apresentados os dados da ocorrência que gerou o registro (filial, data, hora, ramo de seguro, viagem, ocorrência, motivo, etc.) e os dados relacionados à indenização (número do registro de indenização, número do processo, entre outros).

    2. Itens: nesta área, são apresentados os dados relacionados à indenização, tais como: status da indenização (em aberto, pagamento autorizado, encerrado), status do reembolso (em aberto, solicitado, reembolsado, sem reembolso), documento, cliente, quantidade do documento, quantidade da ocorrência, percentual de seguro do cliente, valor da carga, valor do prejuízo com base no percentual de seguro do cliente, valor a indenizar, data de vencimento da indenização, número do certificado de vistoria, entre outros.

    3. Rodapé: exibe os valores totais relacionados à indenização, tais como: total da carga, total indenização, total indenizado, saldo a indenizar, entre outros.

  4.  O Sistema permite alterar apenas alguns campos dos Itens. São eles: código do cliente, valor do prejuízo, data de vencimento da indenização e certificado de vistoria.

  5.  Posicione sobre a área Itens e preencha os dados como por exemplo o campo Vl.Prejuizo com o valor a ser pago ao cliente.

  6.  No campo Certif.Vist, informe o número do certificado de vistoria da indenização. 

  7.  No campo Data Vencto, informe a data de vencimento da indenização. 

  8.  Para verificar os detalhes da viagem de transporte, clique em Viagem ou pressione a tecla F4.

  9.  Confira os dados e confirme.

  10.  Após salvar os dados, o campo Vl.Indenizar é atualizado automaticamente.

Autorizar o Pagamento da Indenização

  1.  Na tela Registro de Indenização, posicione o cursor sobre o registro desejado e clique em Autoriza Pagto.

  2.  Na sequência é apresentada a tela Registro de Indenizações - Autoriza Pagto, que é dividida em:

    1. Cabeçalho: são apresentados os dados da ocorrência que gerou o registro (filial, data, hora, ramo de seguro, viagem, ocorrência, motivo, etc.) e os dados relacionados à indenização (número do registro de indenização, número do processo, entre outros).

    2. Itens: são apresentados os dados relacionados à indenização, tais como: status da indenização (em aberto, pagamento autorizado, encerrado), status do reembolso (em aberto, solicitado, reembolsado, sem reembolso), autoriza pagamento, documento, cliente, quantidade do documento, quantidade da ocorrência, percentual de seguro do cliente, valor da carga, valor do prejuízo com base no percentual de seguro do cliente, valor a indenizar, data de vencimento da indenização, número do certificado de vistoria, entre outros.

    3. Rodapé: apresenta os valores totais relacionados à indenização, tais como: total da carga, total indenização, total indenizado, saldo a indenizar, entre outros.

  3.  Em Cabeçalho, informe o número do processo.

  4.  Em Itens, altere o conteúdo do campo Autoriza Pag. para Sim e informe a data de vencimento da indenização.

  5.  É possível ainda alterar o valor do prejuízo (o valor que será indenizado).

  6.  Para verificar os detalhes da viagem de transporte, clique em Viagem ou pressione a tecla F4.

  7.  Confira os dados e confirme.

  8.  Ao confirmar a autorização do pagamento da indenização, é gerado, no Contas a Pagar, um título com o valor a ser pago conforme os dados informados na manutenção do registro. O registro de indenização será apresentando com o status Pagamento Autorizado.

Estornar a Autorização de Pagamento da Indenização

  1.  Na tela Registro de Indenização, posicione o cursor sobre o registro desejado e clique em Estorna Pagto.

  2.  Na sequência é apresentada a tela Registro de Indenizações - Estornar Pagto, que é dividida em:

    1. Cabeçalho: nesta área, são apresentados os dados da ocorrência que gerou o registro (filial, data, hora, ramo de seguro, viagem, ocorrência, motivo, etc.) e os dados relacionados à indenização (número do registro de indenização, número do processo, etc).

    2. Itens: nesta área, são apresentados os dados relacionados à indenização, tais como: estorna, status da indenização (em aberto, pagamento autorizado, encerrado), status do reembolso (em aberto, solicitado, reembolsado, sem reembolso), documento, cliente, quantidade do documento, quantidade da ocorrência, percentual de seguro do cliente, valor da carga, valor do prejuízo com base no percentual de seguro do cliente, valor a indenizar, data de vencimento da indenização, número do certificado de vistoria, entre outros.

    3. Rodapé: exibe os valores totais relacionados à indenização, tais como: total da carga, total indenização, total indenizado, saldo a indenizar, entre outros.

  3.  Em Itens, altere o conteúdo do campo Estorna para Sim.

  4.  Para verificar os detalhes da viagem de transporte, clique em Viagem ou pressione a tecla F4.

  5.  Confira os dados e confirme.

  6.  Ao confirmar o estorno do pagamento da indenização, é excluído o título gerado no Contas a Pagar referente a indenização, alterando o status do registro de indenização para Em aberto.

Encerrar os Registros de Indenizações de Acordo Com o Status Financeiro

  1.  Na tela Registro de Indenização, clique em Status Financeiro.

  2.  Na sequência é apresentada uma tela indicando o objetivo da rotina.

  3.  Clique em OK para confirmar o processamento.

  4.  Após a confirmação, o Sistema apresenta uma mensagem de alerta informando o total de títulos baixados relacionados às indenizações.

  5.  Se o total de títulos baixados for diferente de 0 (zero) significa que foram pagos títulos referentes as indenizações, encerrando os respectivos registros.

Encerrar o Registro de Indenização

  1.  Na tela Registro de Indenização, selecione o registro desejado e clique em Encerrar.

  2.  Na sequência é apresentada uma tela para o encerramento do registro de indenização.

  3.  No campo Motivo.,informe uma justificativa para o encerramento em questão.

  4.  Confira os dados e confirme.

  5.  Observe que o status deste registro permanecerá como Encerrado - Não Indenizado.

Estornar o Encerramento do Registro de Indenização

  1.  Na tela Registro de Indenização, selecione o registro encerrado e clique em Estornar Encerr.

  2.  Na sequência é apresentada a tela para estorno do encerramento.

  3.  Confirme a operação.

  4.  Observe que o registro de indenização retorna para o Status Em aberto.

03. TELA PARÂMETROS

Principais Campos e Parâmetros

ParâmetroDescrição
MV_TMSFATU

Geração de títulos a partir de um registro de indenização assumindo a filial do campo DUB_FILRID. 

Permite que, na geração de um título a pagar, seja considerada a filial atual ao invés da que consta no registro de indenização.

  • T - considera a filial cadastrada no registro de indenização.
  • F - não considera a filial cadastrada no registro de indenização.

04. TELA REGISTRO DE INDENIZAÇÕES

Outras Ações / Ações Relacionadas

Ação

Descrição

Alterar

Permite acessar a tela Registro de Indenizações - Alterar, na qual é possível efetuar a alteração dos dados do registro de indenização, desde que o seu Status seja Em aberto.

Visualizar

Permite acessar a tela Registro de Indenizações - Visualizar, na qual podem ser visualizados os dados do registro de indenização selecionado.

Outras Ações > Autoriza Pagto

Permite acessar a tela Registro de Indenizações - Autoriza Pagto, na qual é possível autorizar o pagamento da indenização que esteja com o Status Em aberto, gerando um título com o valor a ser pago no Contas a Pagar (FINA050).

Para que seja gerado um título no Contas a Pagar, o credor deve estar devidamente cadastrado no Cadastro de Fornecedores ressaltando que são imprescindíveis (além dos campos obrigatórios) as seguintes informações: Banco, Agência, Conta, Condição de pagamento, Número de INSS (para Pessoa Física).

Outras Ações > Estorna Pagto

Permite acessar a tela Registro de Indenizações - Estornar Pagto, na qual é possível estornar a autorização do pagamento de indenizações, excluindo, o título gerado para a indenização.no Contas a Pagar (FINA050).

Somente podem ser estornadas as autorizações de pagamento com Status igual a Pagamento Autorizado.

Outras Ações > Status Financeiro

Permite acessar uma tela na qual é possível alterar os status dos registros de indenizações pagos para Encerrados.

Durante a execução deste processo será verificado se os títulos relacionados com as indenizações já foram baixados (pagos).

Outras Ações > Encerrar

Permite acessar uma tela na qual é possível encerrar o registro de indenização que estiver com o Status Em aberto.

Ao clicar em Encerrar serão apresentados os dados do registro de indenização e somente o campo Motivo estará habilitado para inclusão de informações.  Neste campo deve ser informado o motivo pelo qual o encerramento foi efetuado.

Após confirmar o encerramento é possível verificar, por intermédio da visualização do registro, a data de encerramento e o usuário que o realizou.

Outras Ações > Estornar Encerr.

Permite acessar uma tela na qual é possível desfazer o encerramento de um registro não indenizado.

Este processo descarta a observação realizada no momento do encerramento, no campo Motivo, e excluirá as informações referentes a data de encerramento e usuário responsável.

Outras Ações > Legenda

Apresenta a legenda indicando o status dos registros de indenizações: 

05. TABELAS UTILIZADAS

  • DUB - Registro de Indenização
  • DT2 - Tabela de Ocorrências
  • DTQ - Viagem
  • SA1 - Cadastro de Clientes

06. ASSUNTOS RELACIONADOS