Páginas filhas
  • DT Controle de inspeção de aviamentos

Tempo aproximado para leitura: 30 min


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Virtual Age
Segmento:Moda
Módulo:Industrial
Função:Permitir realizar controle de inspeção de aviamentos.
Ticket:3860341
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVAIND-1675, DVAIND-1676, DVAIND-1205


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

O cliente efetua a compra de aviamentos (rendas, elásticos) que precisam ser inspecionados para o controle de qualidade, porém para estes produtos não existe o controle de item de lote e a inspeção desses materiais pode demorar dias, pois em alguns testes os materiais precisam ser costurados, lavados e secados. Como todo esse processo as vezes é muito lento e a nota não pode ficar parada, então é realizada a entrada da nota fiscal no sistema, porém ao realizar esse processo o saldo dos materiais ficará disponível para ser utilizado na produção, mas fisicamente o material ainda estará em processo de inspeção e testes. 

03. SOLUÇÃO

Foi desenvolvido um processo para a inspeção das quantidades desses materiais semelhante ao realizado com os produtos de lote, porém sem a criação e controle dos itens de lote. Dessa forma ao realizar a entrada da nota no sistema deverá enviar os materiais para o saldo de Inspeção e essa quantidade não ficará disponível para ser utilizada na produção até que seja inspecionada.


Foi criado o parâmetro DS_LST_CLAS_INSP_AVI para informar as classificações de produto que terão o saldo transferido para inspeção e ao realizar uma entrada de produto e este produto possuir a classificação do parâmetro e possuir a operação no parâmetro CD_OPER_ENT_INSPECAO, o sistema fará a transferência o saldo do produto para o saldo da operação.


Imagem 01 - No componente ADMFM014 , informar o parâmetro criado DS_LST_CLAS_INSP_AVI, clicar duas vezes no campo "Valor parâmetro", para abrir o ADMFM060 e selecionar as classificações desejadas.


Imagem 02 - No componente ADMFM014, no parâmetro CD_OPER_ENT_INSPECAO informar a operação que será utilizada na transferência de saldo.


Imagem 03 - No componente PRDFM057, configurar para o produto pelo menos uma das classificações informadas no parâmetro.


Imagem 04 - No componente TRAFM050, gerar uma transação de entrada informando o produto que possui a classificação para movimentar o saldo para inspeção.


Imagem 05 - Na imagem acima, podemos observar que o produto teve movimentação para o mesmo saldo da operação do parâmetro de inspeção.


Imagem 06 - Na imagem acima, podemos observar que para o produto que não possui configuração para a classificação informada no parâmetro, terá a movimentação de saldo de acordo com o saldo da operação cadastrada na transação.

Foi desenvolvido o componente QLDFP044,onde este novo componente terá a funcionalidade de consultar uma nota fiscal e listar seus itens para realizar inspeção. Para que seja possível efetuar o processo de inspeção o item deve estar marcado o campo “Inspeção”. Porém, para que o campo venha marcado, o produto deve ter a classificação informada no parâmetro “DS_LST_CLAS_INSP_AVI” e o produto não pode ser de lote.

Caso o campo “Inspeção” estiver marcado, o botão “Inspeção” localizado ao rodapé ficará habilitado para realizar a inspeção,caso contrário este botão ficará desabilitado e não será permitido realizar inspeção. Para cada item ao realizar a inspeção, será apresentado ao frame “Inspeção” as inspeções realizadas e para a coluna “Inspecionado”, localizado na área “Item nota fiscal”, apresentará a soma das quantidades das inspeções realizadas para o item.


Imagem 01 - Na imagem acima, podemos observar o componente QLDFP044, onde ao informar uma fatura, serão apresentados todos os itens referente a mesma.


Imagem 02 - Na imagem acima, podemos observar que para os produtos selecionados o campo da coluna "Inspeção", é devido esses produtos não serem de lote e possuírem a classificação no parâmetro "DS_LST_CLAS_INSP_AVI", desta maneira será habilitado o botão "Inspeção".


Imagem 03 - Na imagem acima, podemos observar que para os produtos selecionados o campo da coluna "Inspeção", está desmarcado devido esses produtos serem de lote ou não possuir a classificação informada no parâmetro "DS_LST_CLAS_INSP_AVI", desta maneira será desabilitado o botão "Inspeção".


Imagem 04 - No componente QLDFP044, caso o produto estiver com a coluna "Inspeção" marcada e acionar o botão "Inspeção", será chamado o componente QLDFP045 para realizar a inspeção.


Imagem 05 - Após realizar a inspeção pelo componente QLDFP045, retornará ao componente QLDFP044 e será apresentado a inspeção realizada no frame "Inspeção", com seus respectivos dados e na coluna "Quantidade inspecionado" na área "Item nota fiscal", apresentará a soma das inspeções realizadas.


Imagem 06 - Na imagem acima, podemos observar que para o produto do item 1, foram realizadas várias inspeções e a quantidade dessas foram apresentadas na coluna "Quantidade inspecionado", localizado na área "Item nota fiscal".

No processo de entrada de produtos pela transação foi implementada a leitura do parâmetro DS_LST_CLAS_INSP_AVI para que o produto que não seja de lote e tenha sua classificação configurada, entre para o saldo de inspeção, desta forma será possível inspecionar qualquer tipo de produto do sistema.


Imagem 01 - Verificamos a configuração do parâmetro DS_LST_CLAS_INSP_AVI.


Imagem 02 - No componente QLDFP044 é possível verificar os produtos que estão habilitados para efetuar a inspeção, a classificação desses produtos esta configurada no parâmetro DS_LST_CLAS_INSP_AVI.


Imagem 03 - No QLDFP045 é possível informar a quantidade do produto que será inspecionada, bem como as operações de entrada e saída que serão gravadas na transação, também é possível informar uma observação para a inspeção.


Imagem 04 - Após a aprovação, será gerado um registro no QLDFP044 com a quantidade aprovada/reprovada na inspeção.


Imagem 05 - Movimentação no kardex do saldo de inspeção.


Imagem 06 - Movimento no kardex do saldo físico.


Imagem 07 - No componente QLDFP045 é possível reprovar a quantidade de entrada de um produto, neste caso será efetuada uma saída do saldo de inspeção para gerar a nota de devolução ao fornecedor.


Imagem 08 - Movimentação no kardex do saldo de inspeção após reprovar a quantidade de entrada do produto.