Conhecendo a Avaliação de Desempenho
O que é?
A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta na gestão de pessoas e corresponde a uma apreciação sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que a pessoa realiza, das metas e dos resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
O ponto central desse processo é o desempenho profissional do avaliado naquela função ou tarefa que lhe foi atribuída, no período considerado, e como esse desempenho afetou o cumprimento da missão da organização.
Objetivos
Quando bem aplicada, essa ferramenta pode ser um ótimo meio para se identificar problemas de supervisão e gerência, de integração entre as pessoas com a organização, de adequação do profissional ao cargo, de localização de possíveis carências de treinamento, entre outros.
Para possibilitar que um colaborador aperfeiçoe suas competências por meio de um processo avaliativo, é fundamental que o avaliador seja específico e mencione os fatos, ou seja, descreva tudo aquilo que o profissional não está acertando, comparando sua ação com aquilo que a empresa esperava que ele o fizesse.
Por outro lado, é também muito importante que o gestor de RH da organização tenha mapeados os procedimentos, condutas e resultados que se espera de cada posto de trabalho e consiga traduzi-los em competências, que devem ser disponibilizadas a todos da organização.
Aplicações
A avaliação de desempenho tem várias aplicações e propósito, tais como:
1 – Processos de agregar pessoas. A avaliação de desempenho funciona como insumo para o dicionário de competências e para o planejamento de RH.
2- Processos de aplicar pessoas. Proporciona informações sobre como as pessoas estão integradas e identificadas com suas funções e tarefas.
3- Processos de recompensar pessoas. Indica se as pessoas estão sendo motivadas e recompensadas pela organização.
4- Processos de desenvolver pessoas. Indicam os pontos fortes e fracos de cada funcionário, quais os funcionários que necessitam de treinamento e quais os resultados dos programas de treinamento.
5 – Processos de manter pessoas. Indica o desempenho e os resultados alcançados pela pessoa.
6 – Processos de monitorar pessoas. Proporciona feedback às pessoas a respeito de seu desenvolvimento.
Quais são os benefícios para os gestores e suas equipes
Os integrantes da equipe serão beneficiados com uma orientação mais segura de seu superior imediato em relação ao seu desenvolvimento profissional. Isso acontecerá no dia-a-dia, naturalmente, sem necessidade de feedback formal programado. O gestor (ex.:diretor, gerente, supervisor) conseguirá ver com mais clareza os pontos que necessitam de sua atenção em relação ao seu estilo e forma de "gerenciar pessoas".
O gestor terá uma visão de planejamento de longo prazo das necessidades de sua área em termos de competências e potencial humano. Terá também um discernimento melhor para decisões relacionadas com aumentos de salário por mérito, equiparações salariais, promoções, treinamento e desenvolvimento, contratações e outros assuntos relacionados com gestão de pessoas.
Benefícios para a empresa (quando o sistema for aplicado na empresa)
A área de Recursos Humanos terá uma visão do perfil dos profissionais avaliados, na percepção dos seus principais líderes, bem como das necessidades dos funcionários e dos gestores, em termos de treinamento e desenvolvimento. A alta direção da empresa terá informações importantes sobre aspectos que afetam diretamente a vitalidade da organização e terá condições de fazer os ajustes necessários em seus planos estratégicos.
O sistema foi desenhado para ser de fácil utilização e não tomar muito tempo dos diretores, gerentes, coordenadores e supervisores, como avaliadores.
O exercício da avaliação ajudará esses profissionais a melhorar o seu senso crítico em relação à gestão de pessoas e os resultados da Empresa.
Veja Também |