Páginas filhas
  • 4840130 DVAFIN-2293 DT Sugestão de número de fatura diferente quando já existente no sistema.

Tempo aproximado para leitura: 15 min


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Virtual Age
Segmento:Moda
Módulo:Financeiro
Função:TRAFM066 - Recebimento de transação de venda
Ticket:#4840130
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVAFIN-2293


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

No componente (TRAFM066 - Recebimento de transação de venda), quando o usuário efetua o recebimento da transação, e tecla F6, o sistema sugere o parcelamento pela nota, utilizando o número da fatura da nota para geração da fatura parcelada. Assim gerando o financeiro com esta numeração. O problema é que o sistema não estava verificando se a numeração já existia no financeiro, desta forma, a fatura gerada pela transação, iniciava da parcela 2, já que o sistema tinha aquele mesmo código de fatura na parcela 1. Isto fazia com que ocorressem erro de rejeição na SEFAZ.

03. SOLUÇÃO

No processo de recebimento da transação, quando o sistema sugerir um número de nota, e o cliente desejar utilizar o botão "F6 Parcela p/N.F", o sistema irá verificar se a numeração já existe no financeiro e caso exista, o sistema incluirá na frente do código da fatura o valor 001. E caso existam faturas contendo o mesmo final "001", sistema tentará incluir a fatura somando a ultima casa deste código. Por exemplo, se eu obter no sistema faturas com o código 100, 100001, 100002 e a minha próxima sequência no faturamento seja 100. Caso o usuário utilize o botão parcelamento N.F, sistema irá sugerir o código 100003. Veja que, primeiro ele tentou incluir o código "100", como já existe, sistema tentou incluir o "100001", como já existia, sistema tentou incluir o código "100002" e como já existia, conseguiu incluir como nova a fatura "100003".

Imagem 1 - Na imagem acima, antes da correção, como podemos observar, efetuamos o lançamento de uma transação para o cliente 1501. Este cliente já possui uma fatura manual que foi lançada com o código 326. No momento do recebimento, utilizamos o botão "F6 Parcela p/N.F" para realizar o parcelamento, e veja que o número que sistema sugeriu é o mesmo da nota fiscal 326. Mas dentro do financeiro este código já existe. Desta maneira, finalizaremos o procedimento de transação e sistema, ao invés, de lançar uma nova fatura, acrescentará parcelas a mais na fatura 326, relacionados a esta nova transação.


Imagem 2 - Na imagem acima, como pode-se observar, ao consultar a fatura 326, agora vemos que ela possui 2 parcelas, uma do lançamento manual e uma vinda da transação. Este processo estava ocasionando erros fiscais, por enviar dados contendo uma unica parcela mas iniciando da parcela 2.


Após correção efetuamos um novo teste, agora fizemos o lançamento de uma fatura com o código 327 manualmente e após isto, efetuamos novo lançamento de uma transação.

Imagem 3 - Na imagem acima, como pode-se observar, ao clicar no botão parcela N.F, o sistema sugeriu como código de fatura no parcelamento o código 327001. Isto porque ele no padrão, iria sugerir o código 327, que se refere ao mesmo número da nota, mas como no sistema já existe este mesmo número no financeiro, o componente acrescentou o código 001 a frente do número, permitindo assim, que a fatura inicie da parcela 1 corretamente, quando finalizado esta transação.

Imagem 4 - Na imagem acima, como podemos observar, fatura foi lançada corretamente com o código 327001 iniciando da parcela 1 a fatura gerada.


Existe ainda a possibilidade de haver o mesmo número de fatura, mesmo sugerindo o código da nota + 001. Então foi realizado operação para sempre acrescentar um valor a mais, caso sistema encontre a fatura com o mesmo código.

No exemplo abaixo, levando em consideração que a sequência dentro do componente de transação é a 328, para geração da nota. Efetuamos o lançamento manual da fatura 328, 328001 e 328002, para o cliente 1501. Ou seja, sistema tentará efetuar o lançamento da primeira fatura e não conseguindo, tentará acrescentar no ultimo valor adição de + 1, até que encontre um valor valido e que não esteja sendo usado.

Imagem 5 - Na imagem acima, como mencionado anteriormente, na tentativa de encontrar um código valido, após utilização do botão "F6 Parcela p/N.F", sistema sugeriu o número da fatura 328003. Porque os valores 328, 328001 e 328002 ele já havia encontrado no sistema, para este cliente.


Imagem 7 - Na imagem acima, após finalizado procedimento de transação, sistema efetuou o lançamento da fatura 328003 corretamente, iniciado a fatura da primeira parcela.

Imagem 1 - Na imagem acima, efetuamos o lançamento de uma transação para o cliente 1501, e utilizamos desta vez, o botão "PARCELAMENTO". Dentro desta opção, sistema sugere também o código da nota para geração da fatura. Mas como já existe o código 330 para o cliente 1501. Sistema sugeriu o código 330001.

Deve-se levar em consideração, que o campo de "Documento" é editável, ou seja, o usuário consegue fazer a alteração; Mas mesmo tentando incluir manualmente o código 330, ao sair do campo de documento, sistema ira carregar o código correto 330001.

Imagem 2 - Na imagem acima, após realizar o parcelamento em 3x da fatura 330001, sistema retornou ao componente TRAFM066, com os dados da fatura para serem gerados.

Imagem 3 - Na imagem acima, como podemos observar, ao finalizar o procedimento de venda, o sistema efetivou o lançamento da fatura 330001 corretamente parcelada em 3x e iniciando-se a partir da parcela 1.

Não necessariamente dentro do componente TRAFM067, eu prefira utilizar o mesmo código da nota. Então caso o usuário manualmente tente incluir um código de fatura que já exista, o sistema se comportará da mesma maneira de agora em diante.

No procedimento padrão de recebimento de transação no TRAFM066, quando o usuário informava o valor manualmente e selecionava o tipo de documento fatura, sistema sugeria o mesmo código de nota, sem validar se a fatura já existia no sistema. Agora o sistema fará a validação, e mesmo o usuário informando manualmente o valor e documento, ao receber foco no campo de numero de documento, sistema fará a verificação e ira alterar a sugestão de código de fatura para um valor valido.

Imagem 1 - Na imagem acima, como podemos observar, sem a utilização dos botões de parcelamento, informamos manualmente os valores das parcelas, e selecionamos o tipo de documento fatura, ao teclar tab, o sistema sugeriu o código 332001. Isto porque no sistema, já existe o código 332 em alguma fatura do cliente 131313.

Imagem 2 - Na imagem acima, como podemos observar, a fatura foi gerada corretamente com o código sugerido.

04. DEMAIS INFORMAÇÕES

IMPORTANTE!

Dentro do componente de recebimento de transação, o sistema trabalha com as sugestões de valores validos, para que não ocorra problemas de geração de segunda parcela, onde os códigos de faturas já existam. Mas existe a possibilidade do usuário insistir e informar o código incorreto manualmente. Desta maneira, não terá como sistema gerar os documentos da maneira correta. Então vale informar que sempre seja utilizado o processo automático de sugestão, para que as faturas sejam geradas corretamente, de acordo com cada transação lançada.