Árvore de páginas

Sempre que algum parâmetro da base origem for atualizado os passos a seguir devem ser executados:

Utilizar esse processo para replicar a parametrização já homologada no ambiente de testes para o ambiente a ser preparado para produção. Na descrição abaixo, os ambientes serão chamados de ORIGEM e DESTINO:


  1. Garantir que os dois ambientes (ORIGEM e DESTINO) encontram-se na mesma versão do TOTVS12.
  2. Garantir que toda a parametrização está homologada no ambiente de ORIGEM.
  3. Garantir que os DEPARAs do EMS5 e GPS estão homologados no ambiente de ORIGEM.
  4. Garantir que a tabela TM_TABELAS_EMS5_GP está atualizada no ambiente DESTINO.
  5. Configurar DATABASE LINKS no ambiente DESTINO para leitura dos dados do ambiente ORIGEM:
  6. No exemplo, o nome do DATABASE LINK é DB_GP_TREINA → aponta para o owner GP do ambiente ORIGEM):

    drop public database link TOTVS_HML_PROD;
    create public database link TOTVS_HML_PROD connect to UNICOOGPS identified by unicoogps using '(DESCRIPTION = (ADDRESS_LIST = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 10.102.0.67)(PORT = 1521)))(CONNECT_DATA = (SERVICE_NAME = totvshml)))';
  7. Executar através do PL/SQL o processo PCK_UNICOOGPS.P_COMANDOS_ESPELHAR_PARAMETROS (pode demorar alguns minutos).
  8. O resultado será o script de criação da procedure P_ESPELHAR_PARAMETROS, que estará na aba Output do PL/SQL.
  9. Copiar o script, colar em uma nova SQL Window e executá-lo. Obs: essa ação ainda não vai executar a cópia das tabelas, apenas a criação da procedure (pode demorar alguns minutos)

.

Caso os seus DATABASE LINKs tenham sido criados com nomes diferentes, atualizar na procedure PCK_UNICOOGPS.P_COMANDOS_ESPELHAR_PARAMETROS e recompilar a PCK pelo PL/SQL (a imagem ilustra apenas um exemplo. Os nomes dos DATABASE LINKs devem ser ajustados em todos os pontos em que aparecerem nessa procedure):

Os processos descritos abaixo podem ser executados quantas vezes necessário. Caso não ocorra alterações de parâmetros na base origem não há necessidade de realizar novamente o processo anterior. Pode-se realizar diretamente este processo:

  1. Após a procedure P_ESPELHAR_PARAMETROS estar criada, pode ser executada de duas formas:
    1. Diretamente pelo PL/SQL: abrir nova SQL Window e executar conforme o exemplo ao lado (poderá demorar alguns minutos).
    2. Executar o processo pelo Jenkins: executar o processo 'Espelhar_Parametros_de_outro_ambiente' seguindo as instruções da tela.
  2. Ao final, o conteúdo de todas as tabelas cadastradas em TM_TABELAS_EMS5_GP como PARAMETRO ou PAR_MIG terá sido copiado do ambiente ORIGEM para DESTINO.
  3. A animação ao lado ilustra o processo:

Ajuste necessários após replicar os parâmetros

    1. Ajustes em tabelas
      1. Algumas tabelas demandam atenção especial nesse processo, podendo necessitar de ajuste manual:

      2. Tabela de Unidades (UNIMED): caso tenham sido criados registros associados a operadoras que não sejam Unimed (codigo do emitente fora do intervalo 1 a 999), o Cliente (do EMS5) pode ter sido criado com codificação diferente, portanto deve ser ajustado manualmente nesse cadastro o campo UNIMED.COD_EMITENTE.


    2. Inicialização de sequences
      1. As sequences padrões, associadas ao Schema Holder, são ajustadas automaticamente pelo processo. Já as sequences de regra de negócio, que são tratadas inclusive nos programas Progress, são atualizadas pela procedure PCK_UNICOOGPS.P_ACERTA_SEQUENCES, que é chamada automaticamente ao final da replicação de parâmetros.

        1. Atenção: para que a inicialização das sequences ocorra corretamente, é fundamental que a tabela TM_SEQUENCES esteja atualizada com a relação de sequences x campo de controle;
  • Sem rótulos