Árvore de páginas

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Opções da Rotina
  3. Exemplos
  4. Demais Informações
  5. Tabelas Utilizadas
  6. Assuntos Relacionados

01. VISÃO GERAL

Esta rotina calcula o custo de reposição atualizando o campo "Custo Stand." (B1_CUSTD) no Cadastro de Produtos, baseado em qualquer das cinco moedas do sistema, considerando a taxa de referência diária ou mensal. O cálculo pode ser efetuado:
- A partir do último preço de compra do produto;
- A partir do último custo de compra do produto;
- A partir da estrutura de montagem do mesmo.

O campo “Custo Stand.” (B1_CUSTD), no Cadastro de Produto, é gravado logo após o processamento da rotina “Custo de Reposição” (MATA320). Para a geração do Custo Standard de um produto é necessário que, na nota de entrada do produto, se utilize um TES configurado com o campo "Atualiza Preço de Compra" (F4_UPRC) como “SIM”, após isso, basta acessar à rotina MATA320 para geração do Custo Standard.

Na tela de parametrização da rotina MATA320, a pergunta "Calcular os custos por?" contém as seguintes opções:
- Ult Prec Compra: O sistema grava o valor do último preço de compra no campo "Último preço de compra" (B1_UPRC) no cadastro do produto;
- Estrutura: O sistema grava o valor do “Custo Stand.” (B1_CUSTD) da Matéria Prima nos Produtos Intermediários e Produtos Acabados da estrutura;
- Ult Cust Compra: O sistema grava o valor do último custo de compra, campos "Custo Moe 1" (D1_CUSTO) e  "Vlr.Total" (D1_TOTAL), no campo “Custo Stand.” (B1_CUSTD) no cadastro do produto.

No caso do cálculo por último preço de compra, os campos do cadastro de produtos, relativos aos cálculos de imposto, serão considerados para cálculos do Custo Standard.

02. OPÇÕES DA ROTINA

Ao acessar a página principal da rotina via módulo SIGAEST, menu Miscelanea → Cálculos → Custo de Reposição, estão disponíveis as seguintes opções:

    Permite a visualização de informações de log de processamento das execuções realizadas anteriormente via rotina Custo de Reposição, listando Avisos ou Erro de processamento.

    Esta opção também possibilita posicionar no log desejado utilizando filtros por Data/Hora ou Usuário através do botão Pesquisar.

    Também é possível visualizar detalhes do log de processamento posicionado por meio do botão Detalhes.

    Antes da realização do processamento, é possível definir alguns parâmetros para que o cálculo seja executado conforme os filtros desejados.

    Pergunta Descrição
    Utilizar Qual Moeda?

    Moeda a ser considerada para a execução do recalculo do custo por reposição

    Utilizar Taxa?

    Taxa a ser considerada para a execução do recalculo do custo por reposição: - Diária - Mensal

    Calcular os Custos Por?    

    Cálculo a ser considerado para a execução do recálculo do custo por reposição: - Último Preço de Compra (B1_UPRC) - Estrutura (B1_CUSTD) - Último Custo de Compra

    Considerar Ult. Preco Compra?

    Considera o último preço de compra para o recalculo do custo por reposição

    Dt.Final Ref.Taxa?

    Data Final utilizada para pesquisa da última taxa de moeda ('Tabela SM2') a fim de obter o índice de reajuste na execução do recalculo do custo por reposição. Pergunta somente utilizada quando a pergunta 'Calcular os Custos Por?' for configurada com a opção 'Ultimo Preço de Compra'

    Do Tipo do Produto?

    Tipo do Produto inicial a ser considerado na filtragem do cadastro de estrutura (SG1)

    Ate o Tipo do Produto?     

    Tipo do Produto final a ser considerado na filtragem do cadastro de estrutura (SG1)

    Do Grupo do Produto?

    Grupo inicial a ser considerado na filtragem do cadastro de estrutura

    Ate o Grupo do Produto?

    Grupo final a ser considerado na filtragem do cadastro de estrutura

    Considerar Qtdes. Negativa?

    Considerar a quantidade negativa na filtragem do cadastro de estrutura

    Avisar Divergencia?

    Sempre que o produto tem data de referência (B1_DATREF) com data maior ou igual à data da última compra (B1_UCOM) ou o campo B1_CUSTD negativo, o sistema poderá: - Avisar - Atualizar - Não Atualizar

    Seleciona filiais?

    Seleciona as filiais desejadas. Se NAO apenas a Filial corrente será afetada

    Considera Mão de Obra? Considerar a mão de obra: - Da Estrutura (SG1) - Rot. Operações (SG2) - Ambos
    Considera Tipo Dec. OP?

    Identifica se devera considerar o campo B1_TIPODEC (Tipo Dec. OP) no cálculo

    Tempo Setup?

    Indica se deve ser somado o tempo do setup no cálculo da quantidade de MOD por roteiro

    Cod do Roteiro de Operacoes? Código do Roteiro de Operações a ser considerado na filtragem do Roteiro de Operações (SG2)

    Executa o processamento do cálculo do Custo de Reposição utilizando os parâmetros definidos na rotina.

    Cancela a operação e retorna para o menu principal do sistema.

    03. EXEMPLOS

    • Cálculo do Custo Standard/Custo de Reposição de Produto do tipo "PA" por estrutura:

    Quando o produto é produzido dentro de sua empresa e ele faz parte de uma estrutura, a rotina de "Custo de Reposição" (MATA320) deve ser executada com a resposta "Estrutura"

    Exemplo:

    PA -
           |_MP1 QTD na estrutura = 20 itens e B1_CUSTD 11,00
           |_MP2 QTD na estrutura = 200 itens e B1_CUSTD 11,00

    11 (B1_CUSTD) * 20 (Qtd na Estrutura) = 220,00
    11 (B1_CUSTD) * 200 (Qtd na Estrutura) = 2200

    Ou seja, Quantidade Consumida * Custo Standard de cada MP.

    Ao executar a rotina “Custo de Reposição” (MATA320), para formarmos o Custo Standard dos nossos PA's, selecionando a pergunta "Calcular os custos por?" = "Estrutura", o valor a ser gravado no cadastro do produto PA, neste exemplo, será B1_CUSTD = 2.420,00 (que basicamente é a soma do Custo Standard do MP1 e MP2, já que fazem parte da estrutura.


    • Cálculo do Custo Standard/Custo de Reposição de um produto do tipo "MP" por última compra ou custo:

    Para formar o Custo de Reposição das MPs, acesse a rotina “Custo de Reposição” (MATA320) filtrando o "Tipo de Produto" De/Até = "MP", já na pergunta "Calcular os custos por?", teremos duas opções:

    - Último Preço de Compra: Informação coletada no campo "Ult. Preco" (B1_UPRC);
    - Último Custo de Compra: Informação coletada no campo "Custo Moeda1" (D1_CUSTO).


    • Funcionamento da pergunta "Considera Mão-de-Obra?":

    É possível Durante o processamento do Custo de Reposição, definir uma das três opções disponível nesta pergunta, e caso o produto em questão se trate de um item de Mão-de-Obra será considerado no cálculo os itens conforme definido nas opções abaixo, sendo estas:

    Da Estrutura: Utiliza como meio para realização do processamento apenas os produtos definidos na tabela SG1 - Estruturas dos Produtos;

    Rot. Operações: Utiliza como meio para realização do processamento apenas os produtos definidos na tabela SG2 - Roteiro de Operações. Para esta opção é possível definir o Código do Roteiro de Operações que será utilizado no cálculo através da pergunta "Cod do Roteiro de Operacoes?", caso esta pergunta não seja preenchida o sistema considera o código definido no campo "Rt.Op Padrao" (B1_OPERPAD);


    O cálculo do custo unitário se comporta da seguinte maneira:


    Tipo de Operação 1

    Custo Unitário: (G2_MAOOBRA(Mão-de-Obra) * G2_SETUP(Tempo de Setup) / G2_LOTEPAD(Lote Padrão)) + (G2_TEMPAD(Tempo Padrão) / LOTEPAD(Lote Padrão)) + (G2_SETUP(Tempo de Setup) * B1_CUSTD(Custo Standard))

    Obs.: Caso seja Tipo de Operação 1, porém com H1_MAOOBRA (Mão-de-Obra (Eficiência)) diferente de 0, então: ((G2_MAOOBRA(Mão-de-Obra) * G2_SETUP(Tempo de Setup) / G2_LOTEPAD(Lote Padrão)) + (G2_TEMPAD(Tempo Padrão) / LOTEPAD(Lote Padrão)) + (G2_SETUP(Tempo de Setup) * B1_CUSTD(Custo Standard))) / H1_MAOOBRA (Mão-de-Obra (Eficiência))


    Tipo de Operação 4

    O cálculo com Tipo de Operação 4, inicia-se buscando o valor de Quantidade Alocada, sendo ele: 

    Quantidade Alocada: Se G2_LOTEPAD(Lote Padrão) for 0, então 1 é atribuído à Quantidade Alocada, senão, Quantidade Alocada é o próprio valor presente em G2_LOTEPAD(Lote Padrão). Tendo isso em mente:

    Custo Unitário: Quantidade Alocada * (G2_TEMPAD(Tempo Padrão) / G2_LOTEPAD(Lote Padrão)) * B1_CUSTD(Custo Standard))

    Obs.: Caso seja Tipo de Operação 4, porém com H1_MAOOBRA (Mão-de-Obra (Eficiência)) diferente de 0, então: (Quantidade Alocada * (G2_TEMPAD / G2_LOTEPAD) * B1_CUSTD) / H1_MAOOBRA (Mão-de-Obra (Eficiência))


    Tipo de Operação 2 ou 3

    Custo Unitário: G2_TEMPAD(Tempo Padrão) * B1_CUSTD(Custo Standard)


    A pergunta "Tempo Setup?" quando definido com conteúdo diferente de "Ignora", poderá utilizar o conteúdo do campo "Tipo Operac." (G2_TPOPER) no cálculo do custo unitário, sendo as opções disponíveis "1=Normal", "2=Tempo Fixo", "3=Ilimitada" e "4=Tempo Mínimo". Porém, para as opções "1=Normal" e "4=Tempo Mínimo", caso o campo "M.O. (Efic.)" (H1_MAOOBRA) contenha valor diferente de zero, o custo unitário será dividido pelo mesmo, ou seja, [Custo Unitário / "M.O. (Efic.)" (H1_MAOOBRA)].

    Ambos: Utiliza como meio para realização do processamento os produtos definidos nas tabelas SG1 - Estruturas dos Produtos e SG2 - Roteiro de Operações.

    04. DEMAIS INFORMAÇÕES

    • O custo de reposição nas Movimentações de Produção (D3_CUSRP1), será atribuído através do Recalculo do Custo Médio, onde o custo de reposição é acumulado na OP, portanto os apontamentos de produção deverão usar a TM de produção configurada para custear a OP e o parâmetro "MV_CUSREP" = ".T.";
    • É possível atualizar a informação dos campos "Ult. Compra" (B1_UCOM) e "Ult. Preco" (B1_UPRC), também na utilização da rotina Refaz Custo de Entrada (MATA190);
    • Não serão consideradas como ultimo preço de compra e ultima data, notas que tenham a data inferior à que se encontra no campo "Ult. Compra" (B1_UCOM), o sistema só refaz a informação dos campos "Ult. Compra" (B1_UCOM) e "Ult. Preco" (B1_UPRC) se a data da nota encontrada for superior ao conteúdo do campo citado;
    • Nota de Conhecimento de Frete: No Protheus padrão, não é atualizada no Custo Standard, o sistema considera que o custo de reposição do produto é o valor da última NF de compra;
    • Nota de Complemento de Preço: É possível atualizar no Custo Standard, desde que este complemento, no documento de entrada, utilize TES com os campos "Atu.Pr.Compr" (F4_UPRC) e "Qtd.Zerada" (F4_QTDZERO). Após salvar o Documento de Entrada, basta executar a rotina “Custo Standard/Custo de Reposição” (MATA320) com o "Ultimo Preço de Compra" para que o Custo Standard seja atualizado;
    • Para validação do tamanho dos campos "Atu.Pr.Compr" (F4_UPRC) e "Ult. Compra" (B1_UCOM), validar o parâmetro de indicador de produtos "MV_ARQPROD" = "SB1" para que o Cálculo do Custo Standard seja gerado corretamente.

    05. TABELAS UTILIZADAS

    • SB1 - Produtos
    • SD1 - Itens das NF de Entrada
    • SF4 - Tipos de Entrada e Saida
    • SG1 - Estruturas dos Produtos
    • SG2 - Roteiro de Operações
    • SGG - Pré-Estrutura
    • SH1 - Recursos
    • SM2 - Moedas do Sistema

    06. ASSUNTOS RELACIONADOS

    Não se aplica