Árvore de páginas

Esta rotina tem por objetivo efetuar transferências de funcionários entre empresas, filiais, matrícula, centros de custo, departamentos, processo,  postos e item contábil e/ou classe de valor.      


Requisitos

  • Para que o controle das transferências seja efetuado corretamente, o arquivo de transferências (SRE)   deve estar no modo de acesso compartilhado entre filiais e também entre empresas, ou seja, deverá ser configurado no SX2 para modo de acesso compartilhado e, além disso, se existir mais de uma empresa, o mesmo arquivo deve ser indicado para ambas as empresas.
  • Para efetuar a transferência de item contábil e ou classe de valor, é necessário que o parâmetro MV_ITMCLVL esteja   preenchido com 1-utilização de item contábil e classe de valor ou 3-utilização de item/classe sem obrigatoriedade de ambos.
  • Para efetuar a transferência do centro de custo da tabela ST1 (Funcionários), é necessário que exista a integração com o SIGAMNT (Manutenção de Ativos), ou seja, o parâmetro MV_NGMNTRH deve estar preenchido com S.
  • A cada transferência efetuada de: Empresa, Filial, Processo, Posto, Departamento, Centro de Custo, Processo, Item  contábil e/ou Classe de valor são gerados registros no arquivo SRE Transferências.


O Sistema disponibiliza os seguintes tipos de transferências:

  • Transferências entre Empresas/Filiais: Neste tipo de transferência, toda movimentação do funcionário permanece na Empresa/Filial de origem e será feita uma inclusão do funcionário na Empresa/Filial destino.
  • Transferências entre Centro de Custo: O Sistema utiliza o mesmo registro do Cadastro de Funcionários (origem) para o funcionário destino, efetuando apenas a troca do centro de custo.
  • Transferências entre Matrículas: Este tipo de transferência permite apenas no mês de admissão do funcionário, e enquanto não houver movimentação acumulada. Além disso, será permitido apenas quando não foi efetuado outro tipo de transferência ou movimentação do funcionário.
  • Transferência de Funcionários por Departamentos: Permite a transferência de um funcionário ou de vários funcionários de uma vez, por Departamento ou Centro de Custo.


Ao final de cada transferência, um histórico desta movimentação é gerado no Arquivo de Transferências. A partir deste histórico, procedem os devidos tratamentos nas rotinas: CAGED*, PROVISÃO DE FÉRIAS/13º., RAIS*, DIRF* etc.


Procedimentos

Para efetuar a transferência:

  1. Em Transferências, selecione a opção Transferir em Outras Ações.
  2. O Sistema apresenta uma janela para seleção dos funcionários que serão transferidos.
  3. Nessa tela estão disponíveis as seguintes opções para seleção dos funcionários.
    • Pesquisar: Permite pesquisar os dados dos funcionários cadastrados.
    • Filtro: Permite elaborar um filtro, para apresentar somente os funcionários cujos dados atendam à solicitação do filtro.
    • Marcar/Desmarcar Todos: Permite selecionar todos os funcionários do cadastro ou desmarcar todos os funcionários que já tenham sido selecionados.
  4. Utilize uma das opções, conforme necessidade e confirme.
    Confirmados os funcionários para a transferência, o Sistema apresenta nova janela para informação e confirmação dos dados como: data da transferência e dados de origem e destino das transferências.
  5. A tela seguinte divide-se em duas abas:

5.1 Dados Transferência: Os campos estão dispostos em dois grupos:

  • Origem: são os dados atuais do funcionário. Por isso não é possível alterá-los.
  • Destino:  deve-se informar os novos dados que o funcionário terá após a transferência. Neste grupo, os campos apresentados são:
    • Empresa: preencher com o código da empresa para a qual o funcionário será transferido.
    • Filial: digite ou selecione através da tecla F3, o código da filial para a qual o funcionário será transferido.
    • Matrícula: digite ou selecione através da tecla F3, o código da matrícula para o qual o funcionário será transferido. Para este campo, há alguns parâmetros que podem ser utilizados para sua manipulação:

- MV_BLOQMAT: caso o parâmetro estiver preenchido como .T., o campo Matrícula não ficará habilitado para digitação, ou seja, mantém o número de matrícula.

- MV_MATRICU: quando estiver preenchido com “0” (Usuário informará), pode ser informado o código de matrícula (se for o caso de transferência entre matrículas). Porém, se estiver preenchido com “1” (Numeração automática por filial) ou MV_MATRICU = “2” (Numeração automática por empresa), será feita uma pergunta se haverá transferência de matrícula e o campo será preenchido com o último número de matrícula cadastrado, podendo ser alterado.

Quando existe numeração automática de matricula, a transferência deve ser um funcionário por vez.

  • Centro de Custo: digite ou selecione através da tecla F3, o código do centro de custo para o qual o funcionário será transferido. Lembrando que o centro de custo destino não pode ser sintético e nem estar bloqueado.
  • Cód.Depto: digite ou selecione através da tecla F3, o código do departamento para o qual o funcionário será transferido.
  • Cód.Processo: digite ou selecione através da tecla F3, o código do processo. Nesse campo é informado o processo de cálculo (processo mensalista, processo semanalista etc).
  • Cód.Posto: digite ou selecione através da tecla F3, o código do posto. Esse campo só é habilitado se o parâmetro MV_ORGCFG estiver preenchido com 1-tem controle de Postos. É feita a verificação se para o posto destino, se não excedeu a quantidade máxima de ocupantes.
  • Item: digite ou selecione através da tecla F3, o código do item contábil. Esse campo só é habilitado quando o parâmetro MV_ITMCLVL estiver preenchido com 1-utilização de item contábil e classe de valor ou 3-utilização de item/classe sem obrigatoriedade de ambos.
  • Classe Valor: digite ou selecione através da tecla F3, o código da classe de valor. Esse campo só é habilitado quando o parâmetro MV_ITMCLVL estiver preenchido com 1-utilização de Item contábil e classe de valor ou 3-utilização de item/classe sem obrigatoriedade de ambos.


5.2 Dados Cadastrais: Antes de efetuar uma transferência o cliente pode optar por agregar campos do cadastro de funcionário para que sejam alterados no momento da transferência. Esta funcionalidade é um facilitador para que o cliente não precise acessar o cadastro de funcionários para alterar informações cadastrais que serão modificadas com a transferência.

        Para isso, configure previamente quais os campos complementares se deseja alterar.

a. Em Transferências, selecione a opção Config. campos em Outras Ações.

b. Na tela seguinte, é mostrado uma lista com os campos, onde estão disponíveis as seguintes Opções em Outras Ações:

  •  Marca Todos:  permite selecionar todos os campos apesentados na lista.
  •  Desmarcar Todos: permite desmarcar todos os campos que já tenham sido selecionados.
  •  Inverte Seleção: permite desmarcar todos os campos já selecionados e marcar aqueles não selecionados.

 

Help_buttonDicas:

  • Quando o objetivo for a simples alteração do número de matrícula do funcionário, os códigos da filial e centro de custo Destino devem ser os mesmos da Origem, modificando-se apenas a matrícula.
  • Quando o objetivo for somente transferência entre Centro de Custo, o número da matrícula de destino deve ser o mesmo da matrícula de origem.
  • O arquivo de transferência deve ter seu modo de acesso como compartilhado e quando houver transferências entre empresas, o arquivo SRE deve ser compartilhado entre empresas.


6. Confira os dados e confirme.


Informações adicionais:

  • O Sistema permite integração entre os ambientes Gestão de Pessoal e Controle de Qualidade (Quality), de forma a transportar os dados de transferência para os ambientes do Quality.
  • Assim como na contabilização padrão, o parâmetro MV_ITMCLVL é verificado na transferência de funcionários, a fim de executar a contabilização por Centro de Custo (se conteúdo igual a 2 – Não), ou por Item Contábil e Classe de Valor (se definido como 1 – Utiliza com obrigatoriedade ou 3-Utiliza sem obrigatoriedade ) que, neste caso, habilita os campos Item Contábil e Classe Valor no momento da transferência.
  •             Para mais informações, consulte o tópico Contabilização da Folha.
  • Não é recomendável a exclusão de transferências, acionada através da opção Excluir em Outras Ações, se for confirmada, apenas os registros de transferências da tabela SRE serão eliminados, ou seja, Sistema não reverterá as transferências efetuadas.

Help_buttonDicas:

O parâmetro MV_ARQTRAN indica quais arquivos externos à folha de pagamento devem fazer parte da transferência do funcionário, os arquivos devem conter FILIAL e MATRÍCULA.


Além do parâmetro acima, temos outros parâmetros relativos às tabelas a serem movimentadas:


  • MV_TRFDELM: informar alias dos arquivos a terem seus registros eliminados da origem. Supondo seja necessário transferir um funcionário de uma filial para outra, onde as   filiais apresentam os números de CGC diferentes. É possível fazer com que as informações da filial origem sejam eliminadas. Basta informar os alias dos arquivos no conteúdo do parâmetro  MV_TRFDELM, sem separadores. Por exemplo,  para o SIGAPON, pode ser necessário que as informações de marcações do funcionário e os registros de apontamentos sejam movidos para filial destino. Nesse caso, o conteúdo do parâmetro ficaria assim: SP8SPC.
  • MV_TRFNOCC: informar alias dos arquivos a terem seus Centros de Custos modificados. Supondo que seja necessário transferir um funcionário de uma filial para outra, onde as filiais apresentam os mesmos números de CGC. É possível fazer com que as informações dos arquivos sejam alocadas a um centro de custo diferente do original. Basta informar os alias dos arquivos no conteúdo do parâmetro MV_TRFNOCC, sem separadores. Por exemplo,  para o SIGAPON, pode ser necessário que as informações de marcações do funcionário e os registros de apontamentos sejam colocadas em outro Centro de Custo. Nesse caso, o conteúdo do parâmetro ficaria assim: SP8SPC.
  • MV_FNOTTRF: informar alias dos arquivos que não terão movimentação dos registros ao executar a Transferência.        

     Existem arquivos do SIGAGPE que possuem tratamentos internos e que não serão afetados pelos parâmetros citados acima: SRA / SRB / SRC / SRD / SRF / SRG / SRH / SRK / SRO / SRR / SRS / SRQ / SRT / SR0 / SR7 / SR3 / SR8 / SR9.


Tabelas utilizadas

  • SRA Cadastro de Funcionários
  • SRB Cadastro de Dependentes
  • SRC Movimento Mensal
  • SRD Movimento Encerrado
  • SRF Programação de Férias
  • SRG Rescisões
  • SRH Férias
  • SRK Movimento de Valores Futuros
  • SRO Movimento de Tarefas
  • SRQ Cadastro de Beneficiários
  • SRR Itens de Férias e Rescisões
  • SRS Saldo de FGTS
  • SRT Movimento de Provisões
  • SR0 Itens de Vale Transporte
  • SR3 Histórico de Valores Salariais
  • SR7 Histórico de Alterações Salariais
  • SR8 Controle de Ausências
  • SR9 Histórico de Dados de Funcionários
  • RG1 Lançamentos Fixos
  • RGB Incidências
  • RCP Trajetória Laboral
  • RCR Tempo Extra
  • CTT Cadastro de Centro de Custo
  • CTD Item Contábil
  • CTH Classe de Valor
  • RCH Cadastro de Períodos
  • SRE Transferências
  • RCL Cadastro de Postos
  • RDK Cabeçalho de Visões
  • RD4 Itens de Visões
  • SQB Cadastro de Departamentos
  • RCJ Cadastro de Processos
  • SPF Transferência de Turno
  • RER - Entrância (Regiões)
  • REC - Comarcas
  • SQB - Lotações
  • SRA - Membros/Servidores
  • SR9 - Histórico dos dados dos membros/servidores
  • RI6 - Histórico dos Itens Atos/Portarias

Veja Também:

Integração TSA