Árvore de páginas

ÍNDICE

01. MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Manutenção Preventiva segundo o item 2.8.7 da página 7 da NBR 5462 define como:

"Manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item."

Podemos entender que é toda ação de manutenção com ciclos ou critérios definidos, com objetivo de mitigar a probabilidade de falha ou reduzir o desempenho ou vida útil do equipamento.

Exemplos dessas atividades são: Lubrificação, Inspeção, Reapertos, Limpeza, etc.

A manutenção preventiva é realizada de forma cíclica, ou seja, com frequência pre estabelecida que poderá ser por:

A frequência poderá ser pelo fator TEMPO: Ocorre quando o equipamento necessita de manutenção em função do tempo, exemplo, a cada 30 dias, 6 meses, 1 ano.

A frequência poderá ser pelo fator UTILIZAÇÃO: Ocorre quando o equipamento necessita de manutenção em função da produção, exemplo, a cada 1000 peças produzidas.

A frequência poderá ser pelo fator OPERAÇÃO: Ocorre quando o equipamento necessita de manutenção em função da operação, exemplo, a cada 1000 horas em operação.

A frequência poderá ser pelo fator TEMPO/OPERAÇÃO: Ocorre quando o equipamento necessita de manutenção em função do tempo e operação, exemplo, a cada 6 meses ou 5000 horas em operação. Nesta modalidade a manutenção ocorre quando o primeiro fator ocorrer.