O sistema irá refazer a numeração dos períodos de estorno, para que não haja "buracos" na numeração dos mesmos, por exemplo, depois da exclusão de período(s).



Períodos de Estorno:

Incluir: Insere um novo período de estorno.

Excluir: Exclui um período de estorno existente

A geração de período de estorno ocorre de duas formas:

1- Ao executar o processo de "Cancelamento de Liberação" 

Será gerado um período de estorno medido e liberado de forma AUTOMÁTICA com o mesmo valor do período ao executar o Cancelamento de Liberação caso o status do seu movimento relacionado seja PENDENTE.

2- Geração manual do período

Quando o status do movimento gerado é diferente de PENDENTE, o usuário deve criar um período de estorno manualmente e realizar a medição para estorno das tarefas.

Ao abrir o processo de Medição de Contrato para períodos de estorno (não liberados) a grid será automaticamente preenchida com os valores da liberação do período a estornar.

Para incluir um período de estorno, basta dar duplo clique no período já liberado na tela de edição do mesmo e será exibido do lado direito os campos de criação dos períodos de estorno.

A inserção e exclusão segue o mesmo padrão dos período complementares.

O período de estorno é referente a apenas um período e seus complementares do contrato, sendo sua validação feita nos itens medidos e liberados do período.

Os períodos gerados são visualizadas suas informações no anexo de períodos de contratos.




Importante: Existe uma coluna, chamada "Vl. Medido - Previsto" do anexo "Períodos do Contrato" que tem seu calculo da seguinte forma: Valor Medido - Valor Previsto - Valor Retido.
O valor medido é caracterizado pelo gasto naquele período. O valor previsto é, como seu próprio nome diz, a previsão em seu planejamento.

Importante: Existem agora períodos de Reajuste, que são gerados após aplicar um reajuste por item em um período já liberado. Esse período é gerado com código 0001R001. Saiba mais de reajuste por item do contrato: Reajuste por item