Para se utilizar específicos nos dicionários de dados, alguns cuidados são necessários, além dos alias dos arquivos (SX2) e o nome dos campos (SX3). A utilização indevida pode causar problemas e não conformidades no funcionamento do Protheus. Abaixo listamos os cuidados básicos:

 

 

Índices

 

O dicionário de dados contendo os índices dos arquivos (SIX) ordena-os pela sua sequência em cada alias. Quando é necessário criar um índice específico para um arquivo padrão (SA1, SA2, SB1, etc.), deve-se utilizar um apelido.

 

Com o apelido, fica fácil referenciar o índice específico dentro da função sem a utilização da sequência. Com isso, isola-se o índice específico, preservando-o caso a TOTVS crie mais um índice padrão para o arquivo. Caso o apelido não seja utilizado, e se crie um novo índice padrão cuja sequência conflite com o específico, a aplicação não funcionará mais no cliente.

 

 

Consulta padrão

 

Deve-se evitar alterar as consultas padrões já criadas para o Protheus. Caso seja necessário alterar a consulta, recomenda-se criar uma nova consulta padrão, customizada, e alterar o campo do arquivo para enxergá-la.

  • Sem rótulos