Árvore de páginas

Conferência de saldo de guias de Solicitação e Prorrogação de Internação com Resumo

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS - Plano de Saúde

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PLSA09P

Prorrogação de Internação..

Cadastros Iniciais:

Preencher o parâmetro MV_PLPRISL

Parâmetro(s):

MV_PLPRISL

País:

Brasil

Bancos de Dados:

Todos relacionais homologados

Tabelas Utilizadas:

B4Q - Prorrogações
BQV - Itens Prorrogação

Sistemas Operacionalis:

Windows® / Linux®

Descrição

Realizado ajustes para que o sistema verifique durante a Mudança de fase de uma guia de Resumo de Internação se o saldo da diária existe na solicitação de Internação original ou nas Prorrogações vinculadas a solicitação original. Ou seja, o sistema pode agora verificar se a quantidade enviada no Resumo de Internação é maior que a quantidade existente na solicitação de internação e nas prorrogações vinculadas, pois caso o prestador envie uma diária maior que a contida na solicitação e nas prorrogações, o sistema irá critica e colocar em conferência.


Atualizações do Compatibilizador

1.  Criação do parâmetro MV_PLPRISL no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

MV_PLPRISL

Tipo

Lógico

Descrição

Informe se a guia de Prorrogação deve gerar BE2 itens, para controle de saldo no Digitação de Contas

Valor Padrão

.F.



Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o parâmetro MV_PLPRISL conforme orientações abaixo:

    1. Caso deseje que o sistema verifique se o saldo de diárias enviado numa guia de Resumo de Internação seja conferido com a Solicitação de Internação e suas Prorrogações (caso existam), deve habilitar o parâmetro com o valor .T. (true), pois ao gravar uma guia de Prorrogação, o sistema irá gerar os dados na tabela BQV - Itens da Prorrogação - como irá gerar estes itens na tabela BE2, permitindo que na Mudança de Fase da guia de Resumo, o sistema confira se o saldo de diárias existe nas guias de solicitação/prorrogação.

    2. Caso o parâmetro não exista na base ou fique com o valor default .F. (false), o sistema irá gravar os itens da guia de Prorrogação apenas na BQV e não irá conferir se os itens de diárias na guia de Resumo de Internação estão presentes ou maiores que nas guias de solicitação/prorrogações

  2. Logo, caso deseje que a funcionalidade de conferência de saldo funcione, o parâmetro MV_PLPRISL deve ficar com o valor .T. (true).
     


Procedimento para Utilização

  1. O funcionamento de inserção de guias no sistema - seja de Solicitação de Internação, Prorrogação de Internação ou Resumo de Internação - não será alterado com a nova funcionalidade, sendo o processo igual ao anterior.
  2. A grande mudança é no processo de Análise de Contas no remote, ao realizar a Mudança de Fase de uma guia de Resumo de Internação, pois caso o parâmetro MV_PLPRISL esteja ativo, o sistema irá realizar a conferência do saldo de diárias dessa guia com as solicitações de internação e prorrogações vinculadas a solicitação original. 
    1. Caso o prestador envie um evento com quantidade executada igual a 10 na guia de Resumo, mas na solicitação esse evento esteja autorizado com quantidade 2 e na prorrogação com quantidade 3, o sistema irá colocar a guia de Resumo em Conferência, pois temos como autorizado para este evento a quantidade 5. Logo, a quantidade enviada no Resumo é maior que o autorizado, ficando a guia no status de Conferência.

    ATENÇÃO

    Esse novo controle só será válido para as Solicitações de Internação e Prorrogações criadas após aplicação do patch do chamado e com o parâmetro MV_PLPRISL ativo. Ou seja, guias anteriores não são contempladas pelo ajuste, visto que vários campos não estão preenchidos com os dados esperados pela rotina.

    Assim, esse controle só será válido para as guias inseridas após à aplicação do patch do chamado, não podendo retroagir nas guias já lançadas no sistema.

  3. No Remote ou Portal do Prestador, realize o lançamento de uma guia de Solicitação de Internação e coloque um evento de diária com quantidade desejada

  4. Aqui, lançamos um evento de diária, onde foi solicitado 2, mas aprovado apenas 1.

  5. Em seguida, lance uma guia de Prorrogação de Internação, vinculada a solicitação anterior, com o mesmo evento.

  6. Temos aqui a guia de Prorrogação vinculada a solicitação inserida anteriormente. Podemos notar que temos o mesmo evento, com quantidade autorizada igual a 2.

  7.  Agora, vá no Digitação de Contas e submeta/importe um XML ou lance manualmente uma guia de Resumo de Internação que:

    1. Deve estar vinculada a guia de Solicitação de Internação anterior.
    2. O procedimento deve ser o mesmo que já consta nas outras guias, visto que agora, iremos cobrar.
  8. Abaixo, a guia de Resumo de Internação no Digitação de Contas.

  9. Aqui, observamos que a guia de Resumo de Internação está vinculada a guia de Solicitação anterior


  10. Temos o mesmo item presentes nas outras guias, contudo, o prestador cobrou com a quantidade 10.

  11. Vamos realizar o processo de Mudança de Fase da guia de Resumo. Basta clicar em Outras Ações / Mudança de Fase.


  12. A guia caiu na situação e Em Conferência. Para visualizar os motivos, clique no botão Outras Ações /Analisar glosas.



  13. A guia ficou no status de Conferência devido a quantidade da guia de Resumo de Internação do item de diária ser maior que o autorizado nas outras guias vinculadas (Solicitação e Prorrogação).

  14. Assim, com o parâmetro ativo, podemos realizar o controle dos eventos, quando o prestador enviar uma guia de Resumo de Internação para cobrança. 
  15. Caso o prestador tivesse informado o valor correto, que seria quantidade igual a 3, a guia ficaria como Ativa e pronta, pois está dentro do saldo autorizado nas guias anteriores.