Ao calcular o fechamento com a opção "Orçamento" marcada, o processo utilizará os orçamentos cadastrados para compor o valor total dos lançamentos que serão gerados para cobrança de condomínio. Para que a apuração do fechamento funcione corretamente, é necessário seguir as seguintes regras:

No TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, Menu Orçamento, Cadastro dos Valores Orçados, é necessário haver pelo menos um Cadastro de Orçamento. Este orçamento deverá possuir um período que compreenda a competência em que se deseja executar o fechamento utilizando orçamentos. Além disso também deve possuir uma Natureza Orçamentária/Financeira e um Centro de Custo. Ao informar o período desejado, serão mostrados no grid logo abaixo, os respectivos itens de período com data inicial e final. Para cada item, deve-se informar qual o valor orçado. Este valor será utilizado para a geração de lançamentos do fechamento.



Figura: Tela de Cadastro de Orçamento

No TOTVS Incorporação, na aba condomínio, Cobrança por Orçamento, deverá haver pelo menos um registro cadastrado, que por sua vez possuirá um item de cobrança associado. Este item de cobrança deverá possuir uma Natureza Orçamentária/Financeira (cadastro anexo) associada, que deverá ser a mesma informada no cadastro de orçamento anteriormente.


Figura: Tela de Cadastro Cobrança por Orçamento

No cadastro de cobrança também será necessário informar um Modelo de Cálculo de Rateio. As opções são:

Observações

Para que o fechamento funcione corretamente, a opção "Rateio Linear por Total de Subunidades" não poderá ser informada neste campo, pois não é possível vincular cobranças diretamente às subunidades.
E também um Tipo de Valor. As opções são: Valor Orçado, Valor Realizado.

É importante ressaltar que caso um empreendimento pertença a um centro de custo pai, todos os centro de custo filhos irão participar da cobrança por orçamento. Exemplo: O Empreendimento pertence ao centro de custo 01. Logo, todas as cobranças de orçamento, cadastradas para os centro de custo 01.01, 01.02, 01.03 e assim por diante, irão participar da cobrança por orçamento deste empreendimento.

A cobrança cadastrada poderá ser associada ao empreendimento ou à unidade. Para tanto, deve-se seguir as seguintes regras, respectivamente.

No anexo "Associação de Cobrança por Orçamento" do Empreendimento deverá existir pelo menos um registro cadastrado, que por sua vez deverá estar associado com a Cobrança por Orçamento cadastrada anteriormente. Já no cadastro do Empreendimento, na aba "Gestão Financeira", os campos "Centro de Custo" e "Natureza Orçamentária a receber" devem possuir os mesmos valores informados no Cadastro de Orçamento anteriormente. Ou;

No anexo "Associação de Cobrança por Orçamento" da Unidade deverá existir pelo menos um registro cadastrado, que por sua vez deverá estar associado com a Cobrança por Orçamento cadastrada anteriormente. Já no cadastro da Unidade, o campo "Centro de Custo" deve possuir o mesmo valor informado no Cadastro de Orçamento anteriormente. Neste caso, não é possível associar uma Natureza Financeira/Orçamentária à unidade, sendo assim é indiferente o valor que se informa para este campo no cadastro do Empreendimento, só é importante garantir que os valores deste campo sejam iguais no cadastro de orçamento e no anexo do item de cobrança.



Figura: Tela Associação de Cobrança por Empreendimento


Figura: Tela Associação de Cobrança por Unidade

Após ter preenchido todos estes dados, já é possível executar o fechamento, selecionando o checkbox "Orçamento".


Figura: Tela Calcular Fechamento

  • Sem rótulos