Renegociação 


Descrição
Esta funcionalidade permite o comprador realizar ou sugerir uma renegociação de parcelas vencidas de sua venda, gerando um novo plano com novas parcelas.

Como Fazer



Gestão
 
Não foi desenvolvido nenhum módulo de gestão no Portal do Cliente. Toda a funcionalidade foi desenvolvida utilizando a estrutura já existente para aditivos. Quando o comprador gera uma renegociação no portal um aditivo do tipo Renegociação de Contrato é criado para a venda.
 
Na descrição do aditivo vem o nome "PDC-Renegociação do Contrato". Porém o administrador pode alterar esta descrição quando o aditivo estiver em preparação. A data do aditivo é a data corrente que o aditivo foi solicitado pelo comprador. Para a execução da funcionalidade da renegociação no Portal o executável RM disponibiliza os seguintes parâmetros:
 

  • Permite efetivação automática da renegociação de contrato: Informa se a renegociação elaborada pelo comprador será efetivada de forma automática pelo sistema ou se o novo plano será efetivado pelo setor responsável. Caso este parâmetro esteja marcado, a aprovação automática estará condicionada aos dois próximos parâmetros abaixo, que estarão habilitados para edição:
    • Valor máximo para renegociação: Valor máximo permitido a ser renegociado, ou seja, a soma das parcelas vencidas.
    • Número máximo de parcelas: Quantidade máxima de parcelas permitidas para o novo plano.
  • Número de dias corridos para o primeiro vencimento: Informa a quantidade de dias corridos que o sistema utilizará para calcular o vencimento da primeira parcela do novo plano. Portanto a data do primeiro vencimento será igual a data que o aditivo foi criado mais o número de dias definido nos parâmetros.
  • E-mail do(s) responsáveis pela aprovação: Informa quais e-mails devem ser comunicados quando o comprador executa determinadas ações no Portal. Os seguintes cenários geram e-mail:
    • Comprador gera uma nova renegociação e a mesma foi efetivada de forma automática.
    • Comprador gera uma nova renegociação e a mesma aguarda análise e aprovação.
    • Comprador cancelou uma renegociação que estava na situação em preparação.

Cliente
 
No Portal existem duas formas do comprador solicitar a renegociação do seu contrato. A primeira maneira é dentro da Situação Financeira da venda através do botão Renegociar. Quando a venda não possui parcelas vencidas este botão não estará visível para o usuário.
 
A segunda forma é utilizando o menu Renegociação. Nesta tela o Portal exibe uma lista com todas as renegociações já solicitadas separadas por venda. Cada renegociação possui a sua situação (cancelado, efetivado ou em análise), a data em que foi criado, o seu número de identificação e um botão para visualizar mais detalhes.
O Portal também apresenta a quantidade de parcelas vencidas para a venda e um botão para iniciar o processo de renegociação. Quando não houver parcelas em atraso, o sistema exibe uma mensagem informando da pontualidade dos pagamentos. Abaixo um exemplo de duas vendas com situações diferentes.
 
Ao clicar sobre o botão Renegociar, o Portal encaminha o usuário para uma nova página, onde as parcelas passíveis de renegociação são exibidas.
 
São parcelas passíveis de renegociação:

  • Parcelas em aberto e vencidas
  • Parcelas com o componente do tipo Entrada ou Principal
  • Parcelas do tipo a Receber  

Os valores das parcelas exibidas já são apresentados com reajuste atualizado. Portanto para o uso adequado desta ferramenta é necessário que o RM esteja configurado para utilizar o Reajuste Online.
Ao selecionar uma parcela, o sistema exibe no rodapé da página as seguintes informações necessárias para a simulação do novo plano: O valor total a renegociar, que é a soma do valor líquido das parcelas selecionadas; um campo para o usuário definir a quantidade de parcelas do novo plano, que deverá ser entre 1 a 60 parcelas; E por último o valor da parcela do novo plano. Este valor é o resultado da divisão do valor total a renegociar pela quantidade de parcelas do novo plano. A cada alteração no valor total a renegociar e na quantidade de parcelas, o valor da parcela é alterado.
 
O sistema não permite ao usuário selecionar parcelas de tipos diferentes. Quando a primeira parcela é selecionada, as demais de tipos diferentes ficam desabilitadas. Uma mensagem de texto é informada para o usuário para explicar o motivo.
Conforme já explicado, as solicitações de renegociação podem ser efetivadas de forma automática ou não dependendo dos parâmetros. Caso a solicitação necessite de uma aprovação do setor responsável, então um alerta será exibido para o usuário. A mensagem do alerta dependerá dos parâmetros. Quando o sistema permite efetivar automaticamente mas os limites de valor máximo a renegociar e/ou a quantidade máxima de parcelas for extrapolado, então a mensagem irá informar o usuário os limites definidos. No exemplo abaixo, a quantidade de parcelas do novo plano passou do limite, então o alerta é exibido explicando que o aditivo passará por análise.
 
Quando o usuário seleciona parcelas de grupos diferentes o sistema deve gerar o aditivo na situação em preparação, mesmo que a efetivação esteja marcada como automática.
Quando o usuário seleciona as parcelas, configura o plano conforme desejado e clica no botão Simular, o sistema encaminha o usuário para uma nova tela com as parcelas do novo plano. No canto direito da nova tela, o sistema informa um resumo do plano, exibindo as datas de vencimento do primeiro e do último lançamento, a quantidade de parcelas e o valor de cada parcela. As parcelas utilizam os mesmos componentes do grupo de origem das parcelas selecionadas e o usuário final não poderá alterar ou incluir novos componentes, assim como juros e descontos. Para confirmar a solicitação, o usuário utiliza o botão "Solicitar Plano".

Antes de confirmar a solicitação, o usuário precisa, imprescindivelmente, visualizar o relatório do Termo de Aceite ou confirmar que leu este termo. Este relatório possui informações das novas parcelas geradas, valores atualizados e novos vencimentos. Somente será possível solicitar plano quando o usuário marcar o campo "Confirmo que li e concordo com o termo de renegociação financeira".

Para visualizar o termo, o usuário precisa clicar no link "Para visualizar o termo clique aqui". Este relatório deverá ser definido nos parâmetros do Portal do Cliente.

Na interface de visualização do Termo de Aceite, ao clicar em "Aceitar" o campo "Confirmo que li e concordo com o termo de renegociação financeira" será marcado automaticamente.

Importante: Caso não exista relatório parametrizado, a renegociação prosseguirá com o fluxo anterior, sem a necessidade de clicar no campo "Confirmo que li e concordo com o termo de renegociação financeira".

O sistema também permite visualizar as solicitações feitas anteriormente. No menu de Renegociação do Portal, onde os aditivos são exibidos, ao clicar em visualizar de um determinado aditivo, o sistema encaminha o usuário para uma nova tela onde serão exibidos mais detalhes da solicitação feita. Nesta tela não é permitido realizar qualquer alteração no plano. O sistema apenas permite o usuário cancelar aditivos na situação Em Análise. Após este processo, o aditivo passa para o estado Cancelado e nenhuma análise é necessária mais.
Nesta tela é possível ver detalhes básicos do aditivo como a data em que foi criado, a sua situação e o valor total a renegociar. O sistema também detalha as parcelas que foram selecionadas para a renegociação e o novo plano criado.
 

Veja Também



Aditivos

Melhoria no Renegociador do Portal - Para usar estrutura do Aditivo existente.

  • Sem rótulos