Páginas filhas
  • Gráficos

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 111 Próxima »

Quando usar

É importante escolher um tipo de gráfico apropriado para o tipo de dados que você está apresentando. Isto determinará como os dados podem ser interpretados quando colocados em formato de gráfico. Por exemplo, se o conjunto de dados contiver muitos pontos de dados relacionados ao tamanho do gráfico, talvez seja melhor apresentá-lo usando um grafico de área ou linha.

  • Para representação através de gráficos de pizza, barra, linha entre outros, sendo indicadores de entidades que mereçam focalidade para as atividades do papel;
  • Para representar volume de entidades em portlets e áreas de conteúdo;
  • Para representar entidades que possam ser analisadas e perceber tendências através de gráficos em portlets e áreas de conteúdo.
Escolhendo um tipo de gráfico

Cada tipo de gráfico tem características exclusivas para lhe ajudar a visualizar seu conjunto de dados. Você pode usar qualquer tipo de gráfico para exibir seus dados, mas esses serão mais facilmente lidos se usar um tipo de gráfico adequado para os seus dados, baseado no assunto que está tentando mostrar no seu relatório. A tabela a seguir resume os recursos de gráfico que afetam a conveniência de um gráfico a seu conjunto de dados específico.

 

Exibir dados de taxa

Exibir de dados de estoque

Exibir dados lineares

Exibir dados de multi-valor

Gráficos de área

NÃO

NÃO

SIM

NÃO

Gráficos de barras

NÃO

NÃO

SIM

NÃO

Gráficos de colunas

NÃO

NÃO

SIM

NÃO

Gráficos de linhas

NÃO

NÃO

SIM

NÃO

Gráficos de pizza

SIM

NÃO

NÃO

NÃO

Gráficos polares

SIM

NÃO

NÃO

NÃO

Gráficos de Intervalo

NÃO

NÃO

SIM

SIM

Gráficos de dispersão

SIM

NÃO

SIM

NÃO

Gráficos de forma

SIM

NÃO

NÃO

NÃO

Gráficos de estoque

NÃO

SIM

NÃO

SIM



Gráfico de Barra

Um gráfico de barras exibe as séries como conjuntos de barras horizontais. O gráfico de barras plano está bem relacionado ao gráfico de colunas, que exibe uma série como conjuntos de barras verticais e o gráfico de barras de intervalo, que exibe uma série como conjuntos de barras horizontais com pontos de início e término variáveis.
O gráfico de barras é o único tipo de gráfico que exibe dados horizontalmente. Por esse motivo, é conhecido por representar dados que ocorrem com o tempo, com uma data inicial e final finita. Também é conhecido por mostrar informações categóricas uma vez que as categorias podem ser exibidas horizontalmente.

Gráfico de Linha

Um gráfico de linhas exibe uma série como um conjunto de pontos conectado por uma única linha. As linhas de gráfico são usadas para representar grandes quantidades de dados que ocorrem em um período de tempo contínuo.

Gráfico de Coluna

Um gráfico de coluna exibe uma série como um conjunto de barras verticais agrupadas por categoria. Os gráficos de coluna são úteis para mostrar alterações de dados em um período de tempo ou para ilustrar comparações entre itens. O gráfico de coluna plano está bem relacionado ao gráfico de barras, que exibe séries como conjuntos de barras horizontais e o gráfico de coluna de intervalo, que exibe uma série como conjuntos de barras verticais com pontos de início e término variáveis.
O gráfico de colunas é o mais adequado para esses dados porque todas as três séries compartilham um período de tempo comum, permitindo que sejam feitas comparações válidas.

Gráfico de Pizza

Gráficos de pizza exibem dados como proporção de um todo. Os gráficos de pizza são os mais usados para fazer comparações entre grupos. Gráficos de pizza compõem um grupo de gráficos conhecidos como gráficos de Forma. Os gráficos de Forma não têm nenhum eixo. Quando um campo numérico é solto em um gráfico de Forma, o gráfico calcula a porcentagem de cada valor com o total.

Gráficos de pizza são comuns em relatórios devido ao seu impacto visual. Porém, gráficos de pizza são um tipo de gráfico muito simplificado que pode não representar da melhor maneira os seus dados.

Os gráficos de pizza exibem cada grupo de dados como uma fatia separada no gráfico. Você deve acrescentar pelo menos um campo de dados e um campo de categoria ao gráfico de pizza. Se mais de um campo de dados for acrescido a um gráfico de pizza, este gráfico exibirá esse dois campos no mesmo gráfico.

Valores nulos, vazios, negativos e zero não têm nenhum valor quando for calcular as razões. Por isto, estes valores não são mostrados em um gráfico de pizza. Se quiser indicar visualmente esse tipo de valores no seu gráfico, mude o tipo de gráfico para algo diferente de gráfico de pizza.

Detalhamento de Gráficos (Drilldown)

Dados com mais de um nível de detalhamento.

Estrutura

Comportamentos

Cada tipo de gráfico tem características exclusivas para lhe ajudar a visualizar seu conjunto de dados. Você pode usar qualquer tipo de gráfico para exibir seus dados, mas esses serão mais facilmente lidos se usar um tipo de gráfico adequado para os seus dados, baseado no assunto que está tentando mostrar no seu relatório.

Boas Práticas

Se tiver de optar entre um gráfico de colunas ou de barras, escolha o gráfico de colunas, porque é mais "natural" a percepção do valor associado à variação vertical. Opte pelo gráfico de barras apenas quando as legendas dos pontos no eixo vertical for demasiado extensa e não houver uma forma elegante de as representar.
Evitar legenda em gráficos pequenos, optar por gráficos de pizza quando possível. Em tamanhos pequenos utilizar listas com resumos comparativos.
Leitura é mais fácil nos tipos comuns (Barra, Pizza, Linhas). Evitar o uso de gráficos em 3D.
Existem usuários que não conseguem ler ou entender gráficos de Área.
Ligar / Desligar itens no gráfico através da legenda.

Exemplo





Código fonte


< em desenvolvimento >

Referências

Veja Também

  • Sem rótulos