Árvore de páginas

Permite que sejam criadas regras de descontos, aplicadas aos clientes para um produto ou grupo de produtos, de acordo com fatores pré-definidos, como: tabela de preços, condição e forma de pagamento, faixa de valor, intervalo de data e hora.

Na inclusão do pedido de venda, o Sistema verifica as regras de desconto existentes para sua aplicação, conforme a regra que se adapta ao pedido.

É importante considerar o preenchimento de todos os campos, pois quando deixados em branco, o Sistema considera que a regra deve ser aplicada para todos os casos.

Exemplo

Se o campo Cliente for deixado em branco, a regra de desconto é aplicada para todos os clientes. A mesma situação ocorre para a condição de pagamento e assim por diante.

A avaliação do desconto é efetuada por grupo ou por produto, porém, não ocorre ao mesmo tempo. Dessa forma, nos itens do cabeçalho da Regra de Desconto, ao selecionar o produto, o grupo não pode ser selecionado e vice-versa. Ao selecionar um produto e, em seguida, o grupo, o Sistema automaticamente deixa o campo Produto em branco.

As regras de desconto podem ser avaliadas de duas formas:

  • Desconto por Cabeçalho.
  • Desconto por Item.

Importante

O Sistema verifica a existência de alguma Regra de Desconto com as mesmas informações contidas no cabeçalho, como: Tabela de Preço, Condição de Pagamento, Forma de Pagamento e Cliente/Loja. Ao encontrar a Regra de Desconto com essas informações, é exibida a mensagem: Regra de Desconto já cadastrada anteriormente. Em seguida, propõe a seguinte solução: Alterar os dados dessa regra ou alterar a regra existente.

O cabeçalho da regra de desconto deve ser utilizado para definir o percentual de desconto para todos os produtos de uma venda, independentemente do tipo de produto.

Os itens da regra de desconto devem ser utilizados para definir o percentual de desconto de produtos específicos.

Além do desconto informado no cabeçalho, devem ser considerados os descontos preenchidos para os itens específicos, ou seja, o Sistema efetua uma soma de descontos do total com os itens, desde que o desconto no cabeçalho seja informado na primeira regra cadastrada.

É importante ressaltar que, quanto mais informações ou maior número de dados preenchidos no cadastro de regras de desconto, o Sistema procura pelo cadastro de regras que atenda aos valores mais próximos.

Cadastramento de promoções relâmpago

As tabelas de regra de desconto (AC0 e ACP) registram as seguintes informações:

AC0 - Cabeçalho

  • Cliente / Loja.
  • Tabela de Preço.
  • Faixa de valor.
  • Moeda.
  • Desconto.
  • Data / hora inicial e final.
  • Grupo de Clientes.

ACP - Itens


Devido à condição e forma de pagamento serem definidas apenas no final do processo de venda concomitante, nos módulos Controle de Loja e Front Loja, somente as regras de desconto que não possuírem essas informações de pagamento são consideradas. Os campos referentes a forma e condição de pagamento ficam inibidos no módulo


Controle de Lojas - Protheus 12 (SIGALOJA) para a tela de cadastro de Regras de Desconto.

Possíveis cenários

Descrição

Ação

Única regra de desconto com o produto informado na venda.

Se o parâmetro estiver marcado, para conceder desconto no item, ele é registrado no cupom fiscal logo após o item. Caso contrário, se o parâmetro estiver marcado para conceder desconto no total, o item é registrado sem desconto e no final ao totalizar o cupom, ocorre o desconto no valor.

Mais de uma regra de desconto para o mesmo produto.

Primeiramente é verificado o parâmetro de desconto no item ou no total e, dependendo da configuração do cliente, é aplicada a regra por item ou no total. Posteriormente, a aplicação identifica, através do parâmetro, o valor que deve ser considerado (maior ou menor) e a regra de desconto é definida e aplicada.

As rotinas, também, envolvidas no cadastramento de promoções relâmpago são: Tabela de Preços e Regras de Bonificação.



Procedimentos

Para incluir uma regra de desconto:

  1. Ao acessar Regras de Desconto, clique em Incluir.
  2. Preencha os dados conforme orientações do help de campo.
  3. Após a informação do cabeçalho, relacione os produtos para composição da regra.
  4. Esse cadastro possui preenchimento auto-explicativo, entretanto é importante consultar o tópico Principais Campos/Controles.
  5. Para incluir linhas no cabeçalho, pressione a seta para baixo.
  6. Confira os dados e confirme.

Observação

Ao ativar a opção Desc. Pro. Ven., o desconto é gerado automaticamente para o cliente na próxima compra.



Lei n° 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados

Para adequar o Sistema Protheus® à Lei Geral de Proteção de Dados foi necessária a adaptação da apresentação dos dados desta rotina, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos de Controle de Acesso e Log de Auditoria.

  • Controle de Acesso

Define se o usuário ou um grupo de usuários possui a permissão de acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais disponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.

O Administrador do Sistema é o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no módulo Configurador (SIGACFG) através dos acessos 192 e 193 (Relação de Acessos x Rotina).

Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança, clique aqui.

  • Log de Auditoria

Permite auditar as atualizações do Dicionário de Dados e do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.

Para maiores detalhes, consulte o capítulo Regras de Auditoria na Política de Segurança.

O Sistema Protheus® disponibiliza algumas rotinas para a geração do Log de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através das Rotinas de Log e Auditoria.



Veja também