Índice:


       

Objetivo:


       O objetivo deste documento é trazer uma visão do funcionamento do processo de exportação e importação de códigos fontes (SourceCode), para serem editados fora do RM

Introdução:


       

Importante

A partir da versão 12.1.31 (e superiores), é possível realizar alterações em códigos-fonte diretamente pelo RM em ambientes SmartClient ou 3 camadas (Client). Para informações acerca deste comportamento, acesse a documentação: "Executar Código Fonte" em ambientes SmartClient / 3 Camadas, para compreender as limitações e informações importantes.

Uma vez que o editor de códigos fontes (SourceCode) necessita de todas as DLLs (camada cliente e servidor) para compilar um código fonte cadastrado, em ambientes SmartClient ou na camada Client para ambientes 3 camadas, uma das formas para editar o código é seguinte:

Passo a passo para realização do processo:

    Na tela de cadastro de códigos fontes, clique no menu processos e escolha a opção exportação do código fonte para xml.

    Após a solicitação ser processada, salve o arquivo e em seguida edite-o com um editor de sua preferência.

    Recomendamos que seja feito um backup deste arquivo xml antes da edição, pois os mesmos não possuem controle de versão.

    Caso tenha o RM instalado em um ambiente local, o arquivo poderá ser editado no próprio editor do RM.

    Após concluir a edição do código fonte, para que as alterações tenham efeito, o mesmo deve ser importado. Para isso, acesse a tela de cadastro de códigos fontes, clique no menu processos e escolha a opção importação do código fonte para xml. 

    Selecione o arquivo que acabou de editar 

    Após selecionado será dado início ao processo de importação, onde o código fonte será compilado.

    Caso seu código fonte seja compilado com sucesso, o mesmo será atualizado em sua base de dados substituindo o código anterior.

    A compilação com sucesso não garante que a regra de negócio esteja de acordo. Após a importação efetue as devidas validações.