Árvore de páginas

Geração da TAG PERANT para conversão Auxilio Doença para Acidente de Trabalho 

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Recursos Humanos

Módulo:

SIGAGPE - Gestão de Pessoal

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

GPEM036

Eventos Periódicos

GPEM026Funções para não eventuais
Atualização do
Dicionário
de dados

Versão 11.80:

É necessário executar o compatibilizador RHUPDMOD para atualização de dados do seguinte módulo:

SIGAGPE - Gestão de Pessoal: Opção 287 - Compatibilizador - eSocial 2.4

Versão 12.1.17:

É necessário executar o UPDDISTR com o pacote do eSocial previsto para ser liberado no final de novembro para atualização do dicionário dados ou efetuar a criação manual através do módulo Configurador.

País(es):

Brasil

Tabelas Utilizadas:

SR8

Pacotes:

12.1.17: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=720873 

11.80: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=720876 ;

Descrição

Foram criados 2 campos na tabela SR8 para que o processo solicitado seja realizado.

R8_DTER – Data de Efeito Retroativo – Data a partir da qual instrumento ou determinação legal passa a produzir seus efeitos.

R8_DTALT - Data de Alt. Mot. Afasta - O campo reserva a data de alteração do tipo de afastamento eSocial de doença para acidente de trabalho ou vice-versa


Na geração do evento S-1200 é realizado uma busca para verificar se houve movimentação na tabela SR8, alterando o evento de 03 para 01 e com o campo R8_DATALT dentro do período de envio.

Caso seja encontrado algum registro satisfazendo as condições, é realizado uma query na tabela SRD nos meses em que o funcionário esteve afastado por doença, buscando pelos valores pagos a título de auxílio doença (Id de cálculo 1420).

Esses valores serão gerados na estrutura da tag perAnt usando a verba referente a valores pagos a título de auxílio acidente (Id de cálculo 1432) cuja configuração do campo RV_NATUREZA deve estar como ‘9932’.


Os valores das tags de cabeçalho na estrutura da perAnt serão preenchidos da seguinte forma:

dtAcConv – R8_DATALT

tpAcConv - "E"

dtEfAcConv - R8_DTER

dsc - R8_OBSAFAS (Se vazio o valor padrão será 'Conversão de Licença Saúde em Acidente de Trabalho')

remunSuc - "N"

Versão 11.80

Executando o compatibilizador do eSocial através do RHUPDMOD, selecione SIGAGPE Gestão de Pessoal, opção 330 Dados para Órgãos Públicos

Importante (para versão 11)

Antes de executar o compatibilizador RHUPDMOD é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.


Versão 12.1.17

Executando o UPDDISTR com dicionário diferencial previsto para ser liberado no final de novembro ou através da criação manual através do módulo Configurador


1.  Criação  de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela SR8 - Cadastro de Ausências:

Campo

R8_DATALT

TipoData
Tamanho8
Decimal0
Formato(Vazio)
Título

Dt. Alt. Mot

Descrição

 Data de Alt. Mot. Afasta

Nível1
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
Opções(Vazio)
When(Vazio)
RelaçãoCtod("//")
Val. Sistema(Vazio)
Help

O campo reserva a data de alteração do tipo de afastamento eSocial de doença para acidente de trabalho ou vice-versa.

Campo

R8_DTER

TipoData
Tamanho8
Decimal0
Formato(Vazio)
Título

Data Ef Retr

Descrição

Data de Efeito Retroativo

Nível1
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
Opções(Vazio)
WhenIif(FindFunction('fWhenDtEr'),fWhenDtEr(),.T.)
RelaçãoCtod("//")
Val. Sistema(Vazio)
Help

Data a partir da qual o instrumento ou determinação legal passa a produzir seus efeitos.

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
  2. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
  4.  Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.


Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!