Permite que o usuário faça o envio de requisições originados no TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento para o Portal de Compras Paradigma (WBC – Web Business Center).
A entidade "Requisição" no Portal de Compras é equivalente à entidade "Solicitação de Compra" no ERP RM.
O processo de seleção e envio de solicitações de compra ao Portal de Compras não será automático, ficando a cargo do comprador esta tarefa (podendo ser agendado para execução futura via JobServer).
A inclusão de Requisição será incluída somente no TOTVS RM, ou seja, deve-se desabilitar a inclusão de Requisição no Portal de Compras Paradigma.

1. Solicitação de Compra

 1.1.  Inclusão de Solicitação de Compras: O comprador gera uma solicitação de compra no ERP, até então sem integração com o portal de compras Paradigma. É gerado um movimento do tipo 1.1XX onde são solicitados os produtos que a empresa precisa comprar.

1.2. Alteração de Solicitação de Compras: Não será permitido alterar/excluir itens que estão incluídos na Cotação, esta regra será respeitada para as solicitações de compra que possuem cotação integrada com paradigma.  

2. Cotação no RM

2.1. Inclusão da Cotação no Sistema: A integração com o Portal de Compras Paradigma irá ocorrer através do processo de Geração da Cotação. Ao incluir uma nova Cotação no TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, se a opção "Integrar com Portal Paradigma" estiver marcada e o usuário marcar a opção Integrar com Paradigma, serão realizadas as seguintes ações:

  • Não será permitido escolher Fornecedores, ou seja, a cotação será criada sem fornecedor;
  • O status paradigma da cotação ficará como "Pendente de envio";
  • Será permitido somente incluir Itens na cotação. As demais funcionalidades ficarão desabilitadas, ou seja, não será permitido;
  • Comunicar fornecedores;
  • Incluir Fornecedores;
  • Copiar Mensagem para Todos Fornecedores;
  • Consultar Pontuações Detalhadas por Produto para o Fornecedor selecionado.

Será disponibilizada no cadastro da Cotação a coluna Status Paradigma que tem o objetivo de informar qual a situação da cotação em relação à integração com Paradigma. Este campo ficará disponível somente se a parametrização da integração estiver habilitada. As opções para o status paradigma são:

  • Não Integrado: cotação não foi integrada com o Paradigma. Este será o valor default.
  • Pendente de Envio: cotação será integrada e ainda não sincronizada com o portal paradigma.
  • Parcialmente Integrado: cotação já foi sincronizada, porém existem itens que não foram integrados.
  • Integrado: cotação já foi sincronizada com o portal paradigma.

Serão disponibilizados no cadastro de Itens da Cotação as colunas Código da Cotação Paradigma e Código do Item de Cotação Paradigma. Estas colunas ficarão visíveis somente se a parametrização da integração estiver habilitada.

2.2. Alteração na Cotação: Quando a cotação estiver integrada com o  paradigma será permitido incluir novos itens e excluir itens da cotação. Caso sejam incluídos ou excluídos novos itens, o status da cotação obedecerá ao fluxo abaixo:

  • Caso sejam incluídos novos itens, o status da cotação obedecerá ao fluxo que existe hoje e o status paradigma será alterado para "Parcialmente Integrado" se o status paradigma anterior for "Integrado".
  • Caso seja excluído um Item da Cotação e ele for o único item que não está integrado, se o status do Paradigma for "Parcialmente Integrado" ele será alterado para "Integrado".
  • Caso sejam excluídos todos os Itens da Cotação que estejam integrados, se o status do Paradigma for "Parcialmente Integrado" ele será alterado para "Pendente de Envio Paradigma".
  • Caso sejam excluídos todos os Itens da Cotação, se o status do Paradigma for "Integrado "ele será alterado para "Cancelado".
  • Caso o item que esteja sendo excluído no ERP esteja em cotação não será permitido a exclusão.

Caso o item que esteja sendo excluído no ERP tenha sido cotado e retornado pelo Paradigma, a exclusão será efetuada no ERP mas não será enviado para cancelamento no Paradigma, pois uma vez que o item de requisição já consta como cotado no Paradigma este não poderá ser cancelado. Neste caso o registro correspondente ao item de requisição na tabela TINTEGRACAOID, que armazena a chave DE/PARA, não será excluído, portanto não estará disponível para a seleção do item para uma nova cotação e não será possível a integração com o Paradigma. 

3. Integrar Requisição no Portal de Compras Paradigma: 

Será disponibilizado na visão/edição de Cotação o processo "Integrar Requisição no Portal de Compras Paradigma".
Ao executar este processo é enviada uma mensagem de integração para criação da(s) requisição(ões) no portal.
O número da requisição do portal será o mesmo que o número da solicitação no ERP, para permitir a rastreabilidade entre os sistemas.
Serão enviados todos os itens que não estão integrados com o Portal e cujo status paradigma da Cotação seja "Pendente de envio" ou "Parcialmente Integrado".

Informações Adicionais: Para realizar a Requisição de Itens de Cotação é necessário realizar o cadastro e/ou carga inicial dos seguintes cadastros: Envio de empresa (coligada e filial) Envio de unidade de medida Envio de categoria de produto Envio de produto Envio de usuário Envio de Centro de Custo Envio de Departamento.