Você sabia?

Você sabia que o tamanho do Período Contábil em aberto é diretamente responsável pela performance do módulo contábil?

É dessa forma porque, ao calcular o saldo de uma conta contábil, o sistema precisar varrer TODOS os lançamentos contábeis daquela conta, desde o início do período contábil! 

Portanto, para melhorar a performance do sistema, utilize com frequência a opção de Fechamento do Exercício Contábil (Escrituração Contábil | Exercícios | Fechar exercício). Nossa sugestão é manter no máximo dois anos em aberto.

Esse processo tira os lançamentos contábeis das tabelas principais do sistema, movendo-os para uma tabela de Histórico, armazenando o saldo do período em tabelas específicas.

E não se preocupe, pois o sistema consegue emitir os relatórios normalmente a partir do Histórico. Além disso, se precisar desfazer o fechamento, basta executar o processo de Reabrir Exercício Contábil.


No módulo Contábil, Exercício Contábil não é nada mais que o intervalo de datas no qual é possível manipular os Lançamentos Contábeis (incluir, editar e excluir), respeitando, é claro, a Data de Fechamento (trava de segurança para não permitir a inclusão de Lançamentos Contábeis em período já conciliado e fechado pelo setor contábil).

Tendo isto como base, o sistema possui alguns processos específicos para manipulação desse período.

IMPORTANTE! Nas informações do histórico contábil o usuário não poderá fazer alterações ou exclusões, podendo apenas visualizar os registros e relatórios. Caso tenha a necessidade de modificar um exercício já fechado, o usuário deverá reabrir o último exercício fechado, desta forma, o sistema retornará com todas as informações do Histórico Contábil para a Manutenção de lançamentos.

Quando não for mais necessário a consulta do histórico dos lançamentos, o usuário poderá apagar um exercício contábil histórico. Desta forma todos os registros relacionados àquele exercício serão apagados da base de dados através do processo de Liberação de Exercício, permanecendo apenas o saldo do exercício que foi liberado. Mas lembre-se: o processo de Liberação do Exercício é irreversível!