Há determinados itens em que a alíquota é fixa, como é o caso de itens da construção civil por exemplo. É possível definir no sistema quando o item de orçamento da cotação vai trabalhar com alíquota diferencial fixa ou não.

Para isso, o parâmetro da cotação "Permite Alíquota Fixa Diferencial" precisa estar marcado em Ambiente | Parâmetros  | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Gestão de Compras | Cotação no passo Definições Gerais 2/4


Com o sistema devidamente parametrizado, ao acessar a tela para informar o orçamento do item da cotação, será exibido a opção "Alíquota Fixa Diferencial", onde o usuário poderá marca-la para indicar que a alíquota do item será fixa ou deixar desmarcada para indicar que a alíquota não será fixada.


Ao se marcar essa opção, o sistema irá entender que a Alíquota é fixa e portanto não haverá Diferencial de ICMS nessa cotação.  Deixando a opção desmarcada o sistema irá calcular normalmente o Diferencial de ICMS de acordo com os outros parâmetros da Cotação (Estado, Margem ICMS, etc).


Exemplo 1:

Valor do Campo ICMS/ISS:  12,00%

Valor do Campo Alíquota da tabela DALIQINTERESTADUAL para os Estados envolvidos: 18,00%

Alíquota Fixa Diferencial: Desmarcado

Diferencial de ICMS : 1,06


Exemplo 2:

Valor do Campo ICMS/ISS:  12,00%

Valor do Campo Alíquota da tabela DALIQINTERESTADUAL para os Estados envolvidos: 18,00%

Alíquota Fixa Diferencial: MARCADO

Diferencial de ICMS : 1 (ou seja, sem diferencial)