O recurso de Análise de Ressuprimento é responsável por dimensionar os níveis de estoque e gerar, caso necessário, sugestões de compra. Ao executar o recurso selecionando os produtos que se deseja analisar o consumo, o sistema exibe os produtos organizados conforme o nível de gestão(Coligada, Filial ou Por Local). Estes produtos são classificados de duas formas:

Não é necessário realizar análise de compra, pois o saldo é maior que o ponto de reposição.

O produto deve ser analisado, pois existe uma sugestão de compra a ser gerada, o saldo é menor que o ponto de reposição.

A identificação de um produto, no processo de Análise de Ressuprimento, é feito pelo código, descrição, data de cadastramento, unidade e até mesmo por tabelas de classificação.
Além destes dados, são exibidos os tempos de estoque máximo, estoque mínimo, reposição, fornecimento, compra e consumo médio teórico. Todos estes registros são buscados do cadastro de produto.
Os valores do estoque máximo, estoque mínimo, ponto de reposição, lote econômico de compras, consumo médio prático e classificação ABC, são calculados e atualizados nestes campos informados.
Com o produto selecionado, o usuário também pode verificar informações como Tipo de aplicação, fornecedores, consumo, saldos e sugestões de compra deste produto.
O tipo de aplicação e fornecedores exibidos na análise são aqueles definidos no próprio cadastro do produto.
Para facilitar a análise de consumo do produto, este dado é exibido em forma de gráfico.
Os saldos definidos na pasta sugestão e tipos de movimentos parametrizados como “[x]Saldo” referente ao módulo de Ressuprimento são os dados referentes a Saldos.
Após ter calculado o atributo "[x] Sugestão de Compra" do Processo de Ressuprimento e o sistema ter gerado uma sugestão de compra para o produto em questão, é possível visualizar a sugestão por meio da Análise de Ressuprimento.
As sugestões de compra geradas podem possuir as seguintes classificações:

I4 Sugestão de Compra não analisada.

I5 Sugestão de Compra analisada que gerou uma solicitação de compras.

I6 Sugestão de Compra rejeitada.

I7 Sugestão de Compra forçada.

Atenção! Quando a sugestão de compra está classificada como “Sugestão de Compra Forçada” quer dizer que o sistema não identificou necessidade de gerar uma sugestão de compra para o produto, classificando-o como “ I8 Não é necessário realizar análise de compra”, mas mesmo assim o usuário optou por gerar uma análise de compra deste produto.