Passo a Passo:

  1. Na primeira tela do Assistente de cotação de preços de insumos, clique em "Avançar";
  2. Na segunda tela do Assistente de cotação de preços de insumos, aparecerá um filtro por grupo de custo.
    Serão exibidos todos os grupos de custo do projeto (projeto aberto) e os grupos de custo globais (projeto global). Selecione os grupos de custo que terão os insumos cotados.
    Marque a opção "Somente os insumos utilizados no projeto" e o sistema exibirá apenas os insumos que possuem um dos grupos de custo selecionados e que estejam sendo utilizado no projeto (Curva ABC de Insumos).
    Os insumos não ficam disponíveis para cotação, quando: - Os insumos só estão inseridos em tarefas desativadas; - Os insumos só estão inseridos em tarefas que possuem preço cotado e ele está ativo; - Os insumos estão desativados nas composições que estão sendo utilizadas no projeto; - os insumos possuem unidade %;
  3. Na terceira tela do Assistente de cotação de preços de insumos, aparecerá a listagem de insumos, incluindo os que ainda não têm preço, de acordo com o filtro selecionado e ordenado pela coluna 'Total no Projeto' (valor total do insumo no projeto). Isso não impede que você faça outras ordenações.
    Para preencher o campo 'Total no Projeto' o sistema considera os valores da curva abc de insumos. Dessa forma, a cotação de insumos, está sendo exibida e ordenada de acordo com a curva abc de insumos. Por essa razão, se a curva abc de insumos não foi calculada nenhuma vez, é necessário calculá-la para que os valores dos insumos apresentados estejam atualizados Se houver alterações de preços, a curva abc de insumos deve ser recalculada.
    Nas colunas dos insumos, estarão disponíveis para alteração o preço cotado e o preço improdutivo dos insumos (no caso do preço improdutivo, apenas para insumos do grupo A – Equipamentos). Pode-se alterar também a unidade e a moeda de cotação.
    • Criar Novo Preço - caso esta opção esteja marcada, será criado um novo preço para o insumo, caso não esteja marcada, o preço será o preço ativo atual do insumo.
    • Ativar o novo preço – ativa o novo preço criado.
    • Descrição do novo preço – nome para o novo preço criado. Caso este campo não seja preenchido no momento da criação do novo preço, a descrição do preço será "Preço em" + <Data atual>.
    • Caso os novos valores dos preços de todos os itens tenham um aumento em percentual igual, pressione o ícone "Aplicar fator nos preços", preencha com um valor o campo "Multiplicar preços marcados por" e confirme a alteração, que todos os preços serão alterados, isto é, serão multiplicados por este valor. Depois, se desejar, pode-se alterar os preços que não estiverem dentro deste valor.

Caso você opte por utilizar vigência de preços, pressione o ícone "Aplicar vigência nos preços", e no campo Período, informe a data de vigência (validade) do preço do insumo, em seguida marque as aplicações desejadas (Previsto, Realizado, Medido) e confirme a alteração pressionando o ícone "Aplicar Vigência", que todos os preços dos insumos selecionados serão atualizados.

Exemplo:

  • Selecione um insumo.
  • No campo Preço Cotado, informe o valor do novo preço do insumo correspondente.
  • No campo Vigência, informe a data de vigência (validade) do preço do insumo no cronograma indicado.
  • No campo Aplicação, informe, em qual cronograma (Previsto, Realizado, Medido) a vigência do preço do insumo.
  • Marque a opção de "Criar Novo Preço".
  • Preencha a descrição do novo preço e em seguida Clique no botão "Avançar".
  • Clique em "Concluir".

Observações:

Sempre que você quiser avaliar o resultado da mudança de um preço na coluna 'Total no Projeto' recalcule a curva abc de insumos.
Não é permitido cadastrar duas ou mais vigências com o mesmo período e aplicação para um insumo.
Se o insumo não tiver nenhum preço cadastrado, será realizado o preenchimento automático da unidade de cotação com a unidade do insumo e a moeda de cotação com R$ (real).
A unidade sugerida para o preço cotado é a unidade do insumo e não é permitido que passe para a cotação de outro insumo sem informar a moeda em que o preço está sendo cotado.
A cotação de insumos globais é feita criando-se um preço local ou atualizando um preço local que já estiver ativo. Se o insumo global não possuir um preço local e não for solicitada a criação, a cotação não será efetivada.
Na moeda do preço insere a moeda do projeto.