Árvore de páginas

IMPORTAÇÃO XML - IMPORTAÇÃO DO XML DA NFe COM DATA DE COTAÇÃO DÓLAR RETROATIVA

Linha de Produto:

SARA

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulos:

Serviço de Importação de documentos de entrada (NF-e)

Rotina(s):

Importação do XML da NF-e

Situação/Requisito:

Criar opção para permitir a importação do XML da NF-e mesmo sem existir a cotação para o dólar para a data da emissão do documento, o sistema deverá buscar a última cotação registrada.

Requisito (ISSUE):DLOGPORTOS-5398

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

SQL Server

Parâmetros Utilizados:

IMPORTAR_NFE_TIPO_BUSCA_COTACAO_DOLAR

Sistema(s) Operacional(is):

Windows

Descrição

Na rotina de importação de documentos de entrada para o pré-cadastro, serviço de importação do XML da NF-e, foi desenvolvida uma nova opção para que possa ser realizada a importação da NF-e sem a exigência do cadastro da cotação do dólar para a data da emissão do documento. Foi criado o parâmetro "IMPORTAR_NFE_TIPO_BUSCA_COTACAO_DOLAR" para ativar a funcionalidade. Quando a funcionalidade estiver ativa, o sistema efetuará os cálculos dos valores em dólar utilizando a última cotação do dólar registrada para o sistema.

Importante

A implementação foi realizada para as versões e layout 3.10 e 4.00 da NF-e.


Procedimento para Implantação

  1. Atualizar o banco de dados por meio do AtualizaDB em caso de atualização do pacote da release 12.1.36.

  2. Atualizar os executáveis do pacote ou patch.
    1. Para a DLL da importação da NF-e, não é necessário parar o serviço da importação de documentos de entrada, apenas atualizar a DLL na pasta dos executáveis no servidor.

  3. Executar os scripts do pacote ou patch.
    1. O parâmetro "IMPORTAR_NFE_TIPO_BUSCA_COTACAO_DOLAR" será cadastrado com o valor default "0", onde o sistema existe a cotação do dólar na importação do XML da NF-e. Para que o sistema não exija a cotação e utilize a última cotação do dólar registrada, o valor do parâmetro deverá ser alterado para "1".

Procedimento para Utilização

Procedimento para a Importação do XML da NF-e SEM existir o registro da cotação do dólar.

Pré-condições

  • Alterar o valor do parâmetro "IMPORTAR_NFE_TIPO_BUSCA_COTACAO_DOLAR" para "1". 

Procedimento

  • Executar o upload do XML do documento de entrada por meio do Portal WEB, em registro de documentos, ou efetuar o upload manual do arquivo na pasta configurada para o processo de "upload manual".
    • Neste momento as notas fiscais importadas ficarão registradas no pré-cadastro para serem liberadas em outro momento.

  • No módulo portaria, na rotina de pré-cadastro, pesquisar o Nota Fiscal que foi importada e efetuar a liberação para recebimento.
    • Se a nota fiscal foi registrada com data de cotação retroativa, no campo observação do documento de entrada será apresentada a informação da data e valor da cotação retroativa. Em caso de edição do documento e recálculo com a cotação da data de emissão, esta mensagem no campo observação será excluída.
    • Na liberação para recebimento, se a nota fiscal foi registrada com data de cotação retroativa, o sistema exigirá a data de cotação do dólar para a emissão do documento.




    • Na liberação para recebimento, em caso de importação com a data de cotação retroativa, o sistema irá apresentar algumas inconsistências com os valores do dólar registrado para a nota fiscal com relação a data de cotação da emissão do documento. Neste caso, o usuário poderá liberar o documento assumindo as inconsistências ou efetuar a edição do documento atualizando os valores com a data de cotação para a emissão do documento.

  • Após a liberação do documento no pré-cadastro as outras rotinas referente a entrada poderão ser executadas normalmente, efetuando o registro do "CESV" e geração da ordem de serviço de descarga.
      • Após a entrada documental e geração da Ordem de Serviço, opcionalmente, o documento de entrada (nota fiscal) poderá ser editado pelo módulo expedição recalculando os valores de entrada em dólar com base na data da cotação da emissão do documento.

Resultados esperados:

  • O sistema deverá efetuar o cadastro da Nota Fiscal no pré-cadastro, por meio da rotina de importação do XML, sem existir o registro da cotação do dólar para a data da emissão do documento.



Importante!

Esta implementação é valida somente para a versão do módulo compilado no DELPHI 10 - TOKYO.

"A TOTVS recomenda que os recintos alfandegados, quando da atualização do sistema informatizado de controle aduaneiro (SARA) observe as normas legais vigentes conforme segue: o artigo 14 da IN SRF 682/2006 (que dispõe sobre a auditoria de sistemas informatizados de controle aduaneiro, estabelecidos para os recintos alfandegados), estabelece que qualquer alteração ou atualização de versão ou substituição do sistema informatizado de controle deverá ser previamente comunicada à SRF (Secretaria da Receita Federal do Brasil); o artigo 40 da Portaria RFB 3518/2011 (que estabelece requisitos e procedimentos para o alfandegamento recintos) que determina que quaisquer alterações no sistema informatizado de controle aduaneiro, desde que devidamente justificadas pela administradora do recinto, poderão ser autorizadas pelo titular da unidade de despacho jurisdicionante."