Árvore de páginas

MATA330 - Recalculo do custo Médio On-Line (MATA330) e Saldo Atual para Final (MATA350)


Produto:

Microsiga Protheus®

Versões:

P12 e Superiores

Ambiente:

 SIGAEST - Estoque e Custos.

Descrição

O Custo Médio pode ser calculo de duas formas distintas (On-Line e Off-Line), veja abaixo os procedimentos para execução de cada calculo.

(concordo) O fluxo de fechamento de custos OFF-LINE deve ser feito da seguinte forma:

–Recalculo dos Custos de Entrada MATA190 (no caso de mudanças de TES ou taxa de moedas).
–Recalculo do Custo Médio MATA330 (além de atualizar o valor dos movimentos serve para atualizar os campos de valor e qtd final ).
–Virada dos Saldos MATA280 (para criação dos saldos iniciais do período seguinte)

(concordo) O fluxo de fechamento de custos ON-LINE deve ser feito da seguinte forma:

– Movimentação do Mês (Notas de Entrada e Saídas e Movimentos Internos)
– Saldo Atual para Final MATA350 (para atualizar os campos de valor e qtd final)
– Virada dos Saldos MATA280 (para criação dos saldos iniciais do período seguinte)
– Caso o usuário utilize o rateio de MOD pela contabilidade deve rodar o custo médio (MATA330) também quando utiliza custo ON-LINE, para obter o valor da MOD. Neste caso pode utilizar o método de apropriação sequencial e não precisa gerar os lançamentos contábeis.


Abaixo segue a imagem da rotina "Saldo Atual para Final (MATA350), responsável por preparar o saldo de fechamento para os campos B2_QFIM, B2_VFIM1, B2_CMFIM e etc.

Importante: Esta rotina somente prepara o saldo para virada do mês, para efetivar a virada deve-se executar a rotina "Virada de Saldos (MATA280).


Dúvidas e impactos na utilização do Custo On-Line:

1 - Podemos alterar o parâmetro MV_CUSMED com os estoques ainda em aberto?

NÃO, todo processo alterado em meio de período, deve ser reavaliado, pois poderão ocorrer de movimentos não serem contabilizados conforme data, lançamentos padronizados (CT5) que atendem somente à contabilização Off-line, devendo ser revisados tais cadastros, conciliação contábil dos itens já registrados na CT2 e falha nos flag's ?_DTLANC.

2. Se não podemos, a alteração do parâmetro MV_CUSMED pode ser feita em que momento?

SUGESTÃO:  Realize o fechamento contábil em conjunto ao fechamento de estoque para gerar os registros em equidade no estoque e contábil, à partir de então utilize o cronograma e conforme usual do cliente. Verifique o fluxo operacional do cliente e a possibilidade de execução deste modo e então após o fechamento sem que haja movimentos executados altere o parâmetro.

3 -  Pelo TDN, passando o parâmetro para On-Line significa que a contabilização também será no momento de cada movimentação, correto?

O parâmetro referência exclusivamente ao modo de Contabilização, quanto ao custo médio deve ser atualizado ONLINE, conforme conceito de custo, onde qualquer sacrifício que represente a alteração do estoque deve ser afetado nos resultados.

4 - E se ocorrer movimentações com data retroativa, o sistema não fará o recálculo? Ou se executarmos a rotina de custo médio isso será acertado?

O conceito de Contabilização On-line é pratica de empresas onde não há movimentações retroativas, obedecendo sempre o ordenamento dos movimentos conforme input do mesmo, não deve ser aplicado em empresas onde a inclusão de notas seja entrada ou saída ou movimentos internos não respeitem a ordem ENTRADA e SAÍDA.

5  - A rotina de custo médio ainda deverá ser executada? mesmo sem termos produção?

A rotina MATA330 deve ser executada em processo onde a ordenação não siga o critério entrada e saída (deve ser Apropriação Sequencial), podendo o item ser requisitado então da compra ou empenhado/reservado para processo de modo que o consumo seja visível antes da reposição do item. Por estas circunstâncias a rotina é utilizada para tal ordenação.


IMPORTANTE: Em instituições onde a contabilização é ON LINE e os movimentos do estoque sigam criteriosamente as saídas após as entradas, não deve-se utilizar a rotina MATA330 mas sim o programa MATA350-Saldo Atual para final.

OBSERVAÇÃO: Somente será necessária a execução da rotina de Custo Médio (MATA330) se utilizar produto MOD ou GGF.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Sobre Apropriação de Custo (MATA330):

O sistema permite que o custo médio seja recalculado conforme as formas de apropriação descritas abaixo:

Sequencial - Todas as movimentações dos estoques são valorizadas exatamente na ordem em que foram digitadas, para tanto, os arquivos SD1, SD2 e SD3 contém o campo D?_NUMSEQ, que guarda o número sequencial de sua gravação.

Diária - Todas as entradas de notas fiscais e devoluções ao estoque do DIA são consideradas para obtenção do custo médio que fará a valorização das requisições e notas fiscais de saídas do mesmo DIA, portanto, a cada dia posso ter uma valorização diferenciada dos meus estoques, dependendo das entradas efetuadas.

Mensal - A partir do saldo inicial, notas fiscais de entrada e devoluções ao estoque, do período informado, o sistema calculará o novo custo médio que valorizará as movimentações internas e notas fiscais de saídas do mesmo período informado para o recálculo.


IMPORTANTE:

Toda e qualquer alteração nos conceitos e configurações de Custo deve ser avaliado minuciosamente pela empresa e entendido antes de tal mudança. Pois poderá acarretar danos em seu controle de estoque e custos, por este motivo sugerimos que se há a intenção de mudança que seja solicitado auxilio de consultor TOTVS ou Terceiro, para avaliação e implementação da alteração sistêmica.