Nos campos Frete, Seguro e Despesa devem ser informados os respectivos valores de frete, seguro e despesa que serão destacados no Documento de Saída, sendo:
- Frete
Este campo é reservado para informar o valor do frete, já que pode ser cobrado na nota, conforme o tipo do frete. Essa informação será exibida no total do documento de saída.
- Quanto aos impostos:
ICMS: é tributado pela maior alíquota da nota, sendo que é dos produtos envolvidos.
IPI: é tributado por uma alíquota proporcional aos pesos dos itens.
Caso não haja peso, o cálculo é proporcional ao valor.
Dica: Nas estatísticas de vendas, o frete é exibido separadamente. |
- Seguro
Caso a nota fiscal seja emitida com valor de seguro na mercadoria, pelo transporte ou manuseio dos produtos, este campo deve ser preenchido com o valor atribuído a este seguro. Essa informação será destacada na nota fiscal e o cálculo dos impostos ocorre conforme o campo Frete.
- Despesa
Informe o valor das despesas que venham a compor o valor da Nota Fiscal. Essa informação será destacada na nota fiscal e o cálculo dos impostos ocorre conforme os campos Frete e Seguro.
O rateio das despesas (frete/seguro/despesas) nos itens do pedido de venda é baseado de acordo com o conteúdo do parâmetro MV_RATDESP, que pode ser:
- por peso
- por valor
Caso seja por peso, será proporcional.
Exemplo:
Considerando um pedido de 1.000 kg, sendo que o primeiro produto pesa 800 kg e o outro 200 kg, e o que o parâmetro MV_RATDESP seja configurado para peso, com valor de frete de $ 500,00. O Sistema faz o seguinte cálculo:
80% de 500,00 para o frete do 1º item
20% de 500,00 para o frete do 2º item