Árvore de páginas

ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Tela Ordem de Serviço Programação
    1. Principais Campos e Parâmetros
    2. Validações
    3. Geração automática do Receituário Agronômico
  3. Tabelas Utilizadas

01. VISÃO GERAL

Tem como objetivo a abertura de Ordens de Serviço para locais previamente programados

02. TELA  ORDEM DE SERVIÇO PROGRAMAÇÃO

Acessar o Menu PIMS -> Planejamento de Atividades e Recursos -> Processamento -> Ordem de Serviço -> Programação


Definir centro de custo, local, operação para geração da OS.

 

a. Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Centro de Custo

Centro de Custo relacionado a Operação que será realizada .

Operação

Operação que será realizada na execução da ordem de serviço.

Prestador de Serviço

É o prestador de Serviço que irá realizar a OS.

Caso o a Operação esteja marcada como Operação Terceirizada e o parâmetro CFGCEN-FG_OPER_TERC igual a "1", sistema irá emitir uma confirmação se o campo Prestador de Serviço estiver vazio.

Período previsto para ExecuçãoData prevista para execução da ordem de serviço.
Período de ProgramaçãoFiltro para localizar programações e assim gerar O.S.'s nelas baseadas.
PlanoCampo obrigatório, informar o código do Plano indicado na Matriz Padrão 
Locais de ProduçãoLocais onde serão executadas as operações da ordem de serviço.


 Resultado

Na aba Resultado são recuperados o centro de custo, a operação e os locais selecionados com suas respectivas áreas. 

O Índice Técnico , Produção Recurso/dia, % Efic. Recurso, Recursos Disponíveis, Sábado, Domingo, Feriado, Capacidade Diária, Rendimento Operacional, Capacidade Período são recuperados da Matriz Padrão através

do Plano informado, os quais também podem ser realizados manutenções se houver necessidade.


Observação: A programação de um plano para um centro de custo/ operação/ local é permitido ser realizado apenas uma vez no período de safra. Uma vez  realizada a programação, pode abrir OSs parciais até completar o saldo da área programada,

ou seja, não é necessariamente obrigatório abrir OS com área total  do talhão. E uma vez não havendo saldo de área a realizar, o sistema não permite que seja abertos Ordem de serviços para este c.custo/operação/local.


Recursos

Na aba Recursos são recuperados os recursos programados tendo a possibilidade de incluir, deletar e realizar manutenções nos recursos programados.


Ao clicar em Gerar OS  conforme tela abaixo, será apresentado um log com o número e informações da OS gerada.


b. Validações

ValidaçãoDescrição
Limitação do período previsto de execução O.S.

O sistema limita o período previsto para a execução da O.S. A partir da data de geração da mesma. A quantidade de dias retroativos considerados no período previsto de execução da OS em relação a data de emissão é controlado pelo parâmetro Seção: PLATIV / Entrada: QT_DIAS_PER_EXEC_OS.

Exemplo: Valor do parâmetro = 10, Data atual =  , Data limite retroativa para período previsto para execução da O.S. =  .

Parâmetros para Validação Prestador de Serviço

Ao abrir uma OS, é possível validar se o prestador de serviço informado na OS pode realizar a operação da OS. Este controle é feito através da configuração de 3 parâmetros:

Seção PLATIV, Entrada FG_CT_PRESTADOR, este define que tipo de severidade da validação de contratos de serviço, (N=Não Valida C=Solicita Confirmação S=Severidade Total);

Seção GERAIS, Entrada TP_EQPTO_CRT, este defini os tipos de equipamentos para validação dos contratos, (Tipo(s) válido(s): 1=Próprio,2=Terceiro,3=Fornecedor,4=Alugado);

Seção GERAIS, Entrada CD_FLT_OPER_CRT, neste são relacionadas as operações que serão validadas no contrato de serviços;

Bloco ART

Campo para preenchimento do bloco. A partir do código do bloco o sistema irá recuperar o número da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o nome do Engenheiro para exibi-los nos relatórios de Ordens de Serviço.

Este campo só é mostrado na tela caso o parâmetro PLATIV / FG_EXIGE_BLOCO estiver com valor igual a S, caso seu valor seja N o campo será omitido. Estando o sistema configurado para exigir bloco na geração de O.S. o campo será iniciado com o valor do bloco padrão, configurado no parâmetro PLATIV / CD_BLOCO_PADRAO, para agilizar o processo de geração, porém o campo poderá ser alterado pelo usuário.

O código do bloco será exigido na geração de O.S. somente se o parâmetro PLATIV / FG_EXIGE_BLOCO estiver com valor igual a S e a O.S. conter um recurso do tipo insumo.

Validação de Campo (Tipo de Reforma)

Quando o parâmetro (PLATIV / FG_SEV_CC_OP_LOCAL) estiver igual a 'S', será feita a chamada da função (fProcessoCentral), que realiza as validações de campo dos dados informados, nela foi incluída a validação de tipo de reforma, onde o tipo de reforma do talhão informado no apontamento deve ser igual ao tipo de reforma do cadastro da operação x centro de custo, caso contrário, o apontamento será cancelado.

c. Geração automática do Receituário Agronômico

Ao abrir uma O.S. é possível gerar automaticamente Receituário Agronômico/Agrotóxico para os insumos que necessitam de receituário agronômico para poderem ser utilizados.

Essa geração é controlada pelo parâmetro PLATIV / FG_GERA_RECEITUARIO_VIA_OS.

Para gerar o receituário de um insumo é necessário que:

a. No cadastro de insumos a opção Gerar Receituário esteja com S. 

 


b. O insumo precisa ter as suas características cadastradas no módulo de Receituário Agronômico (RECAGNO.EXE).


c. No aplicativo Controle de Receituário Agronômico (RECAGNO.EXE), no cadastro de ART  deve existir blocos com receitas disponíveis conforme exemplo abaixo:


Validações na Abertura da OS

Na abertura da OS, na aba Recursos são recuperados os recursos da Matriz Padrão.

Ao clicar em Gerar OS, o sistema faz toda a validação, verifica se o insumo exige receituário e faz todas as validações citadas e na mesma tela é aberto uma tela com os dados para geração do receituário conforme print abaixo:


Ao clicar novamente em gerar OS foi gerada a OS junto com suas informações

Campo/ Descrição

Campo

Descrição

LocalO campo de Locais (Seção/ Descrição) é recuperado automaticamente da OS.
Insumo

Código do Insumo recuperado da OS, no entanto para isso, o insumo deve estar cadastrado em Característica de Insumos localizado no aplicativo Controle de Receituário Agronômico (RECAGNO.EXE).

Se o Insumo não estiver cadastrado em característica a linha do insumo fica de cor vermelha cujo o significado fica logo em cima.

BlocoO bloco é recuperado automaticamente do cadastro de ART apenas quando o bloco possuir receitas disponíveis. Se existir mais de um bloco com receitas disponíveis, será recuperado o bloco com o menor código e só irar recuperar o próximo bloco quando não tiver mais receitas disponíveis o bloco que estiver sendo utilizado.
ReceitaA receita é recuperada automaticamente do cadastro de ART juntamente com o bloco, isso se tiver receita disponível. Como o bloco, se não tiver receita disponível será apresentado uma mensagem de validação dizendo que não existe receita disponível, impedindo a criação da OS.
Nº de AplicaçõesEste campo vem nulo para que seja informado pelo usuário o número de aplicações. 

Modalidade de Aplicação

Este campo é recuperado do cadastro de característica de insumos localizado no aplicativo Controle de Receituário Agronômico (RECAGNO.EXE)
DiagnósticoEste campo é recuperado do cadastro de característica de insumos localizado no aplicativo Controle de Receituário Agronômico (RECAGNO.EXE)
Intervalo de AplicaçãoEste campo é recuperado do cadastro de característica de insumos localizado no aplicativo Controle de Receituário Agronômico (RECAGNO.EXE)
ManejoEste campo é recuperado do cadastro de característica de insumos localizado no aplicativo Controle de Receituário Agronômico (RECAGNO.EXE)


Após gerar a OS, a mesma pode ser consultada através da movimentações de Ordem de Serviço através do caminho Movimentação→ Ordem de Serviço.


Após consultar a OS gerada no PLATIV, necessário verificar o receituário gerado para a OS no aplicativo Controle do Receituário Agronômico (RECAGNO.EXE) através do menu

Movimentações → Receituário Agronômico.



Relatórios do Receituário que são impressos através da impressão de alguns modelos de impressão de Ordem de Serviços.

Esses receituários podem ser visualizados nos relatórios Emissão de O.S. Modelo III, IV e V ou no aplicativo "Controle de Receituário Agronômico";


Relatório de impressão de OS Modelo III.

Na emissão da Ordem de Serviço Modelo III, para que seja impresso também o Receituário Agronômico, na tela de critérios abaixo deve estar marcado a opção

"Imprimir Receituário Agronômico no Final", pois uma vez marcada ao fechar o relatório da OS será aberto o relatório do Receituário Agronômico conforme telas abaixo:



Relatório de Impressão de OS Modelo IV.




Relatório de Impressão de OS Modelo V.





Validação quando o insumo não estiver cadastrado em Característica de Aplicação no RECAGNO.

Se o Insumo não estiver cadastrado em "Característica de Insumos" a linha do insumo fica de cor vermelha cujo o significado fica logo em cima.


03. TABELAS UTILIZADAS


PA_OS_HE

PA_OS_DE

RC_RECEITA_HE

RC_RECEITA_DE