Árvore de páginas

O controle de qualidade é realizado mediante a avaliação do Cadastro de Produtos,  Amarração Produto X Fornecedores, parâmetros do módulo Configurador, do TES e TM utilizados nas movimentações.

Procedimentos

Para que o Sistema avalie a necessidade de enviar um produto para o controle de qualidade, no momento do recebimento ou na produção:

  • Configure o parâmetro MV_CQ com o número do armazém que representa o Controle de Qualidade.
  • Configure o parâmetro MV_DIRCQ com o diretório para gravação dos certificados de qualidade.
  • No Cadastro de Produtos, atribua uma nota mínima para o produto no campo Nota Mínima. Essa nota é comparada com a nota do fornecedor.
  • No campo Tipo de CQ do Cadastro de Produtos, defina se o controle de qualidade será feito pelo módulo de Compras e Estoque/Custos do Sistema Microsiga Protheus ou pelo módulo de Inspeção de Entrada do Sistema Quality.

    Ao selecionar a opção M-Materiais a Liberação do Material enviado ao CQ, será realizada através dos módulos de Materiais (Estoque e Compras), em Baixas do CQ. Caso selecione Q-SigaQuality a liberação do material enviado ao CQ, será realizada no módulo Inspeção de Entrada, em Resultado, se o campo Tipo de C.Q. for igual a Q, na entrada de materiais os arquivos são gravados referente a entrega, e todo o controle será realizado no módulo Inspeção de Entrada.

Se o usuário utilizar o módulo de Inspeção de Entrada, o material será enviado ao armazém, definido pelo parâmetro MV_CQ, porém todo o controle é efetuado no módulo de Inspeção de Entrada, não sendo possível liberar ou rejeitar o material na Baixa do CQ dos módulos de Compras e Estoque/Custos.

  • No campo Produções CQ do Cadastro de Produtos, caso a empresa também trabalhe com produção (módulos Estoque/Custos e PCP), deve definir o intervalo de produções a ser considerado para o envio do produto para o CQ (Skip-Lote de produção). Por exemplo, se o valor preenchido for 10, a cada 10 produções, envia 1 ao CQ.
  • No campo Contr. Lote do Cadastro de Amarração de Produto x Fornecedor, defina a frequência de inspeção do produto pelo Controle de Qualidade para um determinado fornecedor (Skip-Lote de Compra) quando do recebimento do material, caso a nota do produto seja igual ou superior a nota de avaliação do fornecedor, caso queira controlar o envio de materiais ao C.Q. pelo Skip-Lote.
  • No campo Nota do Cadastro de Amarração de Produto x Fornecedor, defina uma Nota de avaliação do fornecedor para o produto, para controlar o envio de materiais ao C.Q. pela nota.

Quando se trata de materiais enviados ao C.Q., inspecionados pelos módulos do Quality Protheus, não é necessário definir esse campo.

  • Em Documento de Entrada, utilize um TES que atualize o estoque.

Dessa forma, cada produto possui uma pontuação mínima para o controle de qualidade. Na digitação da nota fiscal de entrada, é feita uma avaliação entre a pontuação da amarração Produto X Fornecedor e a pontuação do produto.

Caso a pontuação da amarração não atingir a pontuação do produto, este lote do material é enviado ao armazém do controle de qualidade (especificado pelo parâmetro MV_CQ); caso a pontuação da amarração atinja a pontuação mínima do Produto, esse lote do material passará pelo processo de avaliação do Skip-Lote.

  • Na Produção utilize um Tipo de Movimentação com Envio para CQ.

A transferência para o Armazém destinado ao controle de qualidade pode ser observada pela Consulta Produto.

  • A análise do produto deve ser registrada pela Baixa de CQ. É necessário incluir uma linha para registrar a liberação ou rejeição.

 


Veja também