O operador de telecobrança possui regras de negociação que definem as condições que ele pode oferecer ao cliente para o pagamento do título vencido, como descontos e novos prazos de pagamento. Durante a negociação podem ser oferecidas condições especiais ao cliente, de acordo com as Regras de Negociação estipuladas ao operador. Também é possível efetuar a integração do processo de telecobrança com o contas a receber, de modo que as negociações feitas com o cliente sejam visíveis ao departamento financeiro, facilitando a identificação da negociação.
A regra de negociação permite que o operador ofereça desconto manual sobre o valor original do título, efetue o cálculo de juros cobrados pelo atraso e também novos prazos de pagamento, por meio do campo Condição (ACF_CONDPG), que busca as condições de pagamento permitidas para a regra de negociação do operador.
Quando o operador finalizar a cobrança, se a integração estiver ativada, a rotina de telecobrança efetua a liquidação do título, gerando novos títulos para o cliente.
A liquidação gera a baixa do título vencido, gerando um ou mais títulos, de acordo com a condição de pagamento permitida na regra de negociação que o operador selecionar. Os valores dos títulos gerados serão os negociados com o cliente, incluindo acréscimos, decréscimos e descontos. O título baixado pela liquidação pode ser rastreado através da origem da liquidação, que nesse caso é a telecobrança, assim como também é possível identificar os títulos gerados.
A data de emissão dos títulos gerados será a data base do Sistema, e o vencimento será de acordo com a condição de pagamento selecionada.
O número dos títulos gerados será o do código de atendimento mais a ordem do título na lista de cobrança. O prefixo será o definido por meio do parâmetro MV_TMKPRTR (se estiver em branco o padrão será REN de renegociação) e o tipo será o do parâmetro MV_TMKTPTR (se estiver em branco será utilizado o mesmo tipo do título original).
Ao confirmar o atendimento, os títulos com status Negociado serão liquidados e seu status mudará para Pago, com esse status o operador não poderá mais alterá-lo. Caso precise alterar a negociação o operador deve Cancelamento da Liquidação, isso fará com que o status seja limpo, o título original terá a baixa cancelada e os títulos gerados pela liquidação serão excluídos.
Pré-requisitos
- Definir a natureza que será utilizada na liquidação do título através do parâmetro MV_TMKNTCB.
- Definir o prefixo utilizado nos títulos gerados pela liquidação através do parâmetro MV_TMKPRTR. Caso não seja definido, o padrão será REN de renegociação.
- Definir o tipo utilizado nos títulos gerados pela liquidação através do parâmetro MV_TMKTPTR. Caso não seja definido, o padrão será BOL.
Procedimentos
Para efetuar a cobrança dos títulos em atraso:
- Em Call Center inclua um novo atendimento.
2. Selecione o cliente para efetuar a cobrança. (Devem existir títulos em atraso para o cliente e a seleção de títulos deve ter sido executada).
3. Selecione o contato relacionado ao cliente.
4. Informe a condição de pagamento para a liquidação no campo Condição (ACF_CONDPG). Esta condição deve estar cadastrada na Regra de Negociação do operador.
5. Altere o status do título para negociado. O título pode ser alterado com relação a decréscimo e desconto de juros, que refletirá nos valores dos títulos gerados na liquidação.
6. Confirme a cobrança.
7. Visualize a cobrança para verificar se o status dos títulos negociados mudou para Pago. Em caso de alteração da cobrança, o operador não poderá mudar o status para refazer a negociação, ou seja, deve ser realizado o Cancelamento da Liquidação.
8. Para verificar se a liquidação foi realizada com sucesso e visualizar o relatório, acesse o módulo Financeiro, clique em Relatórios/Contas Receber/ Liquidação.
Verifique se o título negociado foi baixado e se os títulos foram gerados de acordo com a condição de pagamento informada no telecobrança.