O sistema permite efetuar análise de crédito na realização das vendas pelos ambientes Call Center, utilizando os conceitos definidos no ambiente SIGACRD (Fidelização e Análise de Crédito).
Veja como ocorre o processo de análise de crédito em Atendimento, quando o Call Center estiver integrado ao SIGACRD:
Orçamento
- Se o parâmetro MV_CRDAVAL estiver devidamente configurado, a análise de crédito também será realizada na confirmação do orçamento. O padrão é não analisar o crédito na gravação do orçamento.
- Quando o crédito não for aprovado, o sistema envia um aviso de bloqueio para o crediário. Se aprovado pelo crediário, o sistema permite o prosseguimento da operação. Se não aprovado, o operador deve negociar com o cliente outra condição de pagamento ou diminuir o valor financiado. Ao tentar uma nova análise sem sair da tela de Atendimento, o sistema utiliza o mesmo contrato até que o crédito seja aprovado. Se o cliente decidir pagar em dinheiro, não é feita a análise de crédito e o contrato pendente é cancelado.
- Quando for feita uma alteração em um orçamento em que já existe contrato pendente associado, é utilizado o mesmo contrato para a análise.
Faturamento
- A análise de crédito na operação de faturamento é executada automaticamente na confirmação do atendimento. O padrão é sempre analisar o crédito na gravação do pedido. Se não for necessário, pode ser configurado através do parâmetro MV_CRDAVAL.
- Quando o crédito não for aprovado, o sistema envia um aviso de bloqueio para o crediário. Se este aprovar, permite o prosseguimento da operação. Se não aprovar, o operador deve negociar com o cliente outra condição de pagamento ou diminuir o valor financiado. Ao tentar uma nova análise sem sair da tela de Atendimento, o sistema utiliza o mesmo contrato até que o crédito seja aprovado. Se o cliente decidir pagar em dinheiro, não é feita a análise de crédito e o contrato pendente é cancelado.
- Quando for feita uma alteração em um atendimento que já gerou pedido de venda, o contrato fica com status de “finalizado”. Em toda a alteração de um atendimento que já gerou pedido, será criado um novo contrato, e o anterior será cancelado.
- Quando o parâmetro MV_OPFAT estiver como SIM, não é necessário realizar a Liberação de Crédito do Pedido (ambiente Faturamento), pois sempre é gerado sem bloqueio de crédito. Se for identificado que existe bloqueio de estoque, a nota não é gerada, apenas o pedido de venda e a liberação de estoque deve ser realizada pelo ambiente Faturamento.
Análise de Crédito
- Tem como objetivo realizar uma consulta do crédito do cliente com base nos produtos informados, com uma diferença de que não envia os dados ao crediário, apenas informa ao operador que o crédito foi aprovado ou não. Pode ser executado nas operações de Orçamento e Faturamento, selecionadas no campo “Operação” (UA_OPER).
- A consulta não envia o aviso de bloqueio para o Crediário e retorna sempre um status da situação atual do cliente para que o operador possa ter conhecimento necessário para realizar uma negociação da venda.
- A consulta também gera um contrato ao ser executada. Se o operador sair do atendimento sem gravá-lo, o contrato gerado será cancelado, pois não foi associado a nenhum orçamento ou venda.
- Se o serviço estiver off-line, ou seja, não houver comunicação com o WebService, não será possível realizar a consulta de crédito.
Características gerais
- Quando o crédito for aprovado, o sistema grava o número do contrato no atendimento finalizado no campo UA_CONTRA. Caso este campo não exista, deve ser criado conforme instruções do tópico Procedimentos para Implementação.
- Se não existir conexão com o WebService e a venda for confirmada como off-line, será gerado um contrato manual e gravado os dados no atendimento para identificar que a aprovação foi off-line. Os campos utilizados são: UA_FORCADA (1=Forçada;2=Não forçada) e UA_CGCCART (número do cartão ou CNPJ/CPF do cliente). Caso estes campos não existam na base de dados, devem ser criados conforme instruções do tópico Procedimentos para Implementação.
Veja também
Visão Geral
Import HTML Content
Conteúdo das Ferramentas
Tarefas