Para utilizar o SDK Android, certifique-se que seu projeto atende os seguintes requisitos mínimos:
Nota
Google tem depreciado o Eclipse como ferramenta de desenvolvimento em Android, portanto não oferecemos suporte para Eclipse.
Para instalar o SDK em seu projeto, é necessário seguir os passos descritos a seguir:
Adicione a URL do SDK no Maven no arquivo build.gradle
do projeto.
allprojects { repositories { maven { url "https://dl.bintray.com/fluig/maven" } } }
Adicionada a URL acima, adicione a dependência do SDK no arquivo build.gradle
do aplicativo.
dependencies { implementation 'sdk.fluig.com:<nome_do_modulo>:<versao_do_sdk>' }
O fluig SDK requer algumas permisssões e referências do arquivo AndroidManifest.xml
da sua aplicação. Essas permissões permitem que o SDK monitore o estado de rede. Abaixo está um exemplo com um pacote chamado com.myapp.package
. Substitua com o nome do seu próprio pacote ao mesclar com o manifesto de seu projeto.
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" package="com.myapp.package"> <!-- permissões padrão --> <uses-permission android:name="android.permission.INTERNET" /> <uses-permission android:name="android.permission.ACCESS_WIFI_STATE" /> <uses-permission android:name="android.permission.ACCESS_NETWORK_STATE" /> <uses-permission android:name="android.permission.ACCESS_FINE_LOCATION" /> ... <application> ... </application> </manifest>
Qualquer configuração que o SDK necessite no momento de inicialização do seu aplicativo deve estar localizado em um arquivo de configuração no seu projeto. Dentro de seu projeto, este arquivo deve ser incluído dentro do diretório assets e deve ser um arquivo JSON chamado fluigSDKConfiguration. É possível criar mais de um arquivo de configuração, caso esteja desenvolvendo para outros clientes com customizações, contanto que crie flavors em seu projeto. Neste caso cada arquivo deverá ficar no diretório assets de cada flavor criado.
Atualmente a principal função deste arquivo é fornecer as chaves responsáveis pela renovação do token de acesso às APIs do fluig. Para criar as chaves que serão fornecidas no arquivo de configuração, siga os passos descritos aqui, na seção Criar Usuário Aplicativo.
O exemplo abaixo demonstra como deve ser o formato do arquivo JSON, note que as chaves deste arquivo são case sensitive.
{ "Authentication": { "Protocol": "OAuth1", "ConsumerKey": "<my_consumer_key>", "ConsumerSecret": "<my_consumer_secret>" } }
Conforme novas funções forem atribuídas a esse arquivo de configuração, a documentação será atualizada.
Para que o SDK inicialize as configurações fornecidas no passo anterior, é necessária a criação de uma classe de aplicação customizada que extenda de FluigSdkApplication
. Esta classe é reponsável por iniciar todas as principais funções do SDK no momento que seu aplicativo iniciar. Segue abaixo um exemplo de como ficará essa classe de aplicação.
import sdk.fluig.com.bll.core.base.view.application; public class Application extends FluigSdkApplication { @Override public void onCreate() { super.onCreate(); ... } }
Lembre-se que ao criar uma classe de aplicação dentro de seu projeto, é necessário também informar no AndroidManifest.xml
do seu projeto o nome da classe criada. No exemplo abaixo, o nome informado será .application.Application
pois foi o nome escolhido foi Application
localizado dentro do pacote application
.
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" package="com.myapp.package"> <application android:name=".application.Application" android:label="@string/app_name" ... > ... </application> </manifest>
Este passo é opcional mas altamente recomendado, dado a complexidade do fluxo de login. Lembre-se que ao chamar as APIs do fluig, caso não esteja autenticado, estes serviços retornarão um erro. Para informações de como integrar o fluxo de login no seu projeto, clique aqui.