Árvore de páginas

Melhoria nas previsões de impostos

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Easy Import Control (SIGAEIC)

Rotina:

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

AVCADGE

Funções Gerais dos Módulos de Comex

EICCAD00Funções Genéricas de Cadastro

EICTP251

Pré-Calculo

EICTP252Previsão de Desembolso Financeiro 
Cadastros Iniciais:
Parâmetro(s):

MV_EASYFIN

MV_EASYFPO

MV_EASYFDI

MV_EIC0068  

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

SQL/ORACLE

Tabelas Utilizadas:

Sistema(s) Operacional(is):

Windows/Linux

Issue(s) relacionada(s)MTRADE-1976

Descrição

Foi implementada no Easy Import Control (SIGAEIC) uma melhoria que permite definir se o CIF do Pré-Cálculo irá agregar o valor das despesas configuradas como base de I.I. e presentes na tabela de pré-calculo, refletindo no calculo dos impostos.

Esta implementação torna possível obter os valores dos impostos previstos corretamente quando as despesas base de imposto e icms definidas na tabela são obtidas por percentual de outras despesas e não somente por valor fixo.

Para esta implementação, foi definido também um novo parâmetro de sistema (MV_EIC0068) que irá definir o comportamento das rotinas quanto ao cadastro da tabela e cálculo dos impostos previstos, sendo eles:

      0 - Comportamento atual do sistema (não exibe avisos sobre referências circulares no cadastro da tabela quando inseridas despesas base obtidas por percentual de outras despesas e não calcula despesas base de imposto/ICMS quando definidas por percentual)

      1 - Dispara avisos sobre referências circulares durante cadastro da tabela / Calcula os impostos considerando as despesas base de Imposto e ICMS por percentual na base de cálculo / Não agrega o valor das despesas base de impostos no valor CIF do relatório de pré-cálculo

      2 - Dispara avisos sobre referências circulares durante cadastro da tabela / Calcula os impostos considerando as despesas base de Imposto e ICMS por percentual na base de cálculo / Agrega o valor das despesas base de impostos no valor CIF do relatório de pré-cálculo

    


Procedimento para Utilização

Pré-Requisitos:

  1. Aplicar atualização dos fontes AVCADGE.PRW, EICCAD00.PRW, EICTP251.PRW e EICTP252.PRW;
  2. Executar atualização dos dicionários de dados com a execução da função UPDDISTR no smartclient e com o arquivo sdfbra.txt atualizado na pasta /systemload/ do ambiente de instalação do Protheus;
  3. Configurar o parâmetro MV_EIC0068  inicialmente com o valor “1”;
  4. Configurar os parâmetros MV_EASYFIN, MV_EASYFPO e MV_EASYFDI com o valor “S”;
  5. Possuir via de transporte utilizada no módulo de importação já cadastrada.;
  6. Possuir uma ou mais despesas base de imposto cadastrada.;
  7. Possuir uma ou mais despesas base de icms cadastradas (informar como 1=Sim para todas as UFs);

Cadastro da tabela de pré-calculo e as novas validações disparadas pelo sistema alertando para as referências circulares.


Despesa base de (I.C.M.S)  com referência circular no mesmo nível das despesas que compõem a base de cálculo

Passo a Passo:

  1. No módulo Easy Import Control(SIGAEIC), acesse a rotina Atualizações\Financeiro\Tabela Pre-Calculo.
  2. Inclua uma nova tabela de pré-calculo, listando todas as despesas acima iniciadas em 4 e 5.
  3. Na linha da despesa 416, edite a coluna “Despesa Base” informando o código do imposto (I.C.M.S) “203” e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema exibirá uma mensagem de validação não impeditiva.
  4. Isto se dá ao fato de que: se a despesa é base de (I.C.M.S)  no cadastro de despesas, ela não pode ser um percentual do próprio (I.C.M.S)  ( tem o imposto de (I.C.M.S)  listado entre as despesas que formam sua base de cálculo ) na tabela de pré-calculo, mas pode ser um percentual de outro imposto. O sistema no entanto não impedirá o cadastro ao clicar no botão “OK”.


Despesa base de (I.C.M.S)  sem referência circular no mesmo nível das despesas que compõem a base de cálculo

Passo a Passo:

  1. Na linha da despesa 417, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 102 e 103 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema não exibirá nenhuma mensagem de validação e permitirá o cadastro. 
  2. Isto pelo fato de que apesar desta despesa ser base de imposto de (I.C.M.S) , não existe entre as despesas que compõem sua base de cálculo o imposto de (I.C.M.S)  ou outra despesa que seja percentual do (I.C.M.S) .


Despesa base de (I.C.M.S)  com referência circular em subnível das despesas que compõem a base de cálculo.

Passo a Passo

  1. Na linha da despesa 420, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 104 e 203 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema não exibirá nenhuma mensagem de validação e permitirá o cadastro uma vez que esta despesa não é base de nenhum imposto.
  2. Na linha da despesa 419, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 102 e 420 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema não exibirá nenhuma mensagem de validação e permitirá o cadastro uma vez que esta despesa também não é base de nenhum imposto.
  3. Na linha da despesa 418, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 201,202 e 419 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema exibirá uma mensagem de validação não impeditiva:
  4. Isto se dá pelo fato desta despesa ser base de imposto de (I.C.M.S)  e que apesar de não existir o próprio imposto entre as despesas que compõe sua base de cálculo, uma ou mais destas despesa possuem na formação das sua base de cálculo o imposto de (I.C.M.S) , ocasionando uma referência circular indireta. O sistema no entanto não impedirá o cadastro ao clicar no botão “OK”.


Despesa base de (I.I)  com referência circular no mesmo nível das despesas que compõem a base de cálculo.

Passo a Passo

  1. Na linha da despesa 516, edite a coluna “Despesa Base” informando o código do imposto (I.I) “201” e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema exibirá uma mensagem de validação não impeditiva.
  2. Isto se dá ao fato de que: se a despesa é base de imposto (I.I) . no cadastro de despesas, ela não pode ser um percentual do próprio imposto (I.I)  tem o imposto de (I.I) listado entre as despesas que formam sua base de cálculo ) na tabela de pré-calculo, mas pode ser um percentual de outro imposto. O sistema no entanto não impedirá o cadastro ao clicar no botão “OK”.


Despesa base de (I.I) . sem referência circular no mesmo nível das despesas que compõem a base de cálculo.

Passo a Passo

  1. Na linha da despesa 517, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 102 e 103 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema não exibirá nenhuma mensagem de validação e permitirá o cadastro. 
  2. Isto pelo fato de que apesar desta despesa ser base de imposto (I.I) , não existe entre as despesas que compõem sua base de cálculo o imposto de (I.I)  ou outra despesa que seja percentual do (I.I) . 


Despesa base de (I.I)  com referência circular em subnível das despesas que compõem a base de cálculo.

Passo a Passo

  1. Na linha da despesa 520, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 103 e 201 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema não exibirá nenhuma mensagem de validação e permitirá o cadastro uma vez que esta despesa não é base de nenhum imposto.
  2. Na linha da despesa 519, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 102 e 520 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema não exibirá nenhuma mensagem de validação e permitirá o cadastro uma vez que esta despesa também não é base de nenhum imposto.
  3. Na linha da despesa 518, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 101 e 519 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema exibirá uma mensagem de validação não impeditiva:
  4. Isto se dá pelo fato desta despesa ser base de imposto de imposto (I.I)  e que apesar de não existir o próprio imposto entre as despesas que compõe sua base de cálculo, uma ou mais destas despesa possuem na formação das sua base de cálculo o imposto de (I.I), ocasionando uma referência circular indireta. O sistema no entanto não impedirá o cadastro ao clicar no botão “OK”.

Geração do pré-calculo.


Passo a Passo

  1. No módulo Easy Import Control(SIGAEIC), acesse a rotina Atualizações\Financeiro\Pre-Calculo.
  2. Na tela de parâmetros, selecione o pedido requisitado e clique no botão OK
  3. Na tela de montagem do pré-cálculo, selecione no campo “Tab.Pre-Calc” a tabela inserida no cenário anterior e clique no botão Confirmar.
  4. Na mensagem exibira pelo sistema sobre a reapuração do pré-cálculo, clique no botão Sim
  5. O sistema irá processar a apuração do pré-cálculo e ao final do processamento, exibirá a tela de montagem do pré-calculo novamente com a mensagem “PRÉ CÁLCULO EFETIVADO” no campo Mensagem.
  6. Clique no botão Outras Ações\Relatório por PO e em seguida no botão Preview
  7. O sistema irá exibir o preview do relatório de pré-cálculo realizado.
  8. Verifique que:
    1. Somente as despesas que são base de imposto (I.I) ou (I.C.M.S), são percentuais de outras despesas e que não possuem referência circular direta ou indireta na tabela de pré-cálculo foram adicionadas a base de cálculo dos impostos.
    2. O valor do total CIF no relatório agrega o valor destas despesas base  já que o parâmetro MV_EIC0068 está com o valor 2.
  9. Retorne ao menu inicial do sistema e no módulo SIGACFG, altere o valor do parâmetro MV_EIC0068 para o valor 1.
  10. Gere o pré-cálculo novamente (com ou sem reapuração)
  11. Verifique que:
    1. Somente as despesas que são base de imposto (I.I) ou (I.C.M.S), são percentuais de outras despesas e que não possuem referência circular direta ou indireta na tabela de pré-cálculo foram adicionadas a base de cálculo dos impostos.
    2. O valor do total CIF no relatório não agrega o valor destas despesas base  já que o parâmetro MV_EIC0068 está com o valor 1.
  12. Retorne ao menu inicial do sistema e no módulo SIGACFG, altere o valor do parâmetro MV_EIC0068 para o valor 0.
  13. Gere o pré-cálculo novamente (com reapuração)
  14. Verifique que:
    1. As despesas que são base de imposto (I.I) ou (I.C.M.S) e que são percentuais de outras despesas, independente de possuir referência circular direta ou indireta na tabela de pré-cálculo, foram calculadas obecedendo o padrão atual do sistema.
    2. O valor calculado das despesas base de imposto (I.I) calculadas por percentual, não incidem sobre a base de cálculo dos impostos calculados.
    3. O valor do total CIF no relatório não agrega o valor destas despesas base  
    4. Todo o comportamento do sistema para os itens acima se devem ao parâmetro MV_EIC0068 estar com o valor 0.

Geração dos títulos provisórios (PR’s)  do Purchase Order com base na tabela de pré-calculo com as despesas base de imposto e base de (I.C.M.S)  compondo a base de cálculo dos impostos


Passo a Passo

  1. No módulo Easy Import Control(SIGAEIC), acesse a rotina Atualizações\Purchase Order\Manutenção.
  2. Faça alguma alteração no Purchase Order e cerifique-se de que a tabela de pré-cálculo esteja associada.
  3. Grave o processo. Neste momento os título provisórios devem ser gerados no SIGAFIN
  4. No módulo SIGAFIN, acesse a manutenção de títulos a pagar e localize os títulos gerados para cada despesa.
  5. Confira os valores dos impostos e verifique que os valores da despesa base de Imposto entrou na base de cálculo dos impostos (conforme os valores calculados para os PR's)

Geração dos títulos provisórios (PRE’s)  do Embarque com base na tabela de pré-calculo com as despesas base de imposto e base de (I.C.M.S)  compondo a base de cálculo dos impostos.


Passo a Passo

  1. No módulo Easy Import Control(SIGAEIC), acesse a rotina Atualizações\Embarque\Manutenção.
  2. Faça a inclusão de um processo de Embarque, relacione todo o saldo do Pedido da sequência anterior e certifique-se de que a tabela de pré-cálculo do Pedido esteja associada ao processo.
  3. Grave o processo. Neste momento os título PR's serão excluídos dando lugar aos títulos PRE's no SIGAFIN
  4. No módulo SIGAFIN, acesse a manutenção de títulos a pagar e localize os títulos gerados para cada despesa.
  5. Confira os valores dos impostos e verifique que os valores da despesa base de Imposto entrou na base de cálculo dos impostos (conforme os valores calculados para os PRE's)

Geração do relatório de previsão de desembolso relativo aos Purchase Order’s das sequências anteriores.


Passo a Passo

  1. No módulo Easy Import Control(SIGAEIC), acesse a rotina Atualizações\Financeiro\Previs. Desembolso
  2. Selecione por PO mas não informe nenhum PO especificamente para que o sistema gere o relatório.
  3. Com o relatório gerado em tela, confira os valores dos impostos e verifique que os valores da despesa base de Imposto entrou na base de cálculo dos impostos (conforme os valores calculados para os PR's - caso não haja embarque - ou PRE's, caso contrário)