Árvore de páginas

ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Apontamento de Atividades Mecanizadas
    1. Principais Campos
    2. Parâmetros
  4. Validação de Apontamentos
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Realizar os apontamentos de atividades mecanizadas no método 1.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Realizar os apontamentos de atividades mecanizadas, registra a operação, o local ou a O.S, necessitando do funcionário e o equipamento utilizado.

03. TELA APONTAMENTO ATIVIDADES MECANIZADAS


Acessar o módulo Apontamento de Atividades (APT_ATRC.EXE)→ Apontamentos→ Atividades Mecanizadas→ Boletim Atividades e Recursos.


     a. Principais Campos


CampoDescrição
BoletimNúmero do boletim, podendo ser gerado automaticamente ou incluído manualmente
FuncionárioCódigo do funcionário que realizou a atividade
EquipamentoCódigo do equipamento (tipo principal )que realizou a atividade
H. OperadorInformar a quantidade de horas que o operador trabalhou com o equipamento
JornadaInformar o horário inicial e o final da jornada de trabalho do operador. Os campos de jornada são controlados pelo parâmetro ATRC_MEC/ FG_CONT_FREQ (S=Controla N=Não Controla C=Utiliza apenas 1º Jornada). 
OSInformar o número da OS.  Se preenchido não é necessário digitar o centro de custo, a operação e o local, pois o sistema recupera da ordem de serviço. Este campo não é obrigatório, porém existe uma  validação no sistema através de parametrização que obriga a utilização de ordem de serviço para as operações desejadas. Basta criar um grupo de operações, relacionar este grupo no cadastro da operação desejada e  informar este grupo no parâmetro a parâmetro ATRC_OS/ CD_GROP_OBRIG_OS.
Centro de CustoCentro de Custo que realizou a operação. O Centro de Custo deve estar cadastrado na tabela Centro de Custos. Utilize a tecla F4 ou digite diretamente no campo
OperaçãoOperação realizada. A operação deve estar cadastrada na tabela de operações. Utilize a tecla F4 ou digite diretamente no campo
FazendaUnidade de produção nível 1 que foi realizado a operação
SetorUnidade de produção nível 2 que foi realizado a operação
TalhãoUnidade de produção nível 3 que foi realizado a operação
ImplementoImplemento (equipamento auxiliar)que realizou a operação. Pode utilizar a tecla F4 ou digitar diretamente no campo. Deve estar cadastrado na tabela Equipamentos. Campo não obrigatório. A digitação deste atributo é opcional a parametrização permite Não apontar implemento, apontar Um ou N implemento.
Hora/ Km Inicial

Informar o quilômetro inicial e final no caso de equipamento com unidade quilômetro.

Informar o horímetro inicial e final no caso de equipamento com unidade horas, no formato definido nos parâmetros gerais.

Informar a hora inicial e hora final no formato hora relógio (HHMM), no caso de operações improdutivas.

Hora/Km Final

Informar o quilômetro inicial e final no caso de equipamento com unidade quilômetro.

Informar o horimetro inicial e final no caso de equipamento com unidade horas, no formato definido nos parâmetros gerais.

Informar a hora inicial e hora final no formato hora relógio (HHMM), no caso de operações improdutivas.

Hora/ Km TotalApós digitar a hora inicio e final de um boletim, será realizado o cálculo da diferença dessas horas. Essa diferença tem 4 casas decimais, já a diferença de horas do elevador da colhedora tem apenas 3 casas decimais. Exemplo: Início do boletim: 10:00 - Fim do boletim: 10:34 - Total de horas (em decimal): 0,5666.


b. Parâmetros 


O apontamento de atividades mecanizadas é constituído por vários campos obrigatórios e campos não obrigatórios o que possibilitam diferentes configurações devido as necessidades de utilização de cada cliente. Para a necessidade de um cliente não interferir na configuração/ processo de outro,  existiu a necessidade da criação de parâmetros para que o sistema seja flexível e atenda todos eles.

Esta parametrização está localizada no aplicativo Parâmetros do PIMS (PAR_PIMS)→ Parâmetros→ Tabelas e nas seções ATIREC/ ATRC_MEC/ ATRC_OS. Estas seções possuem possui uma grande quantidade de entradas de parâmetros.


04. VALIDAÇÃO DO APONTAMENTO 

 

  • Número do Boletim: O PIMS possui um parâmetro que determina a forma de inserção de boletim manualmente no sistema, esta forma é determinada através do parâmetro ATRC_MEC/ FG_NO_BOLETIM (1=Inicializa e Aceita Alteração / 2=Inicializa e Não Aceita Alteração / 3=Não Inicializa / 4=Inicializa com o último boletim digitado +1).

Além da inserção manualmente, os boletins podem serem também inseridos automaticamente via PIMS_COL, ou seja, os apontamentos são realizados via mobilidade TOTVS, mobilidades de Terceiros e computadores de Bordo. Estes apontamentos caem primeiro na tabela temporária do PIMS no (PIMS_COL) para ser validados para depois então ser enviados para a tabela oficial.

  • ,Deve ser preenchido um boletim por dia para cada operador e equipamento utilizado. Caso o operador utilize dois equipamentos no mesmo dia, deve-se abrir dois boletins, sendo um para cada equipamento.
  • No atributo “H Operador:” deve ser apontada a quantidade de horas que o operador trabalhou com o equipamento no dia. Esta informação será utilizada para apropriar o salário dos operadores a cada equipamento. Se digitar zero neste campo, o sistema assume a jornada padrão da tabela Cargos (Módulo Configuração Central).
  • Se o parâmetro ATRC_MEC / CD_LOTAC_APT estiver preenchido, então a lotação do funcionário deve estar compreendida no parâmetro, se o parâmetro estiver em branco, então não válida a lotação do funcionário.
  • Existem três formatos possíveis para apontamentos de HORAS das operações produtivas no sistema: Hora RelógioHorímetro com decimal ou Horímetro inteiro. O cliente deverá optar somente por um destes.

Exemplos de apontamento e digitação: ATRC_MEC, FG_APT_HPROD          

Formato

Formulário

Digitação Pims

Observação


Hora/Km Inicial

Hora/Km Final

Hora/Km Inicial

Hora/Km Final

 

Horímetro Decimal(D)

155,5

158,6

1555

1586

Não se digita o separador decimal. O sistema assume que o último dígito à direita do número é a casa decimal. Somente equiptos com horimetro (ex: trator, carreg.) devem apontar o decimal. Equiptos com odometro (ex: caminhão) não se digita a decimal mesmo parametrizado horimetro decimal.







Horímetro Inteiro(H)

155,5

158,6

155

158

Digitar no formato horas inteiras, sem decimal. Não se digita a casa decimal.

Hora Relógio(R)

10:15

07:00

11:35

08:00

1015

700

1135

800

Digite no formato HHMM, com 4 dígitos. Não digite os dois pontos (:) entre hora e minuto.

Apontamentos com operações improdutivas serão apontados no formato hora relógio.

Formato

Formulário

Digitação Pims

Observação


Hora/Km Inicial

Hora/Km Final

Hora/Km Inicial

Hora/Km Final

 

Hora Relógio

10:15

11:35

1015

1135

Digite no formato HHMM, com 4 dígitos. Não digite os dois pontos (:) entre hora e minuto.

  •  Para operações improdutivas não é necessário digitar o Centro de Custo, pois o sistema assume automaticamente o Centro de Custo Improdutivo que está parametrizado no aplicativo Par_Pims.exe->Parâmetros->Atividades Mecanizadas->Atividades Mecanizadas, opção: Código Centro de Custo Improdutivo.
  •  Os Centros de Custos e Operações apontados devem estar relacionados na tabela relacionamento Operações X Centros de Custos (botão Centro de Custo do cadastro de Operações no aplicativo Configuração Central).
  • A digitação dos atributos: Implementos e OS (Ordem de Serviço) é opcional.
  • Existe parametrização para relacionar o equipamento X operação.


Validação de Freqüência 

Esta validação consiste no intervalo de hora do operador (cabeçalho) com a hora do equipamento informada no detalhe do apontamento.

A consistência valida operações improdutivas cuja a forma de apontar operações improdutivas é horas e para operações produtivas onde o parâmetro ATRC_MEC/FG_APT_HPROD  = R;

ATRC_MEC / FG_CONS_FREQ ->Flag controle de severidade do Controle de Freqüência, ou seja, compara se o total de horas apontado no detalhe do boletim é igual ao do cabeçalho.

Valores Válidos: N = Não consiste, S = Consiste e não aceita, C = Consiste e pergunta se aceita;

Exemplo da validação realizada quando o valor do parâmetro = S

Conforme pode ser visto abaixo, a inconsistência ocorreu porque o total de Horas/ Km Total do boletim é menor (Diferente) da H Operador.

ATRC_MEC / FG_CONT_FREQ→ Controle de Freqüência p/ Apto de Atividades Mecanizadas (Integração com folha de pagamento)

ATRC_MEC / PE_CONT_FREQ-> Percentual de Acréscimo para Controle de Freqüencia, ou seja determina o percentual de diferença de horas que pode haver entre horas do detalhe comparada com horas do cabeçalho. Este parâmetro só é valido quando o FG_CONS_FREQ estiver ativo.

ATRC_MEC / FG_CONS_INTER ->  Flag controle de severidade do Controle de Intervalo de horário, ou seja, este parâmetro valida se a hora relógio apontada no detalhe do apontamento está dentro da jornada do funcionário informada no cabeçalho do apontamento.  Valida operações improdutivas cuja a forma de apontar operações improdutivas é horas, e operações produtivas quando o parâmetro ATRC_MEC/FG_APT_HPROD for R;

Valores Validos: N = Não consiste, S = Consiste e não aceita, C = Consiste e pergunta se aceita quando fora do intervalo;

Exemplo da validação realizada quando o valor do parâmetro = S


Validação de Jornada

Tanto equipamentos com unidade de medida em horas como em quilômetros possuem validação de quantidade máxima de hrs e km que podem executar diariamente. 

A validação é realizada no cadastro do equipamento e através de parametrização. 

  • Equipamentos unidade de medida KM

Para equipamentos em KM, a validação é realizada no cadastro de equipamento através do campo Quantidade Máxima km/h Dia o qual é informado a quantidade máxima limite km/h que o equipamento pode realizar no dia conforme demostra figura abaixo:

Abaixo segue a tela do apontamento de atividade mecanizadas demonstrando a validação quando o total de horas apontadas é maior que o permitido.


  • Equipamento unidade medida Horas

Para equipamentos cuja a unidade de medidas é  horas, o sistema possui 3 formas possíveis de validação, as quais são realizadas no cadastro do equipamento. O parâmetro que determina a forma de validação é o ATRC_MEC/ FG_JORN_EQUIPTO.

Validação de contrato

Ao apontar local de produção, será verificado se existe um contrato ativo, se sim, então será verificado se para o centro de custo e a operação existe algum período de beneficiamento da operação realizada. Se o contrato vencer antes deste período encontrado, o apontamento não pode ser realizado, porque será uma operação perdida já que o contrato do local irá vencer antes do tempo necessário para o total aproveitamento da operação realizada.

Validação de MEIOSI

Se o local digitado no apontamento tiver marcado como MEIOSI e no relacionamento Operação vs. Centro de Custo também for de MEIOSI, o local será válido no apontamento mesmo que o Estágio e/ou as Ocorrências definidas no no relacionamento Operação vs. Centro de Custo sejam diferentes destes atributos no local.

Quando o local for de MEIOSI, e no cadastro do talhão estiver marcado como MEIOSI, será permitido que seja realizado o plantio da linhas mães,  depois a inclusão do objetivo de corte de muda e posteriormente abertura de ordem de corte de muda cuja a ocorrência do local esteja com R (Reforma). Só depois do plantio ser realizado em área total que será realizado o tombo do talhão e atualização das ocorrências.

Validação Local de Produção x Centro de Custo x Operação

Será verificado se existe relacionamento entre o Centro de Custo e Operação, e de acordo com a severidade do parâmetro 'APT_ATRC / FG_SEV_CC_OP_LOCAL', se é permitido a execução da operação do apontamento para determinado local de produção, de acordo com seu Estágio, Tipo de Propriedade, Moagem / Muda, Sistema de Colheita, Tipo de Recurso, Ocorrência, Empresa do Local, Data Limite, Código ERP e Flag MEIOSI, dependendo da configuração central do sistema.

Exemplo de inconsistência, a operação só pode ser executada em um local de produção com ocorrência C (Corte), porém o local de produção do apontamento está com ocorrência R (Reforma).

Ao executar as validações será considerado se o histórico de manejo mecanizadas está em processamento durante a digitação do apontamento, e para isto será verificado o status do processamento de atividades mecanizadas ( seção: ATRC_MEC / entrada: FG_PROCESSO ) e a data do último processamento de atividades mecanizadas em andamento ( seção: ATRC_MEC / entrada: DT_PROCESSO_ANDAMENTO ).

1) Com o status do processamento de atividades mecanizadas em andamento e a data da operação for menor ou igual a data do último processamento de atividades mecanizadas em andamento não será permitido a digitação do apontamento.

2) Com o status do processamento de atividades mecanizadas em andamento e a data da operação for maior que a data do último processamento de atividades mecanizadas em andamento será permitido a digitação do apontamento.

3) Com o status do processamento de atividades mecanizadas fechado, a data do último processamento de atividades mecanizadas em andamento não será considerado visto que o processo está fechado.

3.1) Devemos somente ressaltar que a data do apontamento não pode ser menor que a data do último processamento de atividades mecanizadas ( seção: ATRC_MEC / entrada: DT_PROCESSO ).

Processos

Atualização de Apontamentos por OS

 Se o apontamento de atividades mecanizadas estiver parametrizado para digitar ordem de serviço (O.S), após realizar a digitação diária dos apontamentos, é necessário gerar o processamento Atualização de Apontamentos por OS->Geração de Apontamentos por OS (h/km) para o sistema gerar os dados da tabela APT_MEC_DE que é o detalhe do apto de atividades mecanizadas. 

Neste processo quando informado a OS no apontamento, o sistema rateia as horas produtivas informadas no apontamento conforme o valor do parâmetro de seção ATRC_OS e entrada  FG_H_PROD sendo ( 1=Rateio para todos os locais da OS ou  2=Acompanha 1º Local da O.S.)

As operações improdutivas também são controladas da mesma forma que as operações produtivas, porém são controladas através do parâmetro de seção ATRC_OS e FG_H_IMPROD (1=Local Genérico - 2=Acompanha Locais da O.S. - 3=Acompanha 1º Local da O.S.)

para todos os locais da ordem, levando em consideração a área do talhão.

Consistência do Movimento das Atividades Mecanizadas:

 A consistência do movimento das atividades mecanizadas deve ser executada diariamente após a digitação dos apontamentos. Esta rotina efetua a verificação dos apontamentos gerando um arquivo “log” com as principais inconsistências encontradas nos mesmos. Para executá-la, acessar a opção: Processamento->Consistência Movto de Atividades Mecanizadas.

 Geração do Histórico de Manejo:

Após a digitação dos apontamentos de um mesmo período (preferencialmente diariamente) deve-se processar a rotina para geração do histórico de manejo. Está localizada na opção: Processamento->Geração de Histórico->Atividades Mecanizadas.

 Reversão do Histórico de Manejo:

 Caso desejar reverter a geração do histórico, utilize a opção Processamento->Reversão de Situação.


Conteúdos Relacionados:


Links dos principais conceitos e processos.