As configurações do arquivo definem as propriedades específicas de cada arquivo que será gerado. Um Layout deve conter pelo menos um arquivo para ser gerado. Entre as suas configurações destaca-se o tipo de arquivo, tipo de codificação e outras propriedades.
1Nome
Informe o nome identificador do arquivo. O nome do arquivo deve ser único para o Layout e é utilizado para definição do nome do arquivo gerado, concatenando a ela a data e hora da geração mais a extensão do arquivo.
2Descrição
Informe um texto descritivo para o arquivo. Este texto será utilizado para geração do arquivo de documentação do Layout.
3Tipo do Arquivo

Selecione o tipo de arquivo que será gerado. Os tipos disponíveis são:

Arquivo Texto

Esta é a opção padrão do tipo de arquivo, será utilizado para a maioria dos arquivos gerados.

Arquivo Texto (TAF)

Esta opção está disponível somente para o RM e é utilizado internamente para gerar arquivos no padrão do TAF (TOTVS Apuração Fiscal).

4Codificação do Arquivo

Selecione o tipo de codificação de texto que será utilizada para geração do arquivo. Existem vários tipos de codificação disponíveis entre as mais utilizadas estão o padrão ASCII, UTF-8 e Windows-1252.

Para mais informações consulte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquivo_de_texto

5Propriedades

Informe aqui as propriedades específicas para geração do arquivo. As propriedades disponíveis estão detalhadas abaixo.


Extensão do arquivoInforma qual é a extensão padrão para o tipo de arquivo selecionado.
Gerar nome de arquivo dinâmicamenteIndica se o nome do arquivo gerado deve ser definido dinâmicamente, utilize esta opção para alterar o nome do arquivo a ser gerado de acordo com uma expressão do gerador. Ao alterar esta opção para True, uma aba nome do arquivo será exibida para que seja configurada a expressão do nome do arquivo. Para mais informações consulte Nome do Arquivo.
Incluir linha em branco no fim do arquivoIndica se o gerador deverá incluir automáticamente um linha em branco no final do arquivo. Alguns arquivos de intercambio precisam dessa linha em branco para que o arquivo seja considerado válido.
NomeInforma o nome do tipo de arquivo somente para informação.
Separador de camposInforme qual caractere deverá ser utilizado como separador de campos do arquivo, ao informar este caractere, o gerador irá inclui-lo automáticamente para separar os valores de cada campo do registro.
Separador final de linhaInforme qual caractere deverá ser utilizado como separador de final de linha do arquivo. Alguns arquivos de intercambio necessitam deste caractere no final da linha para que o registro seja válido.
Separador inicial de linhaInforme qual caractere deverá ser utilizado como separador de inicial de linha do arquivo. Alguns arquivos de intercambio necessitam deste caractere no início da linha para que o registro seja válido. Geralmente os arquivos que tem um separador inicial tem também um separador final de linha igual.
Sobrescrever o arquivo no diretório padrãoIndica se o gerador deve sobrescrever o arquivo de de mesmo nome gerado no diretório padrão.
Suprimir linhas em brancoIndica se o gerador deve incluir no arquivo gerado as linhas cujos campos não contenham nenhuma informação válida.
Utilizar a data atual para compor o nome do arquivoIndica se o gerador deverá concatenar a data e hora atual no nome do arquivo gerado. Esta opção é ignorada quando o nome do arquivo é gerado dinâmicamente por uma expressão.
  • Sem rótulos